Geometria Elementar
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Formação básica de matemática para professores do ensino básico na área da geometria, tanto ao nível dos conceitos como das aplicações. Utilização de materiais estruturados e capacidade de resolução de problemas. Aquisição e consolidação do gosto pela descoberta, pela inovação matemática e pelo ensino da matemática.
Conteúdos Programáticos
1. Geometria no Plano
Elementos geométricos. Polígonos. Circunferência e círculo. Relação entre polígonos e circunferência. Composições de polígonos.
2. Geometria no Espaço
A importância da geometria em três dimensões. As várias representações tridimensionais. Poliedros. Formas tridimensionais curvas.
3. Medidas. Áreas e Volumes
Sistema de unidades. Medição de grandezas: comprimentos, áreas e volumes.
4. Grafos
Aplicações à geometria. Característica de Euler. Geometrias finitas.
Métodos de Ensino
Cada aula é composta por 2 momentos: um primeiro momento onde a docente apresenta os conceitos teóricos e alguns exemplos de aplicação, e um segundo momento onde os alunos realizam tarefas específicas sobre os conceitos apresentados. Estas tarefas serão acompanhadas e orientadas pela docente.
As tarefas propostas serão colocadas na plataforma moodle assim como algum material de apoio que se considere necessário.
Avaliação
Os alunos podem optar por uma avaliação contínua ou por uma avaliação não contínua.
Para poder realizar a avaliação contínua o aluno terá que assistir no mínimo a 70% das aulas. Esta avaliação será composta por 5 testes que serão realizados em contexto de aula (cada teste será realizado nos últimos 30 minutos de uma aula – ver datas de avaliação), e cada um deles valerá 20% da nota final. Ou seja, a média dos 5 testes será a nota final da disciplina. A nota mínima em cada um dos testes é 6 valores, e para obter aprovação à disciplina a média dos 5 testes terá que ser superior ou igual a 9,5 valores. Caso tenha média inferior a 9,5 valores ou nota inferior a 6 valores em algum dos testes poderá ainda optar pela avaliação não contínua.
A avaliação não contínua será composta por um exame de época normal, bem como ainda um exame de recurso.
Nota: os alunos que sejam aprovados em avaliação continua e queiram melhorar a sua nota, apenas poderão fazer o exame de recurso.
Datas de Avaliação
1º Teste: 2 de Março de 2015
2º Teste: 18 de Março de 2015
3º Teste: 13 de Abril de 2015
4º Teste: 29 de Abril de 2015
5º Teste: 18 de Maio de 2015
Exame de Época Normal: 11 de Junho de 2015 das 10h às 12h30
Exame de Recurso: 24 de Junho de 2015 das 10h às 12h30
Bibliografia
P. Palhares: Elementos de Matemática para Professores do Ensino Básico, Lidel, 2004.
G. L. Mussen, W.F. Burger, B.E. Peterson: Mathematics for elementary teachers: a contemporary approach, 7th edition, Wiley, 2005 ¾ Hints and Solutions Manual for Part A Problems, 7th edition, Wiley, 2005 ¾ Student activities Manual, 7th edition, Wiley, 2005.
Equipa Docente
- Fátima Maria Filipe Pereira [responsável]