2023

Números e Operações

Nome: Números e Operações
Cód.: MAT01645L
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica: Matemática

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Adquisição e consolidação do gosto pela descoberta, pela inovação matemática e pelo ensino da matemática. Adquisição de competências culturais básicas para ensino em domínios matemáticos elementares diversificados (conceitos e operações aritméticos básicos, lógica e álgebra de conjuntos) e seu relacionamento.

Conteúdos Programáticos

Resolução de problemas: procedimentos e estratégias.


Sistemas de numeração ao longo da história. Aritmética dos pitagóricos. Números figurativos. O sistema hindu-árabe.


Os números naturais, como cardinais de colecções finitas. Operações com conjuntos. Operações cardinais nos números naturais e suas propriedades. Ordem.


Números inteiros. Cálculo mental. Algoritmos operatórios. Princípios de contagem, enumeração e combinatória.


A linguagem matemática. Designações, condições e proposições. Operações lógicas e sua interpretação. Validade e consequência. Princípios e regras lógicas notáveis.

Métodos de Ensino

Exposição com exemplificação de actividades de interacção teórico-prática, acompanhamento de trabalhos individuais e em grupo realizados pelos alunos.

Avaliação

A avaliação poderá ser contínua ou por exame final. A avaliação contínua consiste de seis testes e pressupõe a participação em 70% das aulas e a entrega de todos os testes. Haverá seis testes de 15 minutos, a realizar no final da aula, e um teste final de hora e meia. Nos testes de 15 minutos não haverá nota mínima para prosseguir. No teste final, a nota mínima será de 10 valores.

Os cinco testes de 15 minutos terão peso de 10% cada na nota final. O último teste terá peso de 50%. No caso de a nota do teste final ser melhor que a média ponderada de todos os testes, prevalece esta.

Os alunos que se apresentarem a avaliação contínua e não aprovarem poderão apenas apresentar-se a exame de recurso.

Os testes realizar-se-ão nas seguintes datas:

1º teste: 7 de Outubro;
2º teste: 21 de Outubro;
3º teste: 4 de Novembro;
4º teste: 18 de Novembro;
5º teste: 25 de Novembro;
6º teste: 16 de Dezembro.

Os exames realizar-se-ão a 5 de Janeiro (sala CLV 131), 10h (época normal) e 19 de Janeiro (sala CLV 126), 10h (época de recurso).

Bibliografia

L. Bunt, P. Jones, J. Bedient. The Historical Roots of Elementary Mathematics, Dover, 1988.

Caraça, Bento de Jesus, Conceitos Fundamentais da Matemática, Lisboa 1975.

M. T. Castallana. Iniciacion a la matemática, Santillana 1998.

J. Conway, R. Guy, O livro dos números. Gradiva-Universidade de Aveiro.

Ifrah, Georges, História Universal dos Algarismos, vol. I, Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1997.

M. Kline. Mathematics for the Nonmathematician, Dover, 1967.

A. A. Monteiro, J. Silva Paulo. Aritmética Racional, Liv. Avelar Machado, 1945.

A. Morales. Mathematics for elementary teachers: problem solving study guide, 4th edition, Wiley, 1997.

G. L. Mussen, W.F. Burger, B.E. Peterson. Mathematics for elementary teachers: a contemporary approach, 7th edition, Wiley, 2005 ¾ Hints and Solutions Manual for Part A Problems, 7th edition, Wiley, 2005 ¾ Student activities Manual, 7th edition, Wiley, 2005.

O. Ore. Number Theory and its History, MacGraw-Hill, 1948.

G. Polya. Como resolver problemas, Gradiva, 2000.

Equipa Docente