2023

Literatura e Cultura

Nome: Literatura e Cultura
Cód.: LLT11419L
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica: Literatura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

No final da u.c., pretende-se que o aluno seja capaz de:


- Compreender a especificidade das abordagens teóricas nas áreas da Literatura e da


Cultura


- Relacionar a Literatura com outras expressões artísticas, enquadrando-as nas grandes


correntes culturais e na sua época


- Relacionar as diferenças e semelhanças entre as culturas portuguesa, lusófona e europeia


- Compreender o papel e a relação da Literatura e da Cultura perante os desafios da


sociedade contemporânea


- Refletir criticamente sobre a importância da Literatura e da Cultura no seu desenvolvimento


pessoal, social, moral e profissional


- Refletir criticamente sobre a importância da Literatura e da Cultura no desenvolvimento das


crianças

Conteúdos Programáticos

1. Panorâmica da história da literatura portuguesa. Os binómios estético-culturais:


tradição/rutura, contenção/efusão, e seus derivados. Tradição, modernidade e identidade.


1.1 Identidade e busca de identidade: temas literários e clichés culturais.


2. Os mitos fundadores. Trauma edipiano e legitimação. Conflito e predestinação. Do mito da


decadência à cronicidade da “crise”.


3. Os problemas do espaço. O mar e a terra. A cidade e o campo. Os domínios arcaizantes. A


montanha e a planície.


3.1 Espaços culturais e representações literárias do espaço. Do local ao universal. A


novíssima narrativa portuguesa.


4. Um “problema de expressão”: as heranças formais, temáticas, ideológicas e emocionais do


medievalismo romântico. As mitografias literárias camoniana e inesina.


4.1 “Um adeus português”: o lirismo amoroso contemporâneo.


5. A representação literária do social: denúncia política, ironia e sátira.


6. Cultura portuguesa, cultura europeia. O mercado e as indústrias culturais: modo de usar.


7. Cultura portuguesa, cultura lusófona: conceitos, polémicas, desafios.

Métodos de Ensino

Exposições teóricas. Leitura de documentos e de textos, seguida de debate, orientado por


linhas de leitura. Trabalhos de grupo (elaborados a partir da reação às leituras e debates).


Mobilização das TIC, nomeadamente da plataforma Moodle.

Avaliação

Avaliação: assiduidade e


participação (10%); discussão dos trabalhos de grupo (25%); elaboração de um portefólio de


textos (65%).

Bibliografia

COELHO, Eduardo Prado, O Cálculo das Sombras. Porto: Asa, 1997.


COELHO, Eduardo Prado, ”As lógicas da cultura” in Situações de Infinito. Porto: Campo das


Letras, 2004 (117-121).


COELHO, Eduardo Prado, Nacional e Transmissível. Lisboa: Guerra & Paz, 2006.


GIL, José, Portugal, Hoje. O Medo de Existir. Lisboa. Relógio de Água, 2004.


LOURENÇO, Eduardo, Nós e a Europa ou as Duas Razões. Lisboa: INCM, 1994.


LOURENÇO, Eduardo, O Labirinto da Saudade. Lisboa: Gradiva, 2000.


LOURENÇO, Eduardo, A Nau de Ícaro / seguido de Imagem e Miragem da Lusofonia. Lisboa:


Gradiva, 1999.


MARTINS, Oliveira, História de Portugal, Lisboa: Guimarães, 1986.


QUADROS, António, Portugal - razão e mistério, Lisboa: Guimarães, 1998.


SARAIVA, António José, Para a História da Cultura Portuguesa, Lisboa: Bertrand, 1978/79.


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PIETERSE, Jan Nederveen, «Fictions of Europe», in GRAY, Ann & MCGUIGAN, Jim, eds. Studying


Culture / An introductory reader. London: Arnold, 1993 (225-231).


ŽIŽEK, Slavoj, Bem-Vindo ao Deserto do Real, Lisboa: Relógio d’Água, 2006.

Equipa Docente