2023

Introdução à Física

Nome: Introdução à Física
Cód.: FIS01635L
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica: Física

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Desenvolver o gosto pela Física; Desenvolver competências de observação; Aprender a pensar cientificamente; Compreender a explicação física de alguns fenómenos naturais; Compreender o contributo das Ciências para o desenvolvimento tecnológico; Contactar com a história de alguns conceitos de forma a valorizar os processos de construção do conhecimento científico; Aquisição de conceitos e princípios que permitam desenvolver o pensamento na perspectiva da Física; Aquisição de capacidades de trabalho colaborativo e desenvolvimento da curiosidade.

Conteúdos Programáticos

1. Do arco-íris à composição das estrelas:


O que é a luz? Explorando espelhos, lentes e prismas. Reflexão, refracção e dispersão da luz.


O espectro electromagnético (breve introdução aos fenómenos ondulatórios).


Os espectros de absorção – assinaturas das substâncias – e o conhecimento da composição química das estrelas.


Fenómenos ópticos na natureza e na técnica


2. Do motor eléctrico à energia solar:


Electricidade e Magnetismo.


A descoberta da indução electromagnética.


O motor eléctrico.


O nascimento da lâmpada de tungsténio.


Os painéis fotovoltaicos


3. Do movimento na Terra ao movimento dos astros:


A universalidade das leis do Movimento: da queda dos corpos ao movimento da Lua. Fenómenos associados à dinâmica da rotação.Forças e momentos de Força e seus efeitos.


4. Energia e mundo contemporâneo:


O que é a energia? Conservação da energia e crise energética: dois contextos, duas linguagens. Transferências e conversões de energia.


 6. Do átomo ao electrão (optativo)


Histórias do átomo. Os raios X; a radioactividade; as descargas eléctricas nos tubos de raios catódicos. O átomo não é indivisível – núcleo e electrões.


Das descargas eléctricas às trovoadas.

Métodos de Ensino


As temáticas são desenvolvidas recorrendo a uma física, essencialmente, fenomenológica que é o centro de tudo o que se passa na aula. Os momentos expositivos são poucos e decorrrem das questões que não se conseguem resolver através de perguntas colocadas aos dispositivos experimentais  e através da interacção entre todos. 


Toda a unidade curricular está organizada de forma a desenvolver a capacidade de observação. O recurso à máquina fotográfica é obrigatório para reforçar o exercício do olhar. Os brinquedos, a natureza e os jardins são campos de exercício da observação. Histórias,  simulações e vídeos, “mãos na massa” ajudarão a desenvolver e a apreciar o pensamento científico.

Avaliação

A avaliação nesta uc tem 4 componentes:


- participação nas aulas - 10% 


- elaboração de um portefólio digital abrangendo uma das temáticas propostas para o semestre (ver conteúdos programáticos). O portefólio deve traduzir o que foi realizado nas aulas, descrevendo e interpretando experiências. Produto individual. 30%


- desenvolvimento de trabalho colaborativo - 30%. Os temas do trabalho de grupo serão discutidos nas aulas. O trabalho será apresentado à turma na última aula do semestre e será apresentado ao professor, por escrito, em meados de Janeiro.


- teste (princípios de Dezembro) - 30%

Bibliografia

 


Bloomfield, L. A. (2001). How things work – the physics of everyday life. New York: Wiley.


 


Carvalho, R. (1995). Física no dia-a-dia. Relógio d’Água.


 


Lynch, D. K. e Livingston (1995). Color and Light in Nature.  Cambridge University Press.


 


Mackintosh, R., et outros (2003). Núcleo – uma viagem ao coração da matéria. Porto Editora.


 


Recursos Educacionais Abertos (web) com interesse para os conteúdos e actividades propostas.


 

Equipa Docente