2023

Introdução à Ética e Deontologia dos Educadores

Nome: Introdução à Ética e Deontologia dos Educadores
Cód.: FIL01633L
2.5 ECTS
Duração: 8 semanas/65 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A UC visa abordar alguns temas e problemas, que distinguem a Ética como uma disciplina fundamental, e capacitar os/as Estudantes para uma compreensão adequada dos deveres dos Educadores profissionais.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Na unidade curricular Introdução à Ética e Deontologia dos Educadores, visa-se primordialmente aprofundar temas e problemas da área da Ética, em estreita articulação com a especificidade definidora da educador profissional. Assim, após uma introdução genérica e uma elucidação dos conceitos de liberdade, moral, ética, lei, dever, o foco da unidade curricular incidirá sobre a reflexão acerca de aspectos práticos do trabalho desenvolvido pelo futuro professor no seu contexto laboral. Ao longo do semestre, o estudante deverá efectuar a leitura do livro de Fernando Savater, O Valor de Educar.

Conteúdos Programáticos

I. A ÉTICA COMO DISCIPLINA FILOSÓFICA
- O objecto e a metodologia do trabalho em Ética
II. VALORES ÉTICOS E PRINCÍPIOS DO AGIR
- Da relevância do reconhecimento de valores éticos fundamentais à experiência do agir por dever
III. A DEONTOLOGIA COMO ÂMBITO DA ÉTICA
- Questionamento da importância de uma teoria dos deveres, em geral, e dos deveres dos educadores, em particular
IV. OS PROBLEMAS DA LIBERDADE E DA RESPONSABILIDADE
- A sua formulação e sua presença nos processos de formação da pessoa humana

Métodos de Ensino

a) Exposição (na introdução dos temas e problemas);
b) Hermenêutica de textos;
c) Discussão e argumentação;
d) Provas escritas e orais

Avaliação

A avaliação resultará da classificação obtida na nota final do regime de avaliação contínua ou na nota final do regime de exame, do seguinte modo:



  1. 1.       Para os estudantes que optarem pelo regime de avaliação contínua a nota final será obtida a partir dos seguintes elementos de avaliação:


a)       1ª Prova de Frequência (50%) dia 13/XI/2015 11h30m  Sala CPF A.1.03


b)      2ª Prova de Frequência (50%) dia 18/XII/2015 11h30m  Sala CPF A.1.03.


Ficam excluídos da 2ª Prova de Frequência, os estudantes que faltarem, desistirem ou obtiverem classificação inferior a 7,5 valores na 1ª Prova de Frequência.


 



  1. 2.       Para os estudantes que optarem pelo regime de exame a nota final será o resultado da classificação obtida na prova de exame, que incidirá sobre toda a matéria leccionada durante o semestre lectivo. Prova de Exame: dia 11 de Janeiro de 2016, 10h, Sala CES 206. Prova de Exame de Recurso: dia 21 de Janeiro de 2016, 10h, Sala CES 206.

Bibliografia

ARAÚJO, Luís de - A Ética como Pensar Fundamental. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1992.
- «Pós-modernidade. Um desafio para a Ética?», in Sentido Existencial da Filosofia. Porto: Rés, [1992?], pp. 95-102.
- Ética - Uma Introdução. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2005.
BAPTISTA, Isabel – Ética, Deontologia e Avaliação do Desempenho Docente. Lisboa: ME-CCAP, 2011.
CABRAL, Roque - Temas de Ética. Braga: Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, 2003.
LIPOVETSKY, Gilles - O Crepúsculo do Dever. A Ética Indolor dos Novos Tempos Democráticos. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1994.
MARQUES, Ramiro - Breve História da Ética Ocidental, Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2000.
MONTEIRO, Agostinho dos Reis Monteiro - Educação e Deontologia. Lisboa: Escolar Editora, 2004.
PATRÍCIO, Manuel - «Deontologia Educacional», in Lições de Axiologia Educacional. Lisboa: Univ. Aberta, 1993, pp. 181-216
SAVATER, Fernando - O Valor de Educar. Lisboa: Presença, 1997.