2023

Ecologia

Nome: Ecologia
Cód.: PAO02390L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências do Ambiente e Ecologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Dotar o aluno de conhecimentos gerais de ecologia no sentido de interpretar a organização da Ecosfera


nos processos evolutivos.


Fornecer conhecimentos técnicos de base tendo em vista uma intervenção profissional na área do


ambiente.

Conteúdos Programáticos

Ecologia: Definições e conceitos; relações com as ciências da Natureza e do Homem; relevância para a


intervenção profissional na área do Ambiente.


- Estrutura e funcionamento dos ecossistemas. Circulação de matéria e fluxo de energia – modelo de


Kormondy. - Ciclos biogeoquímicos: Ciclos globais e ciclos locais; problemas da intervenção humana.


- Princípios relativos aos factores limitantes. Aplicação aos produtores e aos decompositores -


implicações no processamento da matéria detrítica. Implicações na distribuição dos organismos e no


sucesso das introduções de espécies. Os factores limitantes na interpretação do mosaico paisagístico


- Produção e estrutura trófica: factores da produção e distribuição mundial. Produção secundária.


Cadeias tróficas. Eficiências ecológicas. Relação dimensão dos organismos - metabolismo e implicações


nas taxas de consumo e no funcionamento geral do sistema.


- Populações: Características: Densidade, Natalidade, Mortalidade, Emigração e Imigração, Razão de


sexos, Curvas de sobrevivência, Taxa de incremento populacional. Crescimento exponencial e logístico.


Estratégia de selecção r e K. Análise da estrutura de pirâmides etárias. Breves elementos de demografia


e ecologia humana. Interacção predador - presa: modelos. Interacção competitiva, nicho ecológico e


competição, Princípio da exclusão competitiva e implicações na organização das comunidades. Factores


e Modelos de regulação populacional.


- Comunidade: Estrutura da comunidade. Factores de diversidade específica.


Diversidade específica na avaliação das pressões antropogénicas e da qualidade ambiental. Teoria


Biogeográfica das Ilhas – implicações nas redes de espaços verdes, e áreas classificadas. Estrutura da


comunidade e estabilidade. Homeostasia e resiliência.


- Sucessão. Evolução dos ecossistemas. Fases pioneiras, estados serais e climax. Teorias do climax. A


evolução dos ecossistemas e a estrutura da paisagem. Sucessão terrestre – sucessão primária e


secundária. Sucessão aquática e eutrofização (natural e cultural). Intervenção humana para contrariar o


envelhecimento de alguns ecossistemas.


- O homem e a natureza. Aspectos tangíveis e intangíveis da relação do homem com a natureza.


Paisagem, mitos, imaginário, a experiência da paisagem.

Métodos de Ensino

Apresentação dos conteúdos programáticos em sessões teóricas.


Discussão dos conteúdos programáticos através da análise de artigos científicos, da visualização e


discussão de filmes e da realização de exercícios práticos em sessões práticas.


Visita de estudo e/ou trabalho de campo quando possível face a disponibildades financeiras e compatibilidade de hórário.

Avaliação

 Na avaliação são contabilizadas as seguintes 3 componentes com os pesos


indicados (em percentagem):


- Componente teórica – Prova escrita 70%


- Componente prática – Relatórios de trabalhos realizados nas aulas 25% (caso


não se realizem a percentagem migrará para a componente teórica)


- Participação e assiduidade 5%


O aluno é aprovado se obtiver a classificação global mínima de 9,5 valores


(47,5%) com classificação mínima de 47,5% tanto na (s) prova (s) escrita (s)


como no conjunto dos relatórios (nº mínimo de relatórios entregues 75% do


total), ou seja, têm que obter aprovação nas duas componentes.


Há 3 tipos de provas escritas:


2 Frequências ou 1 Exame, e 1 Recurso.


Os alunos que se submetam às frequências e reprovem deverão submeter-se a


exame de recurso (não poderão ir ao exame normal)


Os alunos que na 1ª frequência obtiverem classificação inferior a 8,5 valores


não podem realizar a 2ª frequência


Os alunos que não se submetam às frequências (ou só à 1ª) poderão ir a


exame e se reprovarem neste, deverão submeter-se ao exame de recurso.


Os alunos que não se submetam a frequências nem a exame deverão efectuar


o exame de recurso.

Bibliografia

Bernardo, J.M. 1995. Ecologia das Populações e das Comunidades. Universidade Aberta, Lisboa;


Krebs, C.J. 2009. Ecology: the Experimental Analysis of Distribution and Abundance. 2ªed., Harper & Row, N.Y.;


Margalef, R. 1974. Ecologia. Ediciones Ómega, Barcelona;


Odum, E.P. 1983. Basic Ecology. Holt-Saunders International Editions;


Ricklefs R.E. & G.L.Miller 1999. Ecology. W.H.Freeman, N.Y.