Didática de Atividades Desportivas e Expressivas I
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
De uma forma geral pretende-se dotar os alunos da Licenciatura em Ciências do Desporto, dos conhecimentos básicos necessários para uma intervenção adequada no processo de ensino e aprendizagem no âmbito das atividades desportivas, quer nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) quer nos níveis de ensino mais avançados.
OBJECTIVOS GERAIS
1. Abordar didática e metodologicamente o ensino dos conteúdos previstos nos programas das Atividades de Enriquecimento Curricular, nomeadamente no âmbito das Atividades Físicas e Desportivas.
2. Abordar didática e metodologicamente o ensino dos Desportos Coletivos (DC), colaborando ativamente na formação de competências pedagógicas dos alunos, habilitando-os, como futuros docentes/técnicos, a reger com qualidade a sua intervenção científico-pedagógica;
3. Visar o processo de ensino-aprendizagem nas condições escolares e afins, ou seja, na perspectiva de resposta didático-metodológica aos objectivos e problemas de formação desportiva das diversas modalidade que compõem os DC.
4. Fornecer um conjunto de propostas, procurando enriquecer as formas de prática desportiva, tornando-as educativamente significativas e formativas.
No final da Unidade Curricular os alunos devem:
- Dominar as vertentes pedagógicas do ensino e aprendizagem dos desportos individuais quer nas AEC quer no ensino avançado.
- Perceber a evolução metodológica do ensino dos diversos DC.
- Identificar as semelhanças estruturais dos distintos conteúdos das AEC e diversas modalidades que compõem os DC;
- Identificar as diferenças essenciais dos distintos conteúdos das AEC e das diversas modalidades que compõem os DC;
- Reconhecer as regras primárias ou princípios de cada modalidade abordada.
Conteúdos Programáticos
- Enquadramento conceptual aos Jogos Desportivos Coletivos
- Conceitos e definições
- Características fundamentais dos JDC
- Os Problemas Fundamentais dos JDC
- A abordagem dos JDC – o passado e o presente
- Modelos Conceptuais de Abordagem ao Jogo
- Caracterização Estrutural e Funcional dos Jogos Desportivos
- Análise da estrutura formal
- Análise da estrutura funcional
- Evolução Metodológica do Processo Ensino dos Jogos Desportivos Coletivos
- A emergência do Modelo Técnico ou Tradicional
- Os Modelos de Ensino do Jogo pela Compreensão – TGfU
- O Modelo Tático de Bunker & Thorpe (1982)
- Os JDC nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)
- Orientações Programáticas das AEC
- Objetivos dos JDC como atividades desportivas nas AEC
- Estratégias de intervenção
- A Abordagem Baseada nos Constrangimentos
- O Modelo de Interação dos Constrangimentos de Newell (1986)
- As Formas Modificadas de Jogo
- Como Construir Formas Modificadas de Jogo – Exemplos Práticos
- Um Modelo Sistémico para o Ensino do Jogo
- A Dinâmica Ecológica do Jogo
- As Formas Modificadas de Jogo como Estratégia Central do Modelo
- Os Indicadores de Avaliação do Nível de Jogo
- Os Níveis de Jogo de Complexidade Crescente
- Os Problemas Táticos como Conteúdos do Ensino/Treino
- A Alternância Lógica Todo-Partes-Todo
- A Estrutura das Sessões
- Aspetos Práticos da Preparação do Plano de Aula/Treino
- A Liderança, Organização e Controlo da Atividade
- A Instrução e a Comunicação
- A Mobilização dos Praticantes para a Atividade
- A Conceção da Tarefa
- A Gestão e Regulação durante a Tarefa
- A Capacidade de Auto-Observação
Métodos de Ensino
As aulas decorrerão ao longo do ano lectivo. Cada sessão terá a duração de duas horas (cento e vinte minutos), em regime de avaliação contínua, com carácter teórico-prático, sendo utilizada uma sala, piscina ou o pavilhão gimnodesportivo como locais privilegiados.
Serão privilegiadas sessões de micro-ensino, em que os alunos, após terem conhecimento dos conteúdos s abordar, farão um plano de aula o qual implementarão com todos os colegas.
Avaliação
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
Para que o aluno obtenha aprovação no processo de avaliação contínua deverá cumprir os seguintes requisitos:
• Obter classificação final igual ou superior a 9,5 valores nas tarefas de avaliação propostas;
• Realizar todas as tarefas de avaliação propostas;
• Obter uma classificação parcial igual ou superior a 8 valores em todas as tarefas de avaliação propostas;
• Cumprir com 75% de presenças às aulas previstas (normas adoptadas pelo Departamento).
Tarefas de avaliação
1. Frequência (25%)
Avaliação através de um teste escrito sobre os fundamentos teóricos adquiridos.
2. Trabalho Prático - Jogo Pré-Desportivo Coletivo (15%)
Em grupos de 4 elementos, os alunos deverão criar um jogo pré-desportivo, apresentando quais os objetivos técnicos, táticos, cognitivos e sociais que o mesmo pretende promover. Este trabalho deverá apresentar ainda um conjunto de progressões para a forma final do jogo. As normas/guião do trabalho serão apresentadas na plataforma moodle e deverão ser respeitadas na elaboração do mesmo. O não cumprimento das normas levará a uma penalização na cotação do trabalho.
3. Sessões de Micro-Ensino (40%)
Cada aluno planeará e operacionalizará duas sessões de micro-ensino, avaliada in loco por um dos docentes, tendo por base as orientações metodológicas abordadas nas aulas e a ficha de observação técnico-pedagógica fornecida aos alunos. O plano da sessão deve ser entregue ao docente em papel no dia da sua intervenção pedagógica.
4. Relatório Final da Sessão (20%)
Cada sessão de micro-ensino deverá ser gravada em filme para possibilitar a elaboração de um relatório crítico sobre a intervenção pedagógica. A responsabilidade pela gravação da sessão é do aluno que a irá operacionalizar. Sugere-se que cada aluno disponha de um cartão SD para a gravação. O relatório, o plano de aula e o filme da aula devem ser entregues ao docente em suporte informático (DVD). O relatório deve ser também entregue em papel. As normas/guião do relatório serão apresentadas na plataforma moodle e deverão ser respeitadas na elaboração do mesmo. O não cumprimento das normas levará a uma penalização na cotação do relatório.
Bibliografia
Araújo, D. (2005). O contexto da decisão - A acção táctica no desporto. Visão e Contextos das Ciências do Desporto.
Davids, K., Button, C., & Bennett, S. (2008). Dynamics of Skill Acquisition: a constraints-led approach. Human Kinetics Publishers.
Griffin, L., & Butler, J. (2005). Teaching Games for Understanding. Human Kinetics Publishers.
Maria, A., & Nunes, M. (2007). Actividade Física e Desportiva: 1º ciclo do ensino básico - orientações programáticas. Lisboa: Ministério da Educação
Teodorescu, L (2003). Problemas de teoria e metodologia nos jogos desportivos. 2ª edição. Lisboa: Livros Horizonte.