2023

Didática de Atividades Desportivas e Expressivas I

Nome: Didática de Atividades Desportivas e Expressivas I
Cód.: PED10662L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

De uma forma geral pretende-se dotar os alunos da Licenciatura em Ciências do Desporto, dos conhecimentos básicos necessários para uma intervenção adequada no processo de ensino e aprendizagem no âmbito das atividades desportivas, quer nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) quer nos níveis de ensino mais avançados.


OBJECTIVOS GERAIS 


1. Abordar didática e metodologicamente o ensino dos conteúdos previstos nos programas das Atividades de Enriquecimento Curricular, nomeadamente no âmbito das Atividades Físicas e Desportivas.


2. Abordar didática e metodologicamente o ensino dos Desportos Coletivos (DC), colaborando ativamente na formação de competências pedagógicas dos alunos, habilitando-os, como futuros docentes/técnicos, a reger com qualidade a sua intervenção científico-pedagógica;


3. Visar o processo de ensino-aprendizagem nas condições escolares e afins, ou seja, na perspectiva de resposta didático-metodológica aos objectivos e problemas de formação desportiva das diversas modalidade que compõem os DC.


4. Fornecer um conjunto de propostas, procurando enriquecer as formas de prática desportiva, tornando-as educativamente significativas e formativas.


No final da Unidade Curricular os alunos devem:


- Dominar as vertentes pedagógicas do ensino e aprendizagem dos desportos individuais quer nas AEC quer no ensino avançado.


- Perceber a evolução metodológica do ensino dos diversos DC.


- Identificar as semelhanças estruturais dos distintos conteúdos das AEC e diversas modalidades que compõem os DC;


- Identificar as diferenças essenciais dos distintos conteúdos das AEC e das diversas modalidades que compõem os DC;


- Reconhecer as regras primárias ou princípios de cada modalidade abordada.

Conteúdos Programáticos


  1. Enquadramento conceptual aos Jogos Desportivos Coletivos


    1. Conceitos e definições

    2. Características fundamentais dos JDC

    3. Os Problemas Fundamentais dos JDC

    4. A abordagem dos JDC – o passado e o presente

    5. Modelos Conceptuais de Abordagem ao Jogo


  2.  Caracterização Estrutural e Funcional dos Jogos Desportivos


    1. Análise da estrutura formal

    2. Análise da estrutura funcional


  3.  Evolução Metodológica do Processo Ensino dos Jogos Desportivos Coletivos


    1. A emergência do Modelo Técnico ou Tradicional

    2. Os Modelos de Ensino do Jogo pela Compreensão – TGfU

    3. O Modelo Tático de Bunker & Thorpe (1982)


  4.  Os JDC nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)


    1. Orientações Programáticas das AEC

    2. Objetivos dos JDC como atividades desportivas nas AEC

    3. Estratégias de intervenção


  5.  A Abordagem Baseada nos Constrangimentos


    1. O Modelo de Interação dos Constrangimentos de Newell (1986)

    2. As Formas Modificadas de Jogo

    3. Como Construir Formas Modificadas de Jogo – Exemplos Práticos


  6.  Um Modelo Sistémico para o Ensino do Jogo


    1.  A Dinâmica Ecológica do Jogo

    2.  As Formas Modificadas de Jogo como Estratégia Central do Modelo

    3.  Os Indicadores de Avaliação do Nível de Jogo

    4.  Os Níveis de Jogo de Complexidade Crescente

    5.  Os Problemas Táticos como Conteúdos do Ensino/Treino

    6.  A Alternância Lógica Todo-Partes-Todo

    7.  A Estrutura das Sessões

    8.  Aspetos Práticos da Preparação do Plano de Aula/Treino

    9.  A Liderança, Organização e Controlo da Atividade

    10.  A Instrução e a Comunicação

    11.  A Mobilização dos Praticantes para a Atividade

    12.  A Conceção da Tarefa

    13.  A Gestão e Regulação durante a Tarefa

    14.  A Capacidade de Auto-Observação    


Métodos de Ensino

As aulas decorrerão ao longo do ano lectivo. Cada sessão terá a duração de duas horas (cento e vinte minutos), em regime de avaliação contínua, com carácter teórico-prático, sendo utilizada uma sala, piscina ou o pavilhão gimnodesportivo como locais privilegiados.


Serão privilegiadas sessões de micro-ensino, em que os alunos, após terem conhecimento dos conteúdos s abordar, farão um plano de aula o qual implementarão com todos os colegas.


 

Avaliação

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA


Para que o aluno obtenha aprovação no processo de avaliação contínua deverá cumprir os seguintes requisitos:


• Obter classificação final igual ou superior a 9,5 valores nas tarefas de avaliação propostas;


• Realizar todas as tarefas de avaliação propostas;


• Obter uma classificação parcial igual ou superior a 8 valores em todas as tarefas de avaliação propostas;


• Cumprir com 75% de presenças às aulas previstas (normas adoptadas pelo Departamento).


Tarefas de avaliação


1. Frequência (25%)


Avaliação através de um teste escrito sobre os fundamentos teóricos adquiridos.


2. Trabalho Prático - Jogo Pré-Desportivo Coletivo (15%)


Em grupos de 4 elementos, os alunos deverão criar um jogo pré-desportivo, apresentando quais os objetivos técnicos, táticos, cognitivos e sociais que o mesmo pretende promover. Este trabalho deverá apresentar ainda um conjunto de progressões para a forma final do jogo. As normas/guião do trabalho serão apresentadas na plataforma moodle e deverão ser respeitadas na elaboração do mesmo. O não cumprimento das normas levará a uma penalização na cotação do trabalho.


3. Sessões de Micro-Ensino (40%)


Cada aluno planeará e operacionalizará duas sessões de micro-ensino, avaliada in loco por um dos docentes, tendo por base as orientações metodológicas abordadas nas aulas e a ficha de observação técnico-pedagógica fornecida aos alunos. O plano da sessão deve ser entregue ao docente em papel no dia da sua intervenção pedagógica.


4. Relatório Final da Sessão (20%)


Cada sessão de micro-ensino deverá ser gravada em filme para possibilitar a elaboração de um relatório crítico sobre a intervenção pedagógica. A responsabilidade pela gravação da sessão é do aluno que a irá operacionalizar. Sugere-se que cada aluno disponha de um cartão SD para a gravação. O relatório, o plano de aula e o filme da aula devem ser entregues ao docente em suporte informático (DVD). O relatório deve ser também entregue em papel. As normas/guião do relatório serão apresentadas na plataforma moodle e deverão ser respeitadas na elaboração do mesmo. O não cumprimento das normas levará a uma penalização na cotação do relatório.


 


 

Bibliografia

Araújo, D. (2005). O contexto da decisão - A acção táctica no desporto. Visão e Contextos das Ciências do Desporto.


Davids, K., Button, C., & Bennett, S. (2008). Dynamics of Skill Acquisition: a constraints-led approach. Human Kinetics Publishers.


Griffin, L., & Butler, J. (2005). Teaching Games for Understanding. Human Kinetics Publishers.


Maria, A., & Nunes, M. (2007). Actividade Física e Desportiva: 1º ciclo do ensino básico - orientações programáticas. Lisboa: Ministério da Educação 


Teodorescu, L (2003). Problemas de teoria e metodologia nos jogos desportivos. 2ª edição. Lisboa: Livros Horizonte.