2023

Avaliação e Controlo da Performance Desportiva

Nome: Avaliação e Controlo da Performance Desportiva
Cód.: DES10679L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/31 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os objectivos gerais da disciplina são:


 


-         Aprofundar os fundamentos da avaliação e controlo do treino desportivo;


-         Dominar as metodologias e os instrumentos de avaliação da Performance Desportiva;


-         Analisar e interpretar os resultados decorrentes da avaliação;


Perceber as repercussões da avaliação da Performance na prescrição do exercício.    

Conteúdos Programáticos

Bloco I – Fundamentos da Avaliação e Controlo do Desempenho Desportivo

1.    O Modelo Sistemático de Avaliação


1.1.        Avaliação versus Medição


1.1.1.   Avaliação Normativa e Criterial


1.1.2.   Validade, Fiabilidade e Objectividade da Medição


2.    Fundamentos dos programas de testes


2.1.        Factores condicionantes dos resultados


3.    As Sessões de Controlo


3.1.        A selecção e/ou construção dos testes


3.2.        A administração dos testes


3.3.        O registo e armazenamento de informação


3.4.        O tratamento e análise dos resultados


 


Bloco II – Avaliação e controlo das capacidades motoras


1.    Avaliação da Força


1.1.        Meios e métodos de avaliação da força


1.2.        Avaliação da Força geral


1.3.        Avaliação da Força especial


1.4.        Avaliação da Força específica


2.    Avaliação da Velocidade


2.1.        Normas e Instrumentos de medição


2.2.        A Velocidade de deslocamento


2.2.1.   Testes de amplitude versus frequência


2.2.2.   Testes de velocidade linear


2.2.3.   Testes de velocidade com mudança de direcção


3.    Avaliação da Agilidade


3.1.        O teste de agilidade de Illinois


3.1.1.   Procedimentos de aplicação e tabelas normativas


4.    Avaliação da Resistência


4.1.        Resistência Geral versus Resistência Específica


4.2.        Testes e indicadores de esforço


4.2.1.   O teste de Cooper


4.2.1.1.       Procedimentos e tabelas normativas


4.2.2.   O teste Course Navette (Léger-Lambert, 1982)


4.2.2.1.       Procedimentos de aplicação e normas de estimação do VO2max


4.2.3.   Os testes yo-yo (Bangsbo, 1994)


4.2.4.   O sprint test (Bangsbo, 1994)


 


Bloco III – Metodologias de Observação na avaliação e controlo do treino


1.    Meios e Métodos de observação


1.1.Registo por: erro; check list; Sistemas de categorias; Escalas de relação


1.2.Softwares de análise cronométrica


1.3.Procedimentos de Filmagem/Vídeo


1.4.Softwares de Análise de dados: APAS; Quintic Biomechanics; Simi Motion; Tacto;


1.5.Apresentação de resultados: Dartfish; Quintic Biomechanics; Simi Motion


2.     A Análise do Jogo como método de Avaliação em JDC


2.1.Análise de adversários – o Scouting


2.1.1.   Etapas e procedimentos de observação – as fichas de registo


2.1.2.   A elaboração do relatório


2.2.Análise da própria equipa


2.2.1.   Congruência com o Modelo de Jogo da Equipa


2.2.2.   Repercussões para a Prescrição do Treino


 


Bloco IV – A Modelação dos Exercícios de Treino em JDC


1.    A Caracterização Fisiológica


1.1.        Indicadores externos


1.1.1.   A frequência cardíaca


1.1.1.1.       Frequência cardíaca máxima, de repouso e de reserva


1.1.2.   A concentração de lactato


1.1.3.   A percepção subjectiva do esforço – Escalas de Borg


2.    A Análise Tempo e Movimento (ATM)


2.1.        Indicadores externos


2.1.1.   Distâncias totais percorridas


2.1.2.   Tipo e intensidade dos deslocamentos


Número e duração dos diferentes tipos de deslocamento    

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão uma vez por semana e cada uma terá a duração de cento e vinte minutos, em regime de avaliação contínua.


Está previsto que o bloco de matéria seja constituído por um número aproximado de 8 sessões de trabalho, sendo as restantes sessões destinadas a recolhas por parte dos alunos. Pretende-se que os alunos explorem os procedimentos e instrumentos de avaliação e que operacionalizem processos de controlo do treino cientificamente fundamentados. Através da realização de trabalhos práticos, será ainda enfatizada a etapa de análise dos resultados e estabelecida a “ponte” com a prescrição do exercício.    


 

Avaliação

A avaliação do aluno poderá ser feita através de dois processos:


 


5.1. O PROCESSO DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA


 


Para que o aluno obtenha aprovação no processo de avaliação contínua deverá cumprir os seguintes requisitos:


·      Obter classificação final igual ou superior a 9,5 valores na tarefa de avaliação proposta;


·      Cumprir com 75% de presenças nas aulas previstas.


 


5.1.1 TAREFA DE AVALIAÇÃO


Para o processo de avaliação contínua são propostas as seguintes tarefas de avaliação:


 


1.    Trabalho prático (experimental)


Realização de um trabalho experimental acerca de uma das temáticas abordadas nas aulas. Trabalho em grupos de 4/5 elementos. Entregar constituição dos grupos e tema pretendido até 28 de Fevereiro (na aula 3).


 


Classificação final:


Trabalho experimental – 75%


Apresentação do trabalho e questionamento – 25% (a apresentação terá que ser obrigatoriamente repartida por todos os elementos do grupo).


 


A Estrutura do Trabalho deverá respeitar o formato de artigo científico. As normas para elaboração do artigo devem ser consultadas no anexo a este documento.


 


5.2. O PROCESSO DE AVALIAÇÃO FINAL


 


Caso o aluno não obtenha aprovação no processo de avaliação contínua, ficará sujeito ao processo de avaliação final. Contudo, é obrigatório cumprir com os 75% de presenças das aulas previstas.


 


O processo de avaliação final compreende uma avaliação final teórico-prática, onde o aluno deverá tratar, analisar e interpretar dados provenientes duma avaliação prática. O aluno terá de alcançar nota igual ou superior a 9,50 valores na nota final do exame escrito para ter aprovação à unidade curricular.    

Bibliografia

Eston, R., & Reilly, T. (2001). Kinanthropometry and Exercise Physiology Laboratory Manual. Volume 2: Exercise Physiology Tests, Procedures and Data.


Eston, R., & Reilly, T. (2009). Kinanthropometry and Exercise Physiology Laboratory Manual: Tests, Procedures and Data. Volume 1: Anthropometry. Psychology Press.


Froelicher, V. F., & Myers, J. N. (2006). Manual of Exercise Testing. A Mosby Title.


Morrow, J. R., Jackson, A., Disch, J. G., & Mood, D. (2010). Measurement and Evaluation in Human Performance. Human Kinetics Publishers.


Winter, E. (2006). Sport and exercise physiology testing guidelines. the British Association of Sport and Exercise Sciences guide. Taylor & Francis.