2023

Nutrição e Dietética Desportiva

Nome: Nutrição e Dietética Desportiva
Cód.: DES10659L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Exercício e Saúde

Língua(s) de lecionação: Português, Espanhol
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1.- Saber a definição de alimento, nutrição, nutriente e metabolismo energético.


2.- Conhecer os objetivos e finalidade da nutrição, e as recomendações e orientações para uma alimentação saudável.


3.- Saber quantificar o gasto calórico de um atleta.


4.- Saber quantificar a ingestão calórica  de um atleta. 


5.- Conhecer a classificação, função, digestão, absorção, metabolismo e recomendações dos macronutrientes e micronutrientes.


6.- Saber planificar a dieta no período de treino, antes da competição, durante a competição e de recuperação.


7.- Conhecer a influencia das substâncias ergogênicas nutricionais no desempenho desportivo. 



 

Conteúdos Programáticos

1.- Conceito de Nutrição Humana


Definição de alimento


Definição de nutrição humana


Definição e  classificação dos nutrientes


Objetivos e finalidade da nutrição


Nutrição adequada


Nutrição e saúde


Grupos e pirâmide dos alimentos


Recomendações e orientações para uma alimentação saudável


Caracterização do padrão alimentar ocidental


 


2.- Metabolismo energético e de nutrientes


Definição de metabolismo energético


Utilização da energia consumida


Fontes de energia para o Homem


Reservas de energia do corpo


Principais cadeias bioquímicas


Equilíbrio energético e de nutrientes


Prioridades na utilização de cada nutriente


Implicações do excesso e da carência de alimentos e de energia


Quantificar o gasto calórico em as atividades físicas


 


3.- Hidratos de carbono e fibras


Classificação dos principais CHO


Função dos CHO na dieta


Digestão e  absorção de CHO


Índice glicémico


Metabolismo da glucose/CHO


Recomendações para o consumo de CHO


CHO e condições clínicas


Fibras solúveis e insolúveis


Efeitos locais e sistémicos das fibras


Recomendações para o consumo de fibras


 


4.- Prótidos ou proteínas


Os componentes das proteínas (aminoácidos)


Proteína animal vs. vegetal


Função das proteínas


As proteínas nos alimentos


Digestão e absorção de proteínas


Metabolismo proteico


As proteínas e a saúde


Recomendações para o consumo de proteínas


 


5.- Lípidos ou gorduras


Classificação dos lípidos


Funções biológicas dos lípidos


Lípidos nos alimentos


Digestão e  absorção dos lípidos


Transporte dos lípidos


Metabolismo dos lípidos


Os lípidos e a saúde


Recomendações para o consumo de gorduras


 


6.- Vitaminas


Definição e classificação


Vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis


Principais funções


Recomendações diárias


Principais fontes alimentares


Riscos de deficiência ou toxicidade


 


7.- Sais minerais


Classificação


Macro minerais e oligoelementos


Principais funções


Recomendações diárias


Principais fontes alimentares


Riscos de deficiência ou toxicidade


 


8.- Hidratação


Funções da água no corpo


A água no corpo


Fontes de água


Perdas de água pelo organismo


Recomendações para a ingestão de água


Bebidas comerciais: bons substitutos da água?


 



9.- Dieta no período de treino, competição e pré-competição e dieta de recuperação

Métodos de Ensino

O processo de ensino aprendizagem referente à UC de Nutrição e Dietética Desportiva divide-se em sessões de ensino de natureza colectiva, de orientação pessoal do tipo tutorial, e de avaliação. No total, este processo engloba 15 (quinze) sessões de trabalho teórico e 15 (quinze) sessões de trabalho teórico-prático por turma.


Pretende-se a participação, uma vez por semana, da totalidade dos alunos inscritos à unidade curricular, numa sessão teórica de natureza colectiva com a duração de 120 minutos. O processo de ensino-aprendizagem será desenvolvido numa sala de aula com utilização de métodos expositivos que incluem apresentações em powerpoint  da teoria necessária, e meios de visionamento, como por exemplo, vídeos.


Igualmente, uma vez por semana, divididos em duas turmas, os alunos participarão numa sessão teórico-prática de natureza colectiva com a duração de 60 minutos. Estas aulas serão uma oportunidade para os alunos apliquem a teoria aprendida nas aulas teóricas para calcular ou estimar o gasto e necessidades energéticas de várias modalidades desportivas. Nas aulas teórico-práticas, os alunos devem participar ativamente na preparação e execução do trabalhos, na discussão das atividades em grupo e na realização das tarefas de investigação.


Adicionalmente, as sessões de orientação do tipo tutorial compreenderão sessões individuais ou colectivas (máximo de 20 alunos), previamente marcadas com o docente, para esclarecimento de dúvidas relativas aos conteúdos leccionados, orientação do estudo, ou outra necessidade apresentada pelo aluno. Estas sessões serão realizadas no pavilhão previamente reservado para o efeito    

Avaliação

AVALIAÇÃO CONTÍNUA


Só terão acesso a este tipo de avaliação os alunos que tiverem ¾ (75%) de presenças efetivas e participativas, das aulas teórico e teórico-práticas.


O aluno deverá ainda cumprir:


- Ter avaliação superior ou igual a 8 valores em todos os trabalhos práticos e frequência/as realizadas.


A classificação Teórico-Prática (40%) tem em consideração os seguintes itens:


- Refere-se à classificação obtida nos trabalhos teórico-práticos.


A classificação Teórica (60%):


- Refere-se à classificação obtida no teste/s escrito/os (frequência/as)


 


ADMISSÃO A EXAMEN FINAL


- Para efetuarem exame final será necessário ter também 75% de presenças nas aulas previstas.


- Serão admitidos a exame final (100% da nota da disciplina) os alunos que tiverem nota inferior a 8 valores em qualquer um dos trabalhos práticos e/ou frequências.


O processo de avaliação final compreende:


- Uma avaliação final teórica e teórica-prática (100% da nota da disciplina) com exame escrito sobre a matéria abordada ao longo do ano lectivo incluído perguntas sobre a parte prática.



Serão admitidos a exame de recurso os alunos que obtiverem nota inferior a 10 valores no processo de avaliação mista ou, em alternativa, que obtiverem nota inferior a 10 valores no exame final. O exame de recurso consistirá na realização de uma única proba escrita (100% da classificação da disciplina).

Bibliografia

Campbell, B., Kreider, R.B., Ziegenfuss, T., La Bounty, P., Roberts, M., Burke, D., Landis, J., Lopez, H., Antonio, J. (2007). International Society of Sports Nutrition position stand: protein and exercise. J Int Soc Sports Nutr. 26;4:8.


Cooper, R., Naclerio, F., Allgrove, J., Jimenez, A. (2012). Creatine supplementation with specific view to exercise/sports performance: an update. J Int Soc Sports Nutr. 20;9(1):33.


Horta, L. (1996). Nutrição no Desporto. 3ª edição. Ed Caminho. Lisboa.


Macfarlane, G.T., Cummings, J.H. (1999). Probiotics and prebiotics: can regulating the activities of intestinal bacteria benefit health? BMJ. 10;318(7189):999-1003    

Equipa Docente