2024
Desenvolvimento Motor
Nome: Desenvolvimento Motor
Cód.: DES10656L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Esta UC serve de introdução ao campo do comportamento motor, enfatizando o desenvolvimento da motricidade ao longo da vida. Segue uma abordagem sistémica, analisando os principais fatores responsáveis pelas mudanças no desenvolvimento motor e enfatizando estratégias de intervenção.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
a) Pretende-se que os alunos conheçam/percebam:
as componentes fundamentais do processo de desenvolvimento motor, seguindo uma abordagem interdisciplinar de desenvolvimento humano.
o processo de desenvolvimento motor a partir de diferentes perspetivas histórias e teóricas: maturacional, informacional, normativa-descritiva, dinâmica e ecológica.
as mudanças ao longo da vida das habilidades motoras, perceptivo-motoras, das capacidades físicas e dos sistemas orgânicos.
a variabilidade do processo de desenvolvimento, bem como as principais influências que recebe de variáveis intrínsecas e extrínsecas.
b) Objetivam-se, ainda, as seguintes aptidões e competências:
utilização de diversas técnicas de avaliação do desenvolvimento motor, numa perspetiva de caraterização e de intervenção prática na esfera do comportamento motor.
planear e implementar (em diversos contextos) programas de desenvolvimento de competências motoras, ajustados às caraterísticas dos participantes.
as componentes fundamentais do processo de desenvolvimento motor, seguindo uma abordagem interdisciplinar de desenvolvimento humano.
o processo de desenvolvimento motor a partir de diferentes perspetivas histórias e teóricas: maturacional, informacional, normativa-descritiva, dinâmica e ecológica.
as mudanças ao longo da vida das habilidades motoras, perceptivo-motoras, das capacidades físicas e dos sistemas orgânicos.
a variabilidade do processo de desenvolvimento, bem como as principais influências que recebe de variáveis intrínsecas e extrínsecas.
b) Objetivam-se, ainda, as seguintes aptidões e competências:
utilização de diversas técnicas de avaliação do desenvolvimento motor, numa perspetiva de caraterização e de intervenção prática na esfera do comportamento motor.
planear e implementar (em diversos contextos) programas de desenvolvimento de competências motoras, ajustados às caraterísticas dos participantes.
Conteúdos Programáticos
Conceitos fundamentais: crescimento, maturação, aprendizagem e desenvolvimento
Perspectivas teóricas: maturacional, normativa-descritiva, informacional e ecológica/dinâmica
Desenvolvimento dos sistemas corporais
Sistemas muscular, esquelético, adiposo e nervoso
Desenvolvimento das habilidades motoras
Movimentos reflexos e espontâneos
Habilidades rudimentares e fundamentais
Constrangimentos sócio-culturais
Pessoas significantes e contextos sociais
O jogo
Relações entre atividade física, competência motora e saúde
Relações entre desenvolvimento motor e cognitivo
DM e envelhecimento
Aptidão física funcional
Equilíbrio e mobilidade
Atividade física e funcionamento cognitivo
Programas de intervenção no âmbito do DM
Promoção das competências motoras em diversos contextos e idades
Avaliação em DM
Referenciada a critérios e a normas
Validade e fiabilidade
Representação gráfica (curvas de crescimento)
Desenhos e tipos de estudo
Test of gross motor development
Teste KTK
Perspectivas teóricas: maturacional, normativa-descritiva, informacional e ecológica/dinâmica
Desenvolvimento dos sistemas corporais
Sistemas muscular, esquelético, adiposo e nervoso
Desenvolvimento das habilidades motoras
Movimentos reflexos e espontâneos
Habilidades rudimentares e fundamentais
Constrangimentos sócio-culturais
Pessoas significantes e contextos sociais
O jogo
Relações entre atividade física, competência motora e saúde
Relações entre desenvolvimento motor e cognitivo
DM e envelhecimento
Aptidão física funcional
Equilíbrio e mobilidade
Atividade física e funcionamento cognitivo
Programas de intervenção no âmbito do DM
Promoção das competências motoras em diversos contextos e idades
Avaliação em DM
Referenciada a critérios e a normas
Validade e fiabilidade
Representação gráfica (curvas de crescimento)
Desenhos e tipos de estudo
Test of gross motor development
Teste KTK
Métodos de Ensino
Haverá uma aula teórica (120 min) e uma aula TP (60) min semanalmente. As aulas T assentam no método científico, valorizando a pesquisa de informação e uma atitude crítica dos alunos. As aulas T são alinhadas cuidadosamente com os recursos disponibilizados no moodle (muitos deles em formato vídeo e páginas web) de modo a promover a sua autonomia e aprendizagem assíncrona.
Nas aulas TP são efetuadas diversas atividades de aplicação/intervenção. Os alunos realizarão diversas fichas de trabalho sobre os temas abordados, e terão oportunidade de debater o seu conteúdo na turma. Vão também trabalhar (pequenos grupos) na construção/discussão de grelhas de observação de movimento, as quais serão aplicadas no trabalho de campo. Vão, ainda, trabalhar no planeamento de intervenções direcionadas a contextos e populações específicas.
A avaliação (contínua ou por exame) inclui teste(s) e um trabalho de campo.
Nas aulas TP são efetuadas diversas atividades de aplicação/intervenção. Os alunos realizarão diversas fichas de trabalho sobre os temas abordados, e terão oportunidade de debater o seu conteúdo na turma. Vão também trabalhar (pequenos grupos) na construção/discussão de grelhas de observação de movimento, as quais serão aplicadas no trabalho de campo. Vão, ainda, trabalhar no planeamento de intervenções direcionadas a contextos e populações específicas.
A avaliação (contínua ou por exame) inclui teste(s) e um trabalho de campo.
Bibliografia
-Archer, C., & Siraj, I. (2015). Encouraging physical development through movement-play. Sage.
-Gallahue, D., Goodway, J. & Ozmun, J., (2019). Understanding motor development. Jones & Bartlett Learning.
-Haywood, K. & Getchell, N. (2019). Live span motor development. Human Kinetics
-Marmeleira, J., Veiga, G., Cansado, H., & Raimundo, A. (2017). Relationship between motor proficiency and body composition in 6‐to 10‐year‐old children. Journal of Paediatrics and Child Health, 53(4), 348-353. doi:10.1111/jpc.13446
-Spirduso, W.W., Francis, K.L., & MacRae, P.G. (2005). Dimensões físicas do envelhecimento. São Paulo: Manole.
-Veiga, G., Marmeleira, J., Almeida, G., Laranjo, L., & Küçükturan, A.G. (2019). Outdoor oriented practices for early childhood education (opiece) building an educational play street in Turkey. In OHara, K., Travassos, B., & Lourenço, C. (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança XIV (pp. 33-40). Edições Universidade da Beira Interior.
-Gallahue, D., Goodway, J. & Ozmun, J., (2019). Understanding motor development. Jones & Bartlett Learning.
-Haywood, K. & Getchell, N. (2019). Live span motor development. Human Kinetics
-Marmeleira, J., Veiga, G., Cansado, H., & Raimundo, A. (2017). Relationship between motor proficiency and body composition in 6‐to 10‐year‐old children. Journal of Paediatrics and Child Health, 53(4), 348-353. doi:10.1111/jpc.13446
-Spirduso, W.W., Francis, K.L., & MacRae, P.G. (2005). Dimensões físicas do envelhecimento. São Paulo: Manole.
-Veiga, G., Marmeleira, J., Almeida, G., Laranjo, L., & Küçükturan, A.G. (2019). Outdoor oriented practices for early childhood education (opiece) building an educational play street in Turkey. In OHara, K., Travassos, B., & Lourenço, C. (Eds.), Estudos em desenvolvimento motor da criança XIV (pp. 33-40). Edições Universidade da Beira Interior.