2023

Fisiologia e Prescrição do Exercício em Populações do Sexo Feminino

Nome: Fisiologia e Prescrição do Exercício em Populações do Sexo Feminino
Cód.: DES10232M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- conhecer as principais diferenças em termos fisiológicos da mulher ao longo da vida.
- identificar as principais componentes da Apt. F. funcional e perceber a sua importância na saúde da mulher
- compreender as repercussões fisiológicas específicas da mulher e as suas implicações para a prescrição do exerc.
- aplicar protocolos de avaliação funcional e utilizar essa informação na elaboração de progr. individuais de exerc.
- conseguir acompanhar os efeitos de programas de intervenção ao nível de variáveis fisiológicas, mas também perceptivo-cognitivas.
- tenham em conta as implicações que a aplicação dos diferentes tipos de programas poderá vir a evidenciar nos diferentes componentes da aptidão física da mulher.
- consigam recolher e interpretar de forma crítica informação científica relevante sobre os temas tratados.
- adquiram capacidade de comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito desta UC.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à fisiologia em sujeitos do sexo feminino
1.1. Introdução conceptual
1.2. Descrição das características metabólicas e hormonais ao longo da vida (pré-menarca, ciclo menstrual, gravidez, menopausa e idosas)
1.3. Implicações das características das mulheres na fisiologia do esforço.
1.4. Alterações da saúde prevalentes nas mulheres: indicações e contra-indicações
1.5. Fitness e mulheres
2. Aspectos psicossociais e culturais específicos
3. Algumas características específicas da prescrição do exercício físico em sujeitos do sexo feminino
3.1. Exercício e idade
3.2. Exercício e ciclo menstrual
3.3. Exercício clássico e comunitário em mulheres
3.4. Implicações específicas laborais

Métodos de Ensino

A UC organiza-se em aulas T, aulasP e tutoriais conforme regulamento escolar da UE. As aulas teóricas são plenárias e assentam no método científico, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de resultados experimentais e uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos.

Nas aulas laboratoriais, os alunos deve participar activamente na preparação e execução do trabalhos, na discussão dos resultados em grupo e elaborar o relatório do trabalho individual. Também nestas aulas procurar-se-á o desenvolvimento de competências no âmbito da prescrição do exercício em situação real.

A avaliação inclui questões colocadas nas aulas e apresentação e discussão pelos alunos de artigos científicos relevantes. Para alem da apresentação deste trabalho será efectuada uma avaliação escrita através de uma frequência ou exame final.

Para além do trabalho presencial, haverá um investimento no trabalho à distância essencialmente através de recursos disponibilizados no Moodle.

Bibliografia

Durstine J. & Moore G. (2003) ACSM`s exercise management for persons with chronic diseases and disabilities. Champaign, Illinois, USA: Human Kinetics
Jones, C. & Rose, D. (2005). Physical activity instruction of older adults. Champaign, Illinois, USA: Human Kinetics.
Rikli, R. & Jones, J. (2001). Senior Fitness Test Manual. Champaign, Illinois, USA: Human Kinetics.
Guyton, A. & Hall, J. (2002). Tratado de Fisiologia Médica. 10ª edição, Guanabara Koogan SA.
Wildmaier, E., Raff, H. & Stang K. (2008), Vander`s Human Physiology. 11 th Edition, McGraw-Hill. New York.
Thompson, Gordon & Pescatello, ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription, 8th Edition, American College of Sports Medicine, Philadelphia - USA, 2009.
Wilmore, J.H. & Costill, D.L. (2001). Fisiologia do esporte e do exercício. 2ª edição. Manole. Tamboré Barueri. Brasil.l
ACSM (2006). ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription, 7th Edition, Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins.

Equipa Docente