2023

Proteção de Culturas

Nome: Proteção de Culturas
Cód.: FIT10440M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Agronomia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

 São objectivos desta Unidade Curricular: 1. Adquirir conhecimentos sobre os princípios gerais de gestão integrada de doenças (Integrated Plant Disease Management/IDM) orientados para a redução das perdas económicas e estéticas que lhes estão associadas; 2. Desenvolver capacidades para analisar um problema fitopatológico, baseado na observação rigorosa da cultura afectada, no conhecimento do patogénio, das fases do ciclo da doença, das condições ambientais que os influenciam e facilitam a disseminação (incluindo os modelos de previsão de ocorrência e os níveis económicos de ataque do patogénio, se disponíveis), e para propor um esquema de IDM para a cultura em análise; 3. Adquirir conhecimentos sobre os princípios gerais de gestão integrada de pragas (Protecção Integrada-PI) orientados para a redução das perdas económicas e estéticas que lhes estão associadas; 4. Desenvolver capacidades para identificar e gerir a presença de pragas na cultura, pelo conhecimento das fases do seu ciclo biológico, dos factores de nocividade que os influenciam e facilitam a sua disseminação e das metodologias disponíveis para a sua estimativa de risco e respectivas medidas de luta, de modo a estabelecer um esquema de PI/IPM para a cultura em análise; 5. Adquirir conhecimentos para ser capaz de analisar e discutir potenciais problemas éticos (saúde humana e qualidade ambiental) que possam surgir da aplicação de medidas de gestão proposta ou a propor.


 


Tendo em conta os objectivos referidos a principal competência esperada abrange a capacidade de analisar um problema fitopatológico, de elaborar um plano de resolução e de o comunicar eficazmente ao agricultor.

Conteúdos Programáticos

Parte 1. Gestão Integrada de Doenças (Integrated Plant Disease Management). O plano da disciplina será baseado no estudo dos mais relevantes métodos, medidas, estratégias e tácticas utilizadas em IDM, os quais podem ser agrupados em quatro amplos princípios: Exclusão – inclui sistemas de quarentena e medidas legislativas, utilização e produção de propagulos isentos de patogénios; Erradicação – inclui tratamentos do solo para eliminar patogénios, destruição de hospedeiros infectados e de infestantes que servem de reservatórios ou de vectores de patogénios, rotação de culturas; Proteção – inclui práticas culturais, aplicações de químicos fungicidas (classificação, modos de ação e tipo de espectro) e discussão sobre a ocorrência de resistência aos fungicidas, controlo biológico (solos supressivos); e Resistência – inclui produção de plantas resistentes através das técnicas convencionais ou por engenharia genética (organismos genéticamente modificados OGMs/genetic modified organisms/OMGs), uso de ‘activadores’ em plantas que potenciam as respostas de defesa das plantas como a designada resistência sistémica adquirida (systemic acquired resistance/SAR).


Discussão sobre a importância e a necessidade de vigilância atempada das culturas para detectar sintomas iniciais de doenças, o uso de uma combinação adequada de estratégias incluindo a monitorização dos factores climáticos, os modelos de previsão de ocorrência de doenças e limiares económicos, de um modo integrado e coordenado para obter os melhores benefícios para as culturas. Discussão sobre a importância e a necessidade de vigilância atempada das culturas para detectar sintomas iniciais de doenças, o uso de uma combinação adequada de estratégias incluindo a monitorização dos factores climáticos, os modelos de previsão de ocorrência de doenças e limiares económicos, de um modo integrado e coordenado para obter os melhores benefícios para as culturas


Parte 2. Gestão Integrada de Pragas (Protecção Integrada). Estudo dos mais relevantes métodos, medidas, estratégias e tácticas utilizadas em PI, os quais podem ser considerados em três fases determinantes: Estimativa do risco – inclui as metodologias disponíveis para estimar o risco quantitativo assim como a sua análise qualitativa, em função dos factores de nocividade relativos a cada praga; Nível económico de ataque - Inclui a análise e discussão dos NEA disponíveis e sua utiliação practica, em função da análise qualitativa do risco; Medidas de Luta/Proteção – inclui a discussão e análise dos divesos meios de luta, biológicos, culturais, biotécnicos, genético e quimicos, sua aplicabilidade, vantagens e limitações, da sua utilação no âmbito da Protecção Integrada das culturas.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino incluirão: aulas teóricas, seminários/colóquios apresentados por especialistas em determinados tópicos, convidados para o efeito; visitas ao campo para observar culturas que manifestem problemas fitossanitários para colher amostras para análise posterior; aulas práticas para a realização de testes que permitam a identificação dos patogénio(s) alvo, e exercícios práticos usando o exemplo de uma cultura real ou hipotética em condições ambientais especificas para  a qual é necessário estabelecer um programa IDM/IPM.

Avaliação

A avaliação final incluirá um trabalho escrito pelo aluno sobre um tópico em particular, com apresentação e discussão oral do mesmo. Adicionalmente aos alunos será requerido um teste escrito e um exame final. A participação nas aulas será tomada em conta para a classificação final.

Bibliografia

Agrios, G. 2005. Plant Pathology (5ª edição). Elsevier Academic Press.


Fry, W.E. 1982. Principles of Plant Disease Management. Academic Press


Maloy, O. C. 1993. Plant disease control: Principles and practice. John Wiley.


Amaro, P. 2003. A Protecção Integrada. Ed. Pedro Amaro, ISA Press,446 p.


Dent, D. 2000. Insect Pest Management. CABI Press, 410p.


Horne. P & Page, J. 2008. Integrated Pest Management for crops and pastures. Landlink Press, 119p.


Rechcigl, J.E. & Rechcigl, N.A. 2000. Insect Pest Management: Techniques for environmental protection. Ann Arbour Press, Lewis Publishers, 408p


Artigos de revisão


Consulta de diversos sítios na internet.