2025

Fisiopatologia e prescrição do exercício em populações com patologias neuromusculares

Nome: Fisiopatologia e prescrição do exercício em populações com patologias neuromusculares
Cód.: DES14845M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos:
1 Conhecer a fisiopatologia das principais patologias neuromusculares
2 Compreender de que forma se deve intervir no tratamento das patologias neuromusculares
3 Compreender as considerações gerais e especificas dos doentes antes de iniciar a prescrição de exercício
4 Prescrever exercício físico apropriado para o tipo de doença neuromusculares estudada em função das características do doente
5 Dominar instrumentos de controlo dos programas de exercício físico
Competências:
- Em função das limitações específicas dos doentes os alunos devem saber adaptar o exercício físico
- Elaborar as recomendações gerais e especificas antes de começar um programa de exercício físico
- Elaborar um programa de exercício físico no tratamento das patologias neuromusculares.
- Adquirir a capacidade de avaliar os efeitos dos programas de intervenção baseados no exercício físico ao nível de variáveis fisiológicas

Conteúdos Programáticos

1 Fisiopatologia em sujeitos com alterações neuromusculares
2 Principais doenças metabólicas:
2.1 Diagnostico:
2.1.1 Exploração
2.1.2 Enzimas
2.1.3 Electromiografia
2.1.4 Biopsia
2.2 Classificação
2.3 Causas de redução da função neuromuscular
3 Prescrição de exercício em pessoas com alterações neuromusculares:
3.1 Efeito do exercício de força
3.2 Efeito do exercício aeróbio
3.3 Efeito do exercício de flexibilidade
3.4 Recomendações de exercício
3.4.1 Exercício de força
3.4.2 Exercício aeróbio
3.4.3 Exercício de flexibilidade
4 Avaliação e controlo dos programas de exercício físico

Métodos de Ensino

Defende-se um ensino centrado na aprendizagem do estudante e uma aprendizagem centrada no desenvolvimento de competências. Assim, após uma abordagem geral, mediante a apresentação dos conceitos a nível teórico, os alunos realizarão uma programação anual para prescrição de exercício numa patologia neuromuscular, de livre escolha, onde desenvolverão competências transversais a outras UCs, como a aplicação dos métodos de treino e a aplicação de instrumentos e protocolos de avaliação para o controlo das adaptações fisiológicas produzidas após o exercício físico. Serão usados recursos digitais para gestão da comunicação, através da plataforma Moodle, utilizada para a organização e disponibilização dos materiais relativos ao processo de ensino e aprendizagem.

Avaliação

Os alunos, divididos em grupos, prepararão uma programação anual de exercício físico para uma patologia neuromuscular, de livre escolha pelos alunos, que deverá ser entregue em formato pdf (50% da classificação), e posteriormente deverá ser apresentada publicamente aos colegas de turma ao final do semestre para discussão (50% da classificação).
A avaliação será centrada na autorregulação das aprendizagens dos alunos, onde recebem feedback do seu desempenho, em diferentes momentos ao longo das aulas, desenvolvendo a capacidade de autorregulação e de aprender autonomamente para melhorar a programação anual de exercício físico.
A aprovação na UC requer uma classificação final igual ou superior a 10 valores na tarefa proposta, numa escala de 0-20 valores. A avaliação em recurso segue os pressupostos da avaliação de época normal.

Bibliografia

• ASEM. Enfermedades Neuromusculares – 49 Fichas – 2003. disponível on-line em www.asem-esp-org
• Reed UC. Doenças neuromusculares. Journal de Pediatria 2002;78(Supl 1):89-103.
• Iwabe C, Miranda-Pfeilsticker BH, Nucci A. Rev Bras Fisioter 2008;12(5):417-24.
• Farbu E, Gilhus NE, Barnes MP, et al. EFNS guideline on diagnosis and management of post-polio syndrome. Report of an EFNS task force. Eur J Neurol 2006, 13: 795–801

Equipa Docente