2025

Fisiopatologia e prescrição do exercício em populações com patologias metabólicas

Nome: Fisiopatologia e prescrição do exercício em populações com patologias metabólicas
Cód.: DES14844M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos:
1 Conhecer a fisiopatologia das principais patologias metabólicas e em especial da síndrome metabólica
2 Compreender de que forma se deve intervir tanto na prevenção como no tratamento da síndrome metabólica
3 Conhecer as considerações gerais e especificas dos doentes antes de iniciar a prescrição de exercício
4 Prescrever exercício físico apropriado para a síndrome metabólica (tipo, duração, frequência, intensidade)
5 Dominar instrumentos de controlo dos programas de exercício físico
Competências:
- Em função das limitações específicas dos doentes os alunos devem saber adaptar o exercício físico
- Elaborar as recomendações gerais e especificas antes de começar um programa de exercício físico
- Elaborar uma prescrição de exercício físico na prevenção e tratamento da síndrome metabólica
- Ter a capacidade de avaliar os efeitos dos programas de intervenção ao nível de variáveis fisiológicas, assim como na qualidade de vida

Conteúdos Programáticos

1- Fisiopatologia em sujeitos com alterações metabólicas
2- Síndrome metabólica
3- Tratamento:
3.1- Alimentação
3.2- Exercício físico:
3.2.1- Efeitos gerais e de uma sessão
3.2.2- Considerações gerais e antes de iniciar o exercício
3.2.3- Prescrição e controlo de exercício físico:
- Tipo de exercício
- Intensidade
- Frequência
- Duração
- Controlo dos programas de exercício físico
3.3- Instrumentos de avaliação da qualidade de vida dos doentes com patologias metabólicas (específicos e genéricos):
3.3.1- Versão portuguesa do questionário “Audit of Diabetes Dependent Quality of life” (ADDQoL)
3.3.2- Versão portuguesa do questionário “Short Form 36 Health Survey” (SF-36)

Métodos de Ensino

Defende-se um ensino centrado na aprendizagem do estudante e uma aprendizagem centrada no desenvolvimento de competências. Assim, após uma abordagem geral, mediante a apresentação dos conceitos a nível teórico, os alunos realizarão uma programação anual para prescrição de exercício na síndrome metabólica, onde desenvolverão competências transversais a outras UCs, como a aplicação dos métodos de treino e a aplicação de instrumentos e protocolos de avaliação para o controlo das adaptações fisiológicas produzidas após o exercício físico. Também como controlo dos programas de exercício físico é importante a aplicação de instrumentos para avaliar a qualidade de vida dos doentes, para isso serão utilizados software específicos como recursos digitais promotores de aprendizagem. Igualmente, serão usados recursos digitais para gestão da comunicação, através da plataforma Moodle, utilizada para a organização e disponibilização dos materiais relativos ao processo de ensino e aprendizagem.

Avaliação

Os alunos, divididos em grupos, prepararão uma programação anual de exercício físico para doentes com síndrome metabólica, que deverá ser entregue em formato pdf (50% da classificação), e posteriormente deverá ser apresentada publicamente aos colegas de turma ao final do semestre para discussão (50% da classificação). A avaliação será centrada na autorregulação das aprendizagens dos alunos, onde recebem feedback do seu desempenho, em diferentes momentos ao longo das aulas, desenvolvendo a capacidade de autorregulação e de aprender autonomamente para melhorar a programação anual de exercício físico.
A aprovação na UC requer uma classificação final igual ou superior a 10 valores nas tarefas propostas, numa escala de 0-20 valores. A avaliação em recurso segue os pressupostos da avaliação por exame.

Bibliografia

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Costa FA,Guerreiro JP,Duggan C.Um exame à Qualidade de Vida dependente da Diabetes (ADDQoL) em Portugal: avaliação da validade e fiabilidade.Pharmacy Practice 2006;4(3):123-128.

Equipa Docente