2025
Metodologia da Investigação e Análise de Dados Aplicados à Motricidade Humana
Nome: Metodologia da Investigação e Análise de Dados Aplicados à Motricidade Humana
Cód.: DES14842M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos:
1- Conhecer os princípios do método científico, princípios éticos inerentes à realização da investigação, os diferentes tipos de investigação e tipos de estudos, e fases do processo de investigação.
2- Conhecer os procedimentos para a construção de bases de dados e dominar a utilização das diferentes técnicas de análise estatística de dados para criar conhecimento numa investigação científica.
3- Conhecer as regras e formas de elaboração de documentos científicos: dissertação e artigo científico.
Competências a desenvolver:
- Os alunos devem ter a capacidade de elaborar um projeto de investigação.
- Realizar com uma correta metodologia, uma pequena investigação científica, desde a sua conceção, passando pelo recrutamento de amostra, aplicando um ou mais instrumentos de avaliação, criando uma base de dados, realizando a análise estatística dos dados, discussão e conclusões.
- Elaborar um documento científico, tipo poster científico, sobre a investigação efetuada.
1- Conhecer os princípios do método científico, princípios éticos inerentes à realização da investigação, os diferentes tipos de investigação e tipos de estudos, e fases do processo de investigação.
2- Conhecer os procedimentos para a construção de bases de dados e dominar a utilização das diferentes técnicas de análise estatística de dados para criar conhecimento numa investigação científica.
3- Conhecer as regras e formas de elaboração de documentos científicos: dissertação e artigo científico.
Competências a desenvolver:
- Os alunos devem ter a capacidade de elaborar um projeto de investigação.
- Realizar com uma correta metodologia, uma pequena investigação científica, desde a sua conceção, passando pelo recrutamento de amostra, aplicando um ou mais instrumentos de avaliação, criando uma base de dados, realizando a análise estatística dos dados, discussão e conclusões.
- Elaborar um documento científico, tipo poster científico, sobre a investigação efetuada.
Conteúdos Programáticos
- Princípios do método científico,
- Princípios éticos inerentes à realização da investigação, princípios da declaração de Helsinque, - Tipos de investigação na área da motricidade humana
- Tipos de estudo na área da motricidade humana
- Fases e etapas inerentes à realização de uma investigação.
- Análise estatística de dados e sua interpretação, utilizando teste paramétricos e teste não paramétricos para comparar médias, correlações e regressões lineais.
- Redação de documentos científicos. Principais normas referentes ao conteúdo e ao formato na redação de documentos científicos, formato de artigo e formato dissertação
- Princípios éticos inerentes à realização da investigação, princípios da declaração de Helsinque, - Tipos de investigação na área da motricidade humana
- Tipos de estudo na área da motricidade humana
- Fases e etapas inerentes à realização de uma investigação.
- Análise estatística de dados e sua interpretação, utilizando teste paramétricos e teste não paramétricos para comparar médias, correlações e regressões lineais.
- Redação de documentos científicos. Principais normas referentes ao conteúdo e ao formato na redação de documentos científicos, formato de artigo e formato dissertação
Métodos de Ensino
Defende-se um ensino centrado na aprendizagem do estudante e uma aprendizagem centrada no desenvolvimento de competências. Assim, após uma abordagem geral, mediante a apresentação dos conceitos a nível teórico, os alunos realizarão um pequeno projeto de investigação, aplicando ditos conhecimentos teóricos. A seguir, irão desenvolver uma pequena investigação científica, onde desenvolverão competências transversais a outras UCs, como a aplicação de instrumentos e protocolos de avaliação para recolher os dados, numa situação real com a comunidade, na semana da atividade física. O uso de recurso digitais como ferramentas promotoras de aprendizagem será importante para realizar uma base de dados no software SPSS, e posteriores análises dos mesmos, nas aulas ou em trabalho autónomo. Também serão usados recursos digitais para gestão da comunicação, através da plataforma Moodle, utilizada para a organização e disponibilização dos materiais relativos ao processo de ensino e aprendizagem.
Avaliação
Os alunos, divididos em grupos, prepararão um poster científico (50% da classificação), com dados recolhidos ao longo desta UC, que deverá ser apresentado publicamente aos colegas de turma ao final do semestre para discussão (50% da classificação). A avaliação será centrada na autorregulação das aprendizagens dos alunos, onde recebem feedback do seu desempenho, em diferentes momentos ao longo das aulas, desenvolvendo a capacidade de autorregulação e de aprender autonomamente para melhorar o trabalho.
A aprovação na UC requer uma classificação final igual ou superior a 10 valores nas tarefas propostas, numa escala de 0-20 valores. A avaliação em recurso segue os pressupostos da avaliação por exame.
A aprovação na UC requer uma classificação final igual ou superior a 10 valores nas tarefas propostas, numa escala de 0-20 valores. A avaliação em recurso segue os pressupostos da avaliação por exame.
Bibliografia
Thomas JR, Nelson JK, Silverman SJ. Métodos de pesquisa em atividade física. 5a ed. Porto Alegre: Artmet, 2007.
Tomás Carús P, Cordeiro Fernandes A. Introdução às metodologias da investigação em motricidade humana - Manual prático de análises de dados com SPSS. Évora: Universidade de Évora, 2021. doi: https://doi.org/10.24902/uevora.26
Gelling L. Stages in the research process. Nurs Stand. 2015; 29 (27): 44-49.
Pitta GB, Castro, AA. Scientific research. J Vasc Bras. 2006; (5): 4. doi:10.1590/S1677-54492006000400001
Páginas Web:
https://www.b-on.pt
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov
https://www.randomizer.org
https://www.openepi.com/Menu/OE_Menu.htm
Tomás Carús P, Cordeiro Fernandes A. Introdução às metodologias da investigação em motricidade humana - Manual prático de análises de dados com SPSS. Évora: Universidade de Évora, 2021. doi: https://doi.org/10.24902/uevora.26
Gelling L. Stages in the research process. Nurs Stand. 2015; 29 (27): 44-49.
Pitta GB, Castro, AA. Scientific research. J Vasc Bras. 2006; (5): 4. doi:10.1590/S1677-54492006000400001
Páginas Web:
https://www.b-on.pt
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov
https://www.randomizer.org
https://www.openepi.com/Menu/OE_Menu.htm
Equipa Docente
- Pablo Tomás Carús [responsável]