2025
Temas de Química
Nome: Temas de Química
Cód.: QUI14988L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Química
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se que o aluno:
- Utilize uma linguagem científica rigorosa.
- Desenvolva competências na utilização de instrumentos.
- Adquira conhecimentos na área da Química que lhe permitam interpretar as propriedades dos materiais e os fenómenos associados à sua transformação.
- Adquira competências no domínio da utilização do trabalho experimental no ensino dos conteúdos relacionados com a área da Química.
- Adquira competências para planear atividades de cariz prático-experimental e demonstrativo em contextos diversificados.
- Adquira competências para explorar de forma rigorosa os resultados das atividades experimentais.
- Fomente o uso dos sentidos na construção do conhecimento.
- Adquira conhecimentos que lhe permitam, enquanto educador/professor, valorizar a curiosidade e a capacidade de observação por parte das crianças.
- Utilize uma linguagem científica rigorosa.
- Desenvolva competências na utilização de instrumentos.
- Adquira conhecimentos na área da Química que lhe permitam interpretar as propriedades dos materiais e os fenómenos associados à sua transformação.
- Adquira competências no domínio da utilização do trabalho experimental no ensino dos conteúdos relacionados com a área da Química.
- Adquira competências para planear atividades de cariz prático-experimental e demonstrativo em contextos diversificados.
- Adquira competências para explorar de forma rigorosa os resultados das atividades experimentais.
- Fomente o uso dos sentidos na construção do conhecimento.
- Adquira conhecimentos que lhe permitam, enquanto educador/professor, valorizar a curiosidade e a capacidade de observação por parte das crianças.
Conteúdos Programáticos
- Regras a observar no trabalho de laboratório.
- Normas de segurança. Símbolos de aviso usados nos rótulos dos reagentes.
- Manuseamento de material e instrumentos de medida.
- Operações unitárias em química.
- Medição de massas e volumes.
- Unidades de concentração de soluções.
O mundo em ação:
- Da diversidade dos materiais na natureza à exploração das suas propriedades no laboratório.
- Estrutura e propriedades das substâncias.
- Substâncias e misturas. Soluções. Medidas de concentração.
- Os elementos químicos e a Tabela Periódica.
- Estados de agregação da matéria, mudanças de estado.
O mundo em transformação:
- Das transformações físicas e químicas na natureza ao estudo dos processos no laboratório.
- Reações químicas. Reações ácido-base, reações oxidação-redução, células eletroquímicas.
- Normas de segurança. Símbolos de aviso usados nos rótulos dos reagentes.
- Manuseamento de material e instrumentos de medida.
- Operações unitárias em química.
- Medição de massas e volumes.
- Unidades de concentração de soluções.
O mundo em ação:
- Da diversidade dos materiais na natureza à exploração das suas propriedades no laboratório.
- Estrutura e propriedades das substâncias.
- Substâncias e misturas. Soluções. Medidas de concentração.
- Os elementos químicos e a Tabela Periódica.
- Estados de agregação da matéria, mudanças de estado.
O mundo em transformação:
- Das transformações físicas e químicas na natureza ao estudo dos processos no laboratório.
- Reações químicas. Reações ácido-base, reações oxidação-redução, células eletroquímicas.
Métodos de Ensino
A UC Temas de Química está estruturada em sessões teórico-práticas e sessões Práticas laboratoriais.
- Sessões teórico-práticas (30h) destinadas à abordagem dos conteúdos relacionados com cada um dos temas a explorar nas sessões práticas laboratoriais, à integração dos conceitos científicos relacionados com os mesmos e à promoção do uso de linguagem cientificamente correta.
- Práticas laboratoriais (30h) destinadas à realização, em grupo, de trabalhos experimentais relacionados com cada um dos temas e à sua exploração.
O apoio aos alunos é assegurado presencialmente ou através da plataforma moodle.
Os materiais necessários são disponibilizados através da plataforma moodle, sendo esta também utilizada para facilitar o contato entre alunos e professores e para a entrega de trabalhos.
- Sessões teórico-práticas (30h) destinadas à abordagem dos conteúdos relacionados com cada um dos temas a explorar nas sessões práticas laboratoriais, à integração dos conceitos científicos relacionados com os mesmos e à promoção do uso de linguagem cientificamente correta.
- Práticas laboratoriais (30h) destinadas à realização, em grupo, de trabalhos experimentais relacionados com cada um dos temas e à sua exploração.
O apoio aos alunos é assegurado presencialmente ou através da plataforma moodle.
Os materiais necessários são disponibilizados através da plataforma moodle, sendo esta também utilizada para facilitar o contato entre alunos e professores e para a entrega de trabalhos.
Avaliação
A avaliação tem duas componentes. A componente teórico-prática com um peso de 60% e a componente prática laboratorial com um peso de 40%.
Na avaliação da componente teórico-prática os alunos poderão optar pelo regime de avaliação contínua com dois testes ou pelo regime de exame. A componente laboratorial é avaliada através dos registos no Caderno de laboratório.
A Nota Final será calculada da seguinte forma:
0,60 Média das classificações dos testes + 0,40 Classificação do Caderno de laboratório ou
0,60 Classificação do Exame+0,40 Classificação do Caderno de laboratório
Na avaliação da componente teórico-prática os alunos poderão optar pelo regime de avaliação contínua com dois testes ou pelo regime de exame. A componente laboratorial é avaliada através dos registos no Caderno de laboratório.
A Nota Final será calculada da seguinte forma:
0,60 Média das classificações dos testes + 0,40 Classificação do Caderno de laboratório ou
0,60 Classificação do Exame+0,40 Classificação do Caderno de laboratório
Bibliografia
- Richardson, B. C.; Chasteen, T.G. (2003). Experience the Extraordinary Chemistry of Ordinary Things: A Laboratory Manual, 4th edition, John Wiley & Sons, New York.
- Snyder, Carl H. (2002). The extraordinary chemistry of ordinary things. 4th edition, John Wiley & Sons, New York.
- Loeschnig, Louis V. (2006) Experiências simples de química com materiais disponíveis, Bertrand Editora, Lisboa.
- Chang, R. & Goldsby, K., Química, 11ª Ed., McGraw-Hill, Lisboa, 2013.
- Reger, D., Goode, S. e Mercer, E. (2010). Química: Princípios e Aplicações, 2ª Edição, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
- Snyder, Carl H. (2002). The extraordinary chemistry of ordinary things. 4th edition, John Wiley & Sons, New York.
- Loeschnig, Louis V. (2006) Experiências simples de química com materiais disponíveis, Bertrand Editora, Lisboa.
- Chang, R. & Goldsby, K., Química, 11ª Ed., McGraw-Hill, Lisboa, 2013.
- Reger, D., Goode, S. e Mercer, E. (2010). Química: Princípios e Aplicações, 2ª Edição, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
Equipa Docente
- Margarida do Rosário Domingos Terraço Figueiredo [responsável]