2025
Psicologia do Desenvolvimento da criança
Nome: Psicologia do Desenvolvimento da criança
Cód.: PSI14998L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecer várias perspetivas teóricas sobre o desenvolvimento da criança.
Conhecer e compreender o desenvolvimento da criança e os processos fundamentais que lhe estão subjacentes.
Compreender a interdependência entre dos vários aspetos físico, cognitivo, emocional e social no desenvolvimento da criança.
Compreender o impacto dos contextos e das culturas e, mais especificamente, compreender e refletir sobre a educação e a relação e interação com a professora/educador no desenvolvimento da criança.
Mobilizar uma atitude de análise, reflexão e discussão, crítica e fundamentada, das temáticas exploradas.
Conhecer e compreender o desenvolvimento da criança e os processos fundamentais que lhe estão subjacentes.
Compreender a interdependência entre dos vários aspetos físico, cognitivo, emocional e social no desenvolvimento da criança.
Compreender o impacto dos contextos e das culturas e, mais especificamente, compreender e refletir sobre a educação e a relação e interação com a professora/educador no desenvolvimento da criança.
Mobilizar uma atitude de análise, reflexão e discussão, crítica e fundamentada, das temáticas exploradas.
Conteúdos Programáticos
Introdução a psicologia do desenvolvimento
Desenvolvimento ao longo da vida; aspetos, períodos e influências.
Principais perspetivas teóricas sobre o desenvolvimento.
Psicologia do desenvolvimento da criança e o ser criança
Os fundamentos do desenvolvimento
Hereditariedade e Meio
O desenvolvimento pré e perinatal
O desenvolvimento físico e motor. O desenvolvimento dinâmico da ação e do pensamento
O desenvolvimento Cognitivo e da Linguagem da criança
O desenvolvimento Cognitivo da criança: abordagem piagetiana, do processamento da informação e socio-contextual
O desenvolvimento da Linguagem
O desenvolvimento Psicossocial da criança
Desenvolvimento Emocional e da personalidade
Desenvolvimento social e relações sociais: pais e pares
Influências relacionais no desenvolvimento da personalidade e no desenvolvimento emocional
Contextos para o Desenvolvimento
Contexto cultural, herança simbólica e herança comportamental
A diversidade de contextos de cuidado e desenvolvimento
Desenvolvimento ao longo da vida; aspetos, períodos e influências.
Principais perspetivas teóricas sobre o desenvolvimento.
Psicologia do desenvolvimento da criança e o ser criança
Os fundamentos do desenvolvimento
Hereditariedade e Meio
O desenvolvimento pré e perinatal
O desenvolvimento físico e motor. O desenvolvimento dinâmico da ação e do pensamento
O desenvolvimento Cognitivo e da Linguagem da criança
O desenvolvimento Cognitivo da criança: abordagem piagetiana, do processamento da informação e socio-contextual
O desenvolvimento da Linguagem
O desenvolvimento Psicossocial da criança
Desenvolvimento Emocional e da personalidade
Desenvolvimento social e relações sociais: pais e pares
Influências relacionais no desenvolvimento da personalidade e no desenvolvimento emocional
Contextos para o Desenvolvimento
Contexto cultural, herança simbólica e herança comportamental
A diversidade de contextos de cuidado e desenvolvimento
Métodos de Ensino
Como forma de promover a aquisição de conhecimentos aos alunos é disponibilizado um conjunto de textos fundamentais. O enquadramento da unidade curricular é feito pela docente utilizando métodos expositivos, usando a interrogação e a apresentação oral, alguns vídeos e alguns exercícios práticos. Tentando promover a construção de bases teóricas sólidas sobre a psicologia do desenvolvimento, são usados o questionamento e a reflexão e discussão crítica dos temas entre e com os estudantes.
Os estudantes, em pequenos grupos, escolhem um domínio do desenvolvimento para aprofundarem e observam pelo menos uma criança. O trabalho teórico-prático tem como objetivos promover a compreensão dos diversos domínios do desenvolvimento e de como estes se expressam e interconectam e, ainda, sublinhar a importância dos contextos de observação e relacionais e promover a reflexão crítica.
Os estudantes, em pequenos grupos, escolhem um domínio do desenvolvimento para aprofundarem e observam pelo menos uma criança. O trabalho teórico-prático tem como objetivos promover a compreensão dos diversos domínios do desenvolvimento e de como estes se expressam e interconectam e, ainda, sublinhar a importância dos contextos de observação e relacionais e promover a reflexão crítica.
Avaliação
Aos estudantes são explicitados os objetivos da UC e é explicada a relação entre os dois tipos de avaliação realizada e os objetivos. O processo e cronologia da avaliação é acordada com os alunos.
A avaliação implica dois elementos e cada elemento vale 50% na nota final
a) Um teste escrito individual de conhecimentos fundamentais sobre o desenvolvimento da criança (que pode ser único ou feita em dois momentos, um a meio e outro no final do semestre)
b) Um trabalho teórico-prático sobre uma temática e um domínio do desenvolvimento à escolha dos estudantes e uma observação que é feita em pequenos grupos e apresentada e discutida na turma e entregue por escrito.
Ao longo do semestre, vai sendo dado feedback continuado aos estudantes sobre o trabalho que vão realizando, o que permite que estes vão aferindo o grau em que estão, ou não, a atingir os objetivos propostos para esta unidade curricular e de modo a que possam durante o semestre ir trabalhando para os atingirem.
A avaliação implica dois elementos e cada elemento vale 50% na nota final
a) Um teste escrito individual de conhecimentos fundamentais sobre o desenvolvimento da criança (que pode ser único ou feita em dois momentos, um a meio e outro no final do semestre)
b) Um trabalho teórico-prático sobre uma temática e um domínio do desenvolvimento à escolha dos estudantes e uma observação que é feita em pequenos grupos e apresentada e discutida na turma e entregue por escrito.
Ao longo do semestre, vai sendo dado feedback continuado aos estudantes sobre o trabalho que vão realizando, o que permite que estes vão aferindo o grau em que estão, ou não, a atingir os objetivos propostos para esta unidade curricular e de modo a que possam durante o semestre ir trabalhando para os atingirem.
Bibliografia
Balter, L., & Tamis-LeMonda, C.S. (Eds.). (2016). Child Psychology: A Handbook of Contemporary Issues (3rd ed.). Psychology Press. https://doi.org/10.4324/9781315764931
Martorell, Papalia & Feldman (2020). O mundo da Criança: Da infância à adolescência (13ºEdição). Porto Alegre: McGrawHill/ Artmed
Schneider, B. H., Benenson, J. Fulop, M, Berkics, M., & Sándor, M. (2011). Cooperation and Competition. In P. Smith & C. Hart, (eds). The Wiley-Blackwell Handbook of Childhood Social Development (pp. 472-490). Oxford: Blackwell.
Whitebread, D. (2012). Developmental Psychology and Early Childhood Education: A Guide for students and practitioners. London: SAGE.
Vaz-Velho, C., Fraústo, P., Aresta, F., & Torrado, P. (2022). Estudos sobre o bem-estar na perspetiva das crianças: implicações para a formação dos/as Educadores/as. Cadernos de Educação de Infância Edição Especial 40º aniversário da APEI, 124, 86-92. Lisboa, Portugal.
Martorell, Papalia & Feldman (2020). O mundo da Criança: Da infância à adolescência (13ºEdição). Porto Alegre: McGrawHill/ Artmed
Schneider, B. H., Benenson, J. Fulop, M, Berkics, M., & Sándor, M. (2011). Cooperation and Competition. In P. Smith & C. Hart, (eds). The Wiley-Blackwell Handbook of Childhood Social Development (pp. 472-490). Oxford: Blackwell.
Whitebread, D. (2012). Developmental Psychology and Early Childhood Education: A Guide for students and practitioners. London: SAGE.
Vaz-Velho, C., Fraústo, P., Aresta, F., & Torrado, P. (2022). Estudos sobre o bem-estar na perspetiva das crianças: implicações para a formação dos/as Educadores/as. Cadernos de Educação de Infância Edição Especial 40º aniversário da APEI, 124, 86-92. Lisboa, Portugal.
Equipa Docente
- Catarina Marques Silveira Vaz Velho [responsável]
- Fátima Henriques Leal