2025

Seminário de Teatro e educação

Nome: Seminário de Teatro e educação
Cód.: PED15016L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Educação, Teatro

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Aprofundar os conceitos e domínios teóricos do Teatro Educação estruturados pela experimentação prática em diferentes contextos educacionais
Pesquisar e discutir projetos relevantes e inovadores no âmbito do teatro educação
Analisar e refletir as orientações curriculares e programas de teatro/expressão dramática no sistema de ensino português.

Compreender e discutir o papel desempenhado pelo educador/professor enquanto dinamizador e mediador de ações teatrais

Ser capaz de planear, implantar e avaliar atividades e experiências dramáticas nos diversos contextos educacionais

Conteúdos Programáticos

1 - Abordagens na investigação Artística: diversidade de estudos de atividades dramáticas na educação
2 - Campos de intervenção: educacional, experiencial e artístico
3 - Perspetivas distintas do teatro educação: Desenvolvimento estético/ Estratégia facilitadora da aprendizagem/ Atitude pedagógica
4 - Desempenho do professor/educador em ações dramáticas: características e perfis
5 - Planeamento, dinamização, organização e avaliação de atividades dramáticas
6 - Tópicos contemporâneos do teatro educação: inclusão, violência de género e geracional, sustentabilidade

Métodos de Ensino

O seminário apresenta-se como uma oportunidade de aprofundamento e reflexão nos domínios teórico-práticos das práticas do teatro educação e na capacitação do futuro educador/professor para a sua utilização no âmbito educacional contemporâneo. A organização do seminário deve articular a dimensão investigativa e a exploração/experimentação prática de planeamento, organização de espaço, grupo e materiais da atividade dramática em cenários e problemáticas diversas.
Prevê a realização de trabalhos teórico-práticos, onde a dimensão reflexiva e questionadora impere.

Avaliação

De acordo com regulamento de avaliação da Universidade de Évora estão previstas as modalidades de avaliação contínua e avaliação final por exame.
Dessa forma a avaliação contínua do seminário deverá ser constituída por:
- Participação na Pesquisa colaborativa realizada em grupo – 30%
- Concepção, planeamento e discussão de proposta de implementação de acção dramática em contexto educacional - 30%
- Realização de reflexão crítica fundamentada de abordagem/técnica/projeto teatral em contexto de intervenção educacional – 40%

Bibliografia

Bezelga, I. (2021). Educação e vivências performativas fora de portas ou a busca por uma visão ecológica. M. Oliveira, T. Eça, A. Saldanha, C. Ferreira (org.) Antologia de educação artística e sustentabilidade. (30-36). Ed. APECV
Ferreira, T. (2010). A escola no teatro e o teatro na escola. Ed. Mediação.
Kowalski, I. (2000). Educação Estética: A Fruição nos Primeiros Anos do Ensino Básico. VV. Educação pela Arte. Ed. Livros Horizonte. (119-126).
Mendonça, C. e Bezelga, I. (2020). Um olhar sobre o impacto da experiência teatral no exercício da alteridade e no processo de socialização de crianças em contextos educacionais. Revista Educação, Artes e Inclusão, 16 (4) 143-165.
Nogueira, M (2008). Teatro com meninos e meninas de rua. Ed. Perspectiva
Pereira, D. (2022). Que Drama é esse? Praticas teatrais na educação infantil. Ed. Hucitec
Vidor, H. e Bezelga, I. (2023).Aspectos formativos PANOS.Palcos novos palavras novas:um olhar estrangeiro, inicial e tateante.Urdimento

Equipa Docente