2025
Educação e Expressão musical
Nome: Educação e Expressão musical
Cód.: PED15012L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação, Teatro
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
-Compreender a importância da expressão e educação musical e a sua contribuição no desenvolvimento da criança no pré-escolar.
-Saber implementar atividades de expressão e educação musical no contexto escolar através da aquisição de conteúdos musicais para as valências de creche, jardim de infância e ensino básico.
-Desenvolver as capacidades rítmicas e melódicas dos alunos a nível de audição, execução e interpretação.
-Compreender a estrutura de uma aula de expressão musical para as valências de creche, jardim de infância e ensino básico.
-Saber implementar atividades de expressão e educação musical no contexto escolar através da aquisição de conteúdos musicais para as valências de creche, jardim de infância e ensino básico.
-Desenvolver as capacidades rítmicas e melódicas dos alunos a nível de audição, execução e interpretação.
-Compreender a estrutura de uma aula de expressão musical para as valências de creche, jardim de infância e ensino básico.
Conteúdos Programáticos
- Conceitos e exercícios exploratórios básicos de ritmo, pulsação, dinâmicas, altura e melodia.
-Jogos de audição e execução rítmica.
-Pratica de improvisação rítmica.
-Prática vocal de cantar e de desenvolvimento de ritmo corporal para as valências de creche e jardim de infância e ensino básico.
-Execução de trabalhos práticos de lenganlengas, canções coreografadas, balbucios, contos e padrões rítmicos com o corpo e instrumentos.
-Visualização de aulas de expressão musical com várias metodologias fomentando assim o espirito de analise.
-Elaboração de uma planificação de uma aula de expressão musical e sua apresentação em contexto.
-Jogos de audição e execução rítmica.
-Pratica de improvisação rítmica.
-Prática vocal de cantar e de desenvolvimento de ritmo corporal para as valências de creche e jardim de infância e ensino básico.
-Execução de trabalhos práticos de lenganlengas, canções coreografadas, balbucios, contos e padrões rítmicos com o corpo e instrumentos.
-Visualização de aulas de expressão musical com várias metodologias fomentando assim o espirito de analise.
-Elaboração de uma planificação de uma aula de expressão musical e sua apresentação em contexto.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-praticas onde se observam casos práticos de atividades de música em creche, jardim de infância e ensino básico e o seu funcionamento explorando as varias atividades em conversação com os aluno; execução de trabalhos práticos individuais e em grupo; exploração da criatividade em grupo e individual; explora-se o espirito de analise das varias apresentações.
Avaliação
Avaliação continua.
Assiduidade- 15%
Participação e empenho- 20%
Participação nas atividades propostas- 30%
Auto avaliação- 10%
Realização e apresentação de uma planificação de aula de expressão musical- 25%
Avaliação continua;
Realização e apresentação oral e escrita de uma planificação de aula de expressão musical- 100%
Assiduidade- 15%
Participação e empenho- 20%
Participação nas atividades propostas- 30%
Auto avaliação- 10%
Realização e apresentação de uma planificação de aula de expressão musical- 25%
Avaliação continua;
Realização e apresentação oral e escrita de uma planificação de aula de expressão musical- 100%
Bibliografia
Andrade, E. & Lamas, I. (1996). Livro para cantar. Contexto editora.
Custódio, L. (2005). Música no jardim infância. Ambar.
Domingos, A. (2005). Cancioneiro infantil. Casa das letras.
Ferrão, A. & Rodrigues, P. (2008). Sementes de música para bébés e crianças. Caminho.
Gomes, F. & Matos, L. Volta ao Mundo em 40 canções. Edições convite à música.
Gordon, E. (2015). Teoria da aprendizagem musical-competências, conteúdos e padrões. Fundação Gulbenkian.
L´Ecuyer, C. (2016). Educar na Curiosidade. Grupo Planeta.
L´Ecuyer, C. (2017). Educar na realidade. Grupo Planeta.
Mazoni, I. & Santos, L. (1995). Cantigas para crianças. Portugalmundo.
Soares, D. (2019). Lengalengas. Livros Horizonte.
Custódio, L. (2005). Música no jardim infância. Ambar.
Domingos, A. (2005). Cancioneiro infantil. Casa das letras.
Ferrão, A. & Rodrigues, P. (2008). Sementes de música para bébés e crianças. Caminho.
Gomes, F. & Matos, L. Volta ao Mundo em 40 canções. Edições convite à música.
Gordon, E. (2015). Teoria da aprendizagem musical-competências, conteúdos e padrões. Fundação Gulbenkian.
L´Ecuyer, C. (2016). Educar na Curiosidade. Grupo Planeta.
L´Ecuyer, C. (2017). Educar na realidade. Grupo Planeta.
Mazoni, I. & Santos, L. (1995). Cantigas para crianças. Portugalmundo.
Soares, D. (2019). Lengalengas. Livros Horizonte.