2025
Educação, Jogo Dramático e Teatro
Nome: Educação, Jogo Dramático e Teatro
Cód.: PED15010L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação, Teatro
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Reconhecer a importância do jogo no desenvolvimento da criança
- Conhecer princípios e códigos da linguagem dramática
- Conhecer e discutir as orientações curriculares da Educação pré-escolar e 1ª ciclo, no campo da educação artística-teatro
- Explorar a potência corporal e vocal para o pensamento em ação
- Compreender o valor das sensações, desejos e afetos no desenvolvimento criativo
- Explorar a experiência colaborativa no desenvolvimento de ideias e projetos coletivos
- Desenvolver a apreciação estética e sentido crítico
- Conhecer princípios e códigos da linguagem dramática
- Conhecer e discutir as orientações curriculares da Educação pré-escolar e 1ª ciclo, no campo da educação artística-teatro
- Explorar a potência corporal e vocal para o pensamento em ação
- Compreender o valor das sensações, desejos e afetos no desenvolvimento criativo
- Explorar a experiência colaborativa no desenvolvimento de ideias e projetos coletivos
- Desenvolver a apreciação estética e sentido crítico
Conteúdos Programáticos
1 - Sentido do jogo e expressão criadora;
2 - Pressupostos do jogo e desenvolvimento na infância;
3 - Currículo, experiência e pesquisa
4 - Descoberta de si, dos outros e do mundo; observar; analisar; interpretar; disposição para escuta e partilha; experiência e pesquisa artística.
5 - Instrumentos e recursos de criação dramática_ corpo, voz, espaço, imagem, objeto, tempo, ação, desejo/risco, emoção, comunicação.
6 - Técnicas, indutores e métodos de ativação_ jogos, exercícios e treino; analogias; cartografias; busca de resolução de problemas; improvisação; dramatização.
7- criação colectiva - aceitação de singularidade, negociação e tomada de decisão
8- apreciação - juízo fundamentado
2 - Pressupostos do jogo e desenvolvimento na infância;
3 - Currículo, experiência e pesquisa
4 - Descoberta de si, dos outros e do mundo; observar; analisar; interpretar; disposição para escuta e partilha; experiência e pesquisa artística.
5 - Instrumentos e recursos de criação dramática_ corpo, voz, espaço, imagem, objeto, tempo, ação, desejo/risco, emoção, comunicação.
6 - Técnicas, indutores e métodos de ativação_ jogos, exercícios e treino; analogias; cartografias; busca de resolução de problemas; improvisação; dramatização.
7- criação colectiva - aceitação de singularidade, negociação e tomada de decisão
8- apreciação - juízo fundamentado
Métodos de Ensino
As Metodologias a utilizar serão essencialmente ativas e participativas.
Tratando-se de uma formação teórico prática deve-se, no entanto, salientar que a componente prática se revelará muito forte, já que se pretende que os estudantes sejam capazes de integrar os domínios teóricos a partir das vivências práticas das situações de jogo que lhes irão sendo propostas.
Solicitar-se-á a realização de trabalhos teórico práticos, sob a forma de projetos em grupo e a pares, onde a dimensão reflexiva e questionadora esteja presente.
Nos domínios estritamente teóricos optar-se-á pela realização de fichas de leitura/pequenos trabalhos temáticos, que realizados em pares, serão sempre objeto de apresentação e discussão nas aulas.
Serão utilizados recursos audiovisuais como meios complementares na exposição dos conteúdos teóricos e como exemplos paradigmáticos de projetos artísticos e teatrais
Tratando-se de uma formação teórico prática deve-se, no entanto, salientar que a componente prática se revelará muito forte, já que se pretende que os estudantes sejam capazes de integrar os domínios teóricos a partir das vivências práticas das situações de jogo que lhes irão sendo propostas.
Solicitar-se-á a realização de trabalhos teórico práticos, sob a forma de projetos em grupo e a pares, onde a dimensão reflexiva e questionadora esteja presente.
Nos domínios estritamente teóricos optar-se-á pela realização de fichas de leitura/pequenos trabalhos temáticos, que realizados em pares, serão sempre objeto de apresentação e discussão nas aulas.
Serão utilizados recursos audiovisuais como meios complementares na exposição dos conteúdos teóricos e como exemplos paradigmáticos de projetos artísticos e teatrais
Avaliação
Considerando a especificidade do trabalho na UC é fortemente encorajada a sua realização em regime de avaliação contínua. Mais do que qualquer capacidade específica, o que se torna importante, para além do domínio dos conteúdos teóricos abordados, é a atitude de disponibilidade, investimento ativo e questionamento das propostas práticas apresentadas.
Nesse sentido a participação e discussão dos e com os estudantes constitui-se como uma necessidade do processo de ensino-aprendizagem.
A avaliação deve resultar de diversos momentos/provas:
- Desenvolvimento e apresentação dos projetos de trabalho em grupo (2 momentos) 30%
- Elaboração e apresentação de ficha de leitura/trabalho temático (grupo de 2 alunos) 30%
- Participação nos trabalhos desenvolvidos nas aulas 30%
- Relatório/Diário de bordo (análise crítica e reflexão aplicada dos conteúdos desenvolvidos) e Assiduidade 10%
Nesse sentido a participação e discussão dos e com os estudantes constitui-se como uma necessidade do processo de ensino-aprendizagem.
A avaliação deve resultar de diversos momentos/provas:
- Desenvolvimento e apresentação dos projetos de trabalho em grupo (2 momentos) 30%
- Elaboração e apresentação de ficha de leitura/trabalho temático (grupo de 2 alunos) 30%
- Participação nos trabalhos desenvolvidos nas aulas 30%
- Relatório/Diário de bordo (análise crítica e reflexão aplicada dos conteúdos desenvolvidos) e Assiduidade 10%
Bibliografia
Bezelga, I. (2018). BRINCAR, FRUIR, EXPERIMENTAR: A presença das Artes na formação de professores e educadores de infância da Universidade de Évora. POIÉSIS, 12 (21),167-184.
Comissão Nacional da UNESCO (2006). Roteiro para a Educação Artística. Desenvolver Capacidades Criativas para o século XXI. Ed. Comissão Nacional da UNESCO
Cruz, H. (coord.) (2019). Arte e esperança: Percursos da Iniciativa Partis 2014-2018. Ed. FCG.
Gardner, H. (1995). Inteligências múltiplas. A teoria na prática. Editora Artes Médicas Gauthier, H. (2000). Fazer teatro desde os cinco anos. Ed. Minerva e E.S.E.C.
Koudela, I. & Júnior, J. (coord.) (2015). Léxico de Pedagogia do Teatro. Ed. Perspectiva
Koudela, I. (2002). Jogos Teatrais. Perspetiva
Kowalski, I. (2020). E a Expressão Dramática. ESECS IPLeiria
Melo, M. (2005). A expressão dramática à procura e percursos. Ed. Livros Horizonte.
Santos, V. (2002). Brincadeira e conhecimento do faz-de-conta à representação teatral. Ed. Mediação
Comissão Nacional da UNESCO (2006). Roteiro para a Educação Artística. Desenvolver Capacidades Criativas para o século XXI. Ed. Comissão Nacional da UNESCO
Cruz, H. (coord.) (2019). Arte e esperança: Percursos da Iniciativa Partis 2014-2018. Ed. FCG.
Gardner, H. (1995). Inteligências múltiplas. A teoria na prática. Editora Artes Médicas Gauthier, H. (2000). Fazer teatro desde os cinco anos. Ed. Minerva e E.S.E.C.
Koudela, I. & Júnior, J. (coord.) (2015). Léxico de Pedagogia do Teatro. Ed. Perspectiva
Koudela, I. (2002). Jogos Teatrais. Perspetiva
Kowalski, I. (2020). E a Expressão Dramática. ESECS IPLeiria
Melo, M. (2005). A expressão dramática à procura e percursos. Ed. Livros Horizonte.
Santos, V. (2002). Brincadeira e conhecimento do faz-de-conta à representação teatral. Ed. Mediação