2025

Educação Básica e seus Contextos

Nome: Educação Básica e seus Contextos
Cód.: PED15002L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecer, analisar e refletir sobre os desafios da educação numa articulação com uma compreensão do mundo atual e das finalidades da educação no século XXI nomeadamente na Educação Básica (EB);
Conhecer o papel da EB em articulação com o papel da família e da sociedade centrando-se numa análise da ecologia da infância;
Conhecer e analisar politicas de EB, a organização do sistema educativo em Portugal e em contextos Europeus;
Conhecer a multiplicidade de contextos de EB (0 -12), e respetivas funções;
Conhecer, analisar e refletir sobre o perfil dos educadores/professores numa perspetiva de construção da identidade docente;
Conhecer, analisar e refletir sobre organização dos contextos educativos (espaço, tempo, sujeitos);
Desenvolver competências de construção autónoma de conhecimento em cooperação com os pares, professor e educadores/professores;
Desenvolver uma atitude reflexiva, tendo em vista a criação de hábitos de pesquisa, seleção, organização e tratamento de informação.

Conteúdos Programáticos

Educação Básica para o sec. XXI
- A infância, a educação, os principais desafios do mundo atual
- O papel da EB no mundo de hoje
Aprendizagem e seus contextos:
- Perspetiva ecológica do desenvolvimento de Bronfenbrenner;

Sistema educativo em Portugal e na Europa
- Lei de Bases do Sistema Educativo: princípios e objetivos de aprendizagem;
- O Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória.
Os sujeitos implicados na EB
- Papéis, funções e formas de participação
- O perfil de desempenho profissional dos educadores e professores do EB
- Tipologia e organização das respostas educativas da infância até aos 12 anos (creche; J.I., 1º e 2º ciclos EB)
- Do Projeto Educativo à organização dos contextos institucionais
- Gestão e organização curricular: espaço, tempo, cultura e atividades
- O ethos institucional

Métodos de Ensino

- Gestão cooperada do processo de aprendizagem;
- Análise e discussão de textos;
- Aulas expositivas com debate;
- Contactos com instituições de EB, profissionais e outros parceiros;
- Utilização da plataforma moodle como recurso comum onde se disponibiliza informação relevante no âmbito da UC;
- Acompanhamento dos processos de aprendizagem diferenciados através de tutoria.

Avaliação

A avaliação continua é feita com base em
A. Dossier de Aprendizagem:
1. Três fichas bibliográficas
2. Dois relatórios de visitas a instituições de Educação Básica
3. Fichas de Aprendizagem incidindo sobre conteúdos das aulas
B. Assiduidade e participação nas aulas.
A classificação final será obtida através da fórmula:
2 A1 + 3 A2 + 3 A3 + B
9
A avaliação final implicará a realização de duas provas: uma prova escrita (PE)(50%) e uma prova prática (PP)(50%).

Bibliografia

Alarcão, I. et al. (2008), A Educação das Crianças dos 0 aos 12 anos. CNE.
Decretos-Lei n.º 240 e 241/2001. Perfis geral e específicos de desempenho profissional do educador de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário.
Dec. Lei nº49/2005. Lei de Bases do Sistema Educativo.
Folque, M. A. (2018). A formação de educadores/as de infância: da exigência e complexidade da profissão no mundo atual, ao projeto de formação na UniverCidade de Évora. Poésis, 12 (21), p. 32-56.
Folque, M. A., et. al. (2016). Pensar a educação de Infância e os seus contextos. In M. Silva (Coord.), Pensar a Educação: temas sectoriais (pp. 9-46). Educa.
Morin, E. (2000). Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. Cortez UNESCO.
Oliveira-Martins et al (2016). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Ministério da Educação/Direção Geral de Educação
UNESCO (2022). Reimaginar nossos futuros juntos : um novo contrato social para a educação. Comissão Internacional sobre os Futuros d

Equipa Docente