2025

Prática Pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico

Nome: Prática Pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico
Cód.: PED14981L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1.Conhecer características de uma educação de qualidade com crianças, em contexto escolar
2.Caracterizar o ambiente educativo no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico e refletir criticamente sobre opções e dinâmicas organizativas subjacentes
3.Conhecer características e necessidades das crianças e refletir sobre experiências educativas adequadas a às suas idades em 1º ciclo, tendo em conta documentos e normativos que orientam a docência nesse nível de ensino, a investigação em educação de infância e a promoção da inclusão
4.Conhecer modalidades de interação com contextos familiares e comunidades.
5.Desenvolver competências subjacentes à ação educativa: competências relacionais e comunicacionais; dimensão cívica e formativa das suas funções, com as exigências éticas e deontológicas que lhe estão associadas; capacidades de observação, planificação, ação e avaliação
6.Desenvolver capacidades reflexivas face à experiência vivida, de avaliação cooperada e de aprendizagem ao longo da

Conteúdos Programáticos

1.O 1º ciclo do Ensino Básico no Sistema Educativo em Portugal
1.1.Currículo dos ensinos básico e secundário, os princípios orientadores da sua conceção, operacionalização e avaliação das aprendizagens.
1.2.Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
1.3.Orientações e matriz curricular para a Educação Básica.
2. A monodocência e o papel do professor
2.1.Gestão curricular: observação, escuta, registos, planeamento, ação e avaliação.
2.2.A organização e regulação dos ambientes de aprendizagem: grupo, espaços e materiais, tempo.
2.3.A aprendizagem integrada de conteúdos curriculares
2.4.A relação com famílias e comunidades: fatores determinantes; estratégias de comunicação.
3.Reflexão e prática profissional
3.1.Portfólios reflexivos e aprendizagem profissional

Métodos de Ensino

Utilizam-se metodologias que apelem à construção de conhecimentos significantes através do envolvimento e participação dos estudantes, individualmente e em grupo, em diálogo com referenciais teóricos e praxiológicos e com os contextos escolares, nomeadamente:
Gestão cooperada do processo de aprendizagem;
Aulas expositivas com debate;
Trabalhos de pesquisa em grupo ou individuais;
Discussão e análise crítica de situações problemáticas colocadas pelos/as estudantes;
Observação participante em escolas de 1º CEB + uma semana de intervenção cooperada,
Reflexão cooperada e análise das ações pedagógicas desenvolvidas em ambiente escolar;
Utilização da plataforma moodle como recurso comum onde se disponibiliza informação relevante no âmbito da disciplina e se constrói uma rede de comunicação que alimente os processos de aprendizagem

Avaliação

Numa perspetiva de avaliação para a aprendizagem o processo de avaliação compreende:
- uma dimensão de autorregulação de cada estudante apoiada num projeto de trabalho
- o acompanhamento dos estudantes, oralmente e por escrito, quer pela docente da UC, quer pelos professores cooperantes;
- realização de um portfolio com evidências do processo de aprendizagem e do trabalho desenvolvido nas escolas
- Avaliação cooperada da observação participante e intervenção com base no perfil de desempenho profissional dos professores.
Classificação final: Classificação do Portfolio (60%)+ Classificação da intervenção em 1º CEB (40%)
Nota: Pela sua especificidade esta UC não contempla o regime de exame com provas diferentes.

Bibliografia

Cosme, A. (2018). Autonomia e flexibilidade curricular. Propostas e estratégias de ação. Porto Editora.

Despacho nº 6478/2017, 26 de julho

Fernandes, D. (2021). Avaliação Pedagógica, Classificação e Notas: Perspetivas Contemporâneas.. Ministério da Educação/Direção Geral de Educação

Flores, M. A. (2017). Práticas e discursos sobre currículo e avaliação. Contributos para
aprofundar um debate. De Facto Editores

Peralta, H, Roldão, M. C., & Martins, I. (2018). Currículo do ensino básico e do ensino secundário para a construção de aprendizagens essenciais baseadas no perfil dos alunos. Ministério da Educação/Direção-Geral de Educação.

Santos, A. Cavalcanti dos & Leite, C. (2018). Políticas curriculares em Portugal: fronteiras e tensões entre prescrição, autonomia e flexibilidade, Currículo sem Fronteiras, (18), 3, p. 836-856.

Weiss, M. (2021). Reflective practice research in teacher education. HASER. Revista Internacional de Filosofía Aplicada, 12, 2021, 239-266