2025
Projetos de Literacias Múltiplas
Nome: Projetos de Literacias Múltiplas
Cód.: PED14970L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1 - Compreender o conceito de literacia/multiliteracia
2 - Compreender a necessidade de desenvolver competências gerais para ler/interpretar em múltiplos suportes
3 - Promover a intervenção em contextos educativos, através do trabalho por projeto, numa perspetiva integrada da literacia verbal, performativa, visual, científica, matemática e digital, em estreita articulação com o conhecimento e manipulação de múltiplos suportes
4 - Conhecer e integrar criticamente a investigação no âmbito de projetos educativos, suportados numa perspetiva integrada de múltiplas literacias, tendo em vista o seu papel como futuro educador/professor
2 - Compreender a necessidade de desenvolver competências gerais para ler/interpretar em múltiplos suportes
3 - Promover a intervenção em contextos educativos, através do trabalho por projeto, numa perspetiva integrada da literacia verbal, performativa, visual, científica, matemática e digital, em estreita articulação com o conhecimento e manipulação de múltiplos suportes
4 - Conhecer e integrar criticamente a investigação no âmbito de projetos educativos, suportados numa perspetiva integrada de múltiplas literacias, tendo em vista o seu papel como futuro educador/professor
Conteúdos Programáticos
1 - Literacia / literacia crítica / multiliteracia
2 - Literacia da leitura, performativa, visual, científica, matemática e digital.
3 - Recursos para a leitura da realidade/textos diversos (escritos/orais/performativos visuais/outros)
4 - Conceção e dinamização de projetos educativos integradores de multiliteracias
5 - A investigação no âmbito de projetos educativos suportados numa perspetiva integrada de múltiplas literacias
2 - Literacia da leitura, performativa, visual, científica, matemática e digital.
3 - Recursos para a leitura da realidade/textos diversos (escritos/orais/performativos visuais/outros)
4 - Conceção e dinamização de projetos educativos integradores de multiliteracias
5 - A investigação no âmbito de projetos educativos suportados numa perspetiva integrada de múltiplas literacias
Métodos de Ensino
As metodologias pedagógicas privilegiam a participação ativa dos estudantes na co-construção do conhecimento, através de estratégias diversificadas, como o debate, a análise de situações experienciadas, a reflexão e crítica fundamentada, em momentos de trabalho colaborativo. A metodologia de trabalho por projeto vai centrar-se na orientação da conceção dos projetos, das planificações e das ações educativas a desenvolver pelos estudantes. A observação direta, a reflexão cooperada e a análise dos projetos em curso são desenvolvidas com vista à progressão da implementação do projeto. O processo de ensino e de aprendizagem é mediado pela avaliação com funções de regulação, facilitadora da autonomia e autorregulação das aprendizagens.
Avaliação
A avaliação segue o regime de avaliação da Universidade de Évora.
Regime de avaliação contínua
No que se refere à avaliação, a par da pesquisa participativa e discussão sobre os diversos tópicos e campos das múltiplas literacias, prevê-se a elaboração de um portefólio que, respeitando a lógica transversal da unidade curricular, dos seus objetivos, conteúdos e metodologias, possa envolver os diferentes tipos de literacia em questão.
Assiduidade e participação efetiva dos estudantes nas aulas/nos projetos peso 10%
Portfólio do projeto peso 75%
Apresentação do projeto peso 15%
Regime de avaliação final
Tal como previsto no artigo 110º, ponto 10, do Regulamento Académico da Universidade de Évora, nesta uc não há regime de avaliação final, dado que as competências a desenvolver pelos estudantes, nesta uc, não podem ser avaliadas através do regime de avaliação final.
Regime de avaliação contínua
No que se refere à avaliação, a par da pesquisa participativa e discussão sobre os diversos tópicos e campos das múltiplas literacias, prevê-se a elaboração de um portefólio que, respeitando a lógica transversal da unidade curricular, dos seus objetivos, conteúdos e metodologias, possa envolver os diferentes tipos de literacia em questão.
Assiduidade e participação efetiva dos estudantes nas aulas/nos projetos peso 10%
Portfólio do projeto peso 75%
Apresentação do projeto peso 15%
Regime de avaliação final
Tal como previsto no artigo 110º, ponto 10, do Regulamento Académico da Universidade de Évora, nesta uc não há regime de avaliação final, dado que as competências a desenvolver pelos estudantes, nesta uc, não podem ser avaliadas através do regime de avaliação final.
Bibliografia
Andrade, P. (2008). Cidadania cultural e literacia artística: lazeres e saberes em museus e cibermuseus da cidade criativa. Comunicação e Sociedade, (14), pp. 51-59
Doloughan, F. (2011). Contemporary Narrative. Textual production, multimodality and multiliteracies. London: Continuum.
Escaño, C. (2022) Pedagogías de la mirada. Reflexiones desde la postdigitalidad. Dykinson
Katz, L. & Chard, S. (2009). A abordagem por projetos na educação de infância (2ª edição). Fundação
Calouste Gulbenkian
Martins, G. O. (Coord.). (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. ME/DGE
Metcalfe, J., Simpson, D., Todd, I. & Toyn, M. (2013). Thinking Through New Literacies for Primary and Early Years. London: Sage.
Tavares, G. (2013) Atlas do Corpo e da Imaginação. Caminho.
Doloughan, F. (2011). Contemporary Narrative. Textual production, multimodality and multiliteracies. London: Continuum.
Escaño, C. (2022) Pedagogías de la mirada. Reflexiones desde la postdigitalidad. Dykinson
Katz, L. & Chard, S. (2009). A abordagem por projetos na educação de infância (2ª edição). Fundação
Calouste Gulbenkian
Martins, G. O. (Coord.). (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. ME/DGE
Metcalfe, J., Simpson, D., Todd, I. & Toyn, M. (2013). Thinking Through New Literacies for Primary and Early Years. London: Sage.
Tavares, G. (2013) Atlas do Corpo e da Imaginação. Caminho.