2025
Oficina de Meio Físico e Social
Nome: Oficina de Meio Físico e Social
Cód.: PED14969L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1.Analisar o papel das ciências naturais e sociais num quadro de educação para a sustentabilidade e ao longo da vida
2.Compreender o papel que as áreas de Conhecimento do Mundo e de Estudo do Meio físico e social desempenham no desenvolvimento intelectual, estético e sociomoral das crianças.
3.Fundamentar as atuais correntes curriculares, pedagógicas e didáticas para o ensino das Ciências e para o ensino da História.
4.Integrar a avaliação no processo de ensino e aprendizagem
5.Explorar abordagens adequadas à construção do conhecimento no âmbito do Meio Físico e Social
2.Compreender o papel que as áreas de Conhecimento do Mundo e de Estudo do Meio físico e social desempenham no desenvolvimento intelectual, estético e sociomoral das crianças.
3.Fundamentar as atuais correntes curriculares, pedagógicas e didáticas para o ensino das Ciências e para o ensino da História.
4.Integrar a avaliação no processo de ensino e aprendizagem
5.Explorar abordagens adequadas à construção do conhecimento no âmbito do Meio Físico e Social
Conteúdos Programáticos
1.O lugar das ciências naturais e sociais na aprendizagem ao longo da vida
2.Contributos do Conhecimento do Mundo e de Estudo do Meio físico e social no desenvolvimento intelectual, estético e sociomoral das crianças.
3.Atuais correntes curriculares, pedagógicas e didáticas para o ensino das Ciências e para o ensino da História.
4.A avaliação como processo de regulação do ensino e da aprendizagem
5.A construção do conhecimento no âmbito do Meio Físico e Social
2.Contributos do Conhecimento do Mundo e de Estudo do Meio físico e social no desenvolvimento intelectual, estético e sociomoral das crianças.
3.Atuais correntes curriculares, pedagógicas e didáticas para o ensino das Ciências e para o ensino da História.
4.A avaliação como processo de regulação do ensino e da aprendizagem
5.A construção do conhecimento no âmbito do Meio Físico e Social
Métodos de Ensino
As metodologias pedagógicas privilegiam a participação ativa dos estudantes na co-construção do conhecimento, através de estratégias diversificadas, como o debate, a análise de situações relatadas ou experienciadas, a reflexão e crítica fundamentada, em momentos de trabalho individual e de trabalho colaborativo. São mobilizados diferentes recursos (documentos, vídeos, aplicações tecnológicas e observação direta) para apoio às situações de aprendizagem - baseadas em investigação, em projetos, em problemas. e são realizadas saídas de campo a diferentes contextos (ambientes naturais/sociais, museus e afins, centro ciência viva) que contribuem para a diversificação de experiências de aprendizagem e um maior enriquecimento da formação. O processo de ensino e aprendizagem é mediado pela avaliação com funções de regulação, apoiada em instrumentos facilitadores da autonomia e autorregulação das aprendizagens (guias de aprendizagem e rubricas de avaliação).
Avaliação
A avaliação segue o regime de avaliação da UÉ, que prevê duas modalidades.
Avaliação contínua
A avaliação ocorre ao longo do semestre, está integrada no ensino e na aprendizagem, desempenhando uma função reguladora. A avaliação das aprendizagens é feita a partir da realização de pelo menos quatro tarefas de aula (TA), de natureza diversa, individuais e em grupo e de uma tarefa final (TF) integradora, de natureza científico-didática sobre um tema escolhido pelos estudantes, sujeita a apresentação e discussão em sala de aula. Todas as tarefas são avaliadas com base em critérios previamente definidos e partilhados com os estudantes.
Classificação Final = 50% (TA) + 50%(TF)
Avaliação final
Quando os estudantes não puderem realizar avaliação contínua, realizam uma prova de Exame (normal ou de recurso) e uma Tarefa final (TF).
Classificação Final = 60% (E) + 40%(TF)
O regime de avaliação dos trabalhadores-estudantes segue as normas inscritas no RAUE
Avaliação contínua
A avaliação ocorre ao longo do semestre, está integrada no ensino e na aprendizagem, desempenhando uma função reguladora. A avaliação das aprendizagens é feita a partir da realização de pelo menos quatro tarefas de aula (TA), de natureza diversa, individuais e em grupo e de uma tarefa final (TF) integradora, de natureza científico-didática sobre um tema escolhido pelos estudantes, sujeita a apresentação e discussão em sala de aula. Todas as tarefas são avaliadas com base em critérios previamente definidos e partilhados com os estudantes.
Classificação Final = 50% (TA) + 50%(TF)
Avaliação final
Quando os estudantes não puderem realizar avaliação contínua, realizam uma prova de Exame (normal ou de recurso) e uma Tarefa final (TF).
Classificação Final = 60% (E) + 40%(TF)
O regime de avaliação dos trabalhadores-estudantes segue as normas inscritas no RAUE
Bibliografia
Conde, A. F; Magalhães, O.; Moreira, M.; Claro, S; Brito, F; Santos, I. (2020). A implantação e a instalação do conjunto arquitetónico de Valverde e a sua relação com a condução e o uso da água. A. F. Conde; O. Magalhães; A. C. Gouveia (Dirs.). O Claustro e o Século: Espaços, Fronteiras e Identidades. Cidehus, http://books.openedition.org/cidehus/10107
Fialho, I. (2010). Ensino experimental. Estudo do Meio. Ensino Básico, 1º ano. Areal Ed..
Fialho, I. (2019). O papel da avaliação na excelência educativa. Revista Pátio Ensino FundamentalExcelência Pedagógica, AnoXXI, 88, 10-13.
Sá, J. & Varela, P. (2007). Crianças aprendem a pensar ciências. Uma abordagem interdisciplinar. Porto Ed.
Santos, M. L.; Gaspar, M. F. & Santos, S. S. (2014). A ciência na educação pré-escolar. FMS.
Skjæveland, Y. (2017). Learning history in early childhood: Teaching methods and childrens understanding. Contemporary Issues in Early Childhood, 18(1), 8-22.
Fialho, I. (2010). Ensino experimental. Estudo do Meio. Ensino Básico, 1º ano. Areal Ed..
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