2025
Literatura e cultura para a Infância
Nome: Literatura e cultura para a Infância
Cód.: LLT14978L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Literatura
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Abordar o sistema específico da Literatura para a Infância no contexto do polissistema literário;
2. Conhecer a história deste campo literário, sobretudo na sua riqueza temática e diversidade de formatos.
3. Reconhecer a constituição do subsistema literário por diferentes instituições, da qual se destacam as que estão ligadas aos sistemas de ensino e à promoção do livro e da leitura;
4. Saber relacionar obras desses sistemas com outras produções artísticas e objetos culturais/recreativos geralmente entendidas como produções para as massas.
2. Conhecer a história deste campo literário, sobretudo na sua riqueza temática e diversidade de formatos.
3. Reconhecer a constituição do subsistema literário por diferentes instituições, da qual se destacam as que estão ligadas aos sistemas de ensino e à promoção do livro e da leitura;
4. Saber relacionar obras desses sistemas com outras produções artísticas e objetos culturais/recreativos geralmente entendidas como produções para as massas.
Conteúdos Programáticos
1. Literatura, infância e sociedade
1.1. Perspetiva histórica e contemporânea do conceito de infância.
1.2. Do livro para a infância ao meio envolvente: da estética à política
1.3. Questões de mercado: (d)o livro (a)o produto de merchandising
2. Os livros e os objetos, os livros-objeto
2.1. Escrita e receção.
3. Literatura para a infância e instituições
3.1. A exploração pedagógica do livro para a infância.
4. Texto e Imagem: relações vitais
4.1. As crianças da vídeo-esfera.
4.2. O jogo da literatura: cinema, teatro, televisão e "novelização".
1.1. Perspetiva histórica e contemporânea do conceito de infância.
1.2. Do livro para a infância ao meio envolvente: da estética à política
1.3. Questões de mercado: (d)o livro (a)o produto de merchandising
2. Os livros e os objetos, os livros-objeto
2.1. Escrita e receção.
3. Literatura para a infância e instituições
3.1. A exploração pedagógica do livro para a infância.
4. Texto e Imagem: relações vitais
4.1. As crianças da vídeo-esfera.
4.2. O jogo da literatura: cinema, teatro, televisão e "novelização".
Métodos de Ensino
Exposição teórica e comentário crítico-comparativo de textos (e excertos) de obras de bibliografia de referência teórica; leitura e comentário de livros para a infância e de obras noutras linguagens estéticas (ilustração, design e produtos audiovisuais); intervenções orais dos estudantes sobre os temas, os contextos ou as relações intertextuais ou intermediais do corpus abordado. Em cada edição do curso, os/as estudantes lerão integralmente uma obra considerada um clássico deste subsistema literário e essa leitura será feita em leitura em voz alta pela/o docente, sendo comentada. A esta atividade chama-se Literatura Ao Vivo.
Avaliação
Avaliação Contínua: contempla duas componentes de avaliação, sendo uma delas uma prova escrita e a outra um pequeno ensaio sobre a obra de leitura integral. É atribuída uma percentagem de 50% a cada um dos elementos de avaliação.
Avaliação por Exame Final (épocas normal, recurso, especial e extraordinária): consiste na realização de uma prova escrita, à qual será atribuída percentagem de 100%.
Avaliação por Exame Final (épocas normal, recurso, especial e extraordinária): consiste na realização de uma prova escrita, à qual será atribuída percentagem de 100%.
Bibliografia
BASTOS, G. (1999). Literatura Infantil e Juvenil, Lisboa: Universidade Aberta.
GOMES, J. A. (1993). A Poesia na Literatura para a Infância, Porto: ASA Editores.
RAMOS, Ana Margarida (2010). Literatura para a Infância e Ilustração: Leituras em Diálogo, Porto; Tropelias e Companhia.
RAMOS, Ana Margarida (2012). Tendências contemporâneas da Literatura para a infância contemporânea, Porto,Tropelias e Companhia.
SILVA, S. R. (2012). Entre Textos - Perspectivas sobre a Literatura para a Infância e a Juventude, Porto: Tropelias e Companhia.
RAMOS, A. M., MOURÃO, S.; CORTEZ, T. (eds). (2017). Fractures and Disruptions in Children's Literature. Cambridge: Cambridge Scholars.
GOMES, J. A. (1993). A Poesia na Literatura para a Infância, Porto: ASA Editores.
RAMOS, Ana Margarida (2010). Literatura para a Infância e Ilustração: Leituras em Diálogo, Porto; Tropelias e Companhia.
RAMOS, Ana Margarida (2012). Tendências contemporâneas da Literatura para a infância contemporânea, Porto,Tropelias e Companhia.
SILVA, S. R. (2012). Entre Textos - Perspectivas sobre a Literatura para a Infância e a Juventude, Porto: Tropelias e Companhia.
RAMOS, A. M., MOURÃO, S.; CORTEZ, T. (eds). (2017). Fractures and Disruptions in Children's Literature. Cambridge: Cambridge Scholars.
Equipa Docente
- Cláudia Maria Ferreira de Sousa Pereira [responsável]