2025
Oficina de Leitura Literária
Nome: Oficina de Leitura Literária
Cód.: LLT14977L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Literatura
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Trabalho experimental de laboratório de leitura literária com produção de textos e discursos de opinião.
2. Reconhecer os diferentes públicos para os quais revertem os resultados do trabalho de laboratório.
2. Reconhecer os diferentes públicos para os quais revertem os resultados do trabalho de laboratório.
Conteúdos Programáticos
1. A importância de ler literatura
1.1. Uma brevíssima perspetiva histórica e social da abordagem às obras literárias
1.2. Conceitos específicos e recorrentes do comentário sobre textos literários.
2. A convocação de saberes e experiências para a leitura por prazer e a distinção entre contextos de criação e de receção.
3. Ler para dar a ler e sensibilizar leitores.
1.1. Uma brevíssima perspetiva histórica e social da abordagem às obras literárias
1.2. Conceitos específicos e recorrentes do comentário sobre textos literários.
2. A convocação de saberes e experiências para a leitura por prazer e a distinção entre contextos de criação e de receção.
3. Ler para dar a ler e sensibilizar leitores.
Métodos de Ensino
Feita uma introdução geral de caráter teórico, as sessões decorrerão com a discussão de textos e obras literárias lidas previamente. Serão selecionadas duas obras breves, para além de outros textos de forma simples e poemas, para serem trabalhadas em oficina. E será sugerida uma obra de maior fôlego sobre a qual assentará o trabalho final. Em cada sessão da oficina haverá pelo menos duas rondas em que os estudantes expressarão a sua opinião sobre os textos em discussão.
Avaliação
A avaliação contínua compreende um trabalho final com contornos de texto de crítica literária, com valor de 75% da nota final. Acrescenta-se uma apresentação oral, agendada, de um conto ou poema perante o grupo da turma, com peso de 25%.
Em alternativa à avaliação contínua, em todas as épocas de Exames, haverá uma prova escrita e uma prova oral, valendo quer uma, quer outra 50% da nota final.
Em alternativa à avaliação contínua, em todas as épocas de Exames, haverá uma prova escrita e uma prova oral, valendo quer uma, quer outra 50% da nota final.
Bibliografia
AA.VV. (2023). Seis Passeios nos Bosques de Umberto Eco. Fundação Eng. António de Almeida: Porto.
BORGES, Jorge Luis. Este Ofício de Poeta. Editora Teorema: Lisboa. (
JAUSS, Hans Robert (1993). A Literatura Como Provocação. Editora Vega: Lisboa. (1970)
PROUST, Marcel (2020). Sobre a Leitura. Tradução Miguel Serras Pereira. Antígona: Lisboa. (1905)
BORGES, Jorge Luis. Este Ofício de Poeta. Editora Teorema: Lisboa. (
JAUSS, Hans Robert (1993). A Literatura Como Provocação. Editora Vega: Lisboa. (1970)
PROUST, Marcel (2020). Sobre a Leitura. Tradução Miguel Serras Pereira. Antígona: Lisboa. (1905)
Equipa Docente
- Cláudia Maria Ferreira de Sousa Pereira [responsável]