2025
Oficina de Escrita Académica
Nome: Oficina de Escrita Académica
Cód.: LLT14976L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Linguística
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivo geral:
Estudar, de forma exploratória, práticas de escrita orientada para o exercício académico, por forma a desenvolver capacidades científicas, críticas e argumentativas implicadas na escrita de contexto académico, e por forma também a incentivar os estudantes a prosseguirem estudos de pós-graduação.
Em termos de competências a adquirir, visa-se que os estudantes sejam capazes de:
- Conhecer algumas tipologias/especificidades de textos académicos.
- Identificar critérios formais de apresentação, organização, clareza, correção e rigor da escrita académica.
- Produzir excertos de textos académicos com qualidade linguística e semântica, tendo em conta as suas finalidades.
- Olhar para a argumentação como um requisito necessário para escrever de forma académica.
- Usar/Aplicar, de um modo dinâmico, elementos básicos de argumentação.
- Utilizar software de apoio à investigação académica.
- Dinamizar a prática de oficinas na perspetiva da sua aplicação em contextos educativ
Estudar, de forma exploratória, práticas de escrita orientada para o exercício académico, por forma a desenvolver capacidades científicas, críticas e argumentativas implicadas na escrita de contexto académico, e por forma também a incentivar os estudantes a prosseguirem estudos de pós-graduação.
Em termos de competências a adquirir, visa-se que os estudantes sejam capazes de:
- Conhecer algumas tipologias/especificidades de textos académicos.
- Identificar critérios formais de apresentação, organização, clareza, correção e rigor da escrita académica.
- Produzir excertos de textos académicos com qualidade linguística e semântica, tendo em conta as suas finalidades.
- Olhar para a argumentação como um requisito necessário para escrever de forma académica.
- Usar/Aplicar, de um modo dinâmico, elementos básicos de argumentação.
- Utilizar software de apoio à investigação académica.
- Dinamizar a prática de oficinas na perspetiva da sua aplicação em contextos educativ
Conteúdos Programáticos
1. Escrita académica e científica
1.1. Regras elementares de deontologia académica: integridade, humildade, confiança
2. Algumas tipologias textuais académicas: características e princípios
2.1. Resumos; apresentações; comentários (escritos e orais).
2.2. Trabalhos escolares; relatórios
2.3. Papers; capítulos de livro; dissertações; teses
3. Arquitetura textual e mecanismos de organização do texto académico
3.1. Dimensões macro, meso e microestrutural com base na análise de textos: alguns mecanismos linguísticos
3.2. A secção de revisão da literatura: retóricas e estratégias
3.3. Questões de referenciação bibliográfica; usos de autoridades científicas; formas de citar
4. Dimensão argumentativa e crítica do texto académico
4.1. Conceitos e tipos/estruturas de argumentos
4.2. Estratégias, eficácia e construção de argumentos
5. Infoliteracia na elaboração de trabalhos académicos: pesquisa e exploração de bases bibliográficas; ferramentas de gestão bibliográfica
1.1. Regras elementares de deontologia académica: integridade, humildade, confiança
2. Algumas tipologias textuais académicas: características e princípios
2.1. Resumos; apresentações; comentários (escritos e orais).
2.2. Trabalhos escolares; relatórios
2.3. Papers; capítulos de livro; dissertações; teses
3. Arquitetura textual e mecanismos de organização do texto académico
3.1. Dimensões macro, meso e microestrutural com base na análise de textos: alguns mecanismos linguísticos
3.2. A secção de revisão da literatura: retóricas e estratégias
3.3. Questões de referenciação bibliográfica; usos de autoridades científicas; formas de citar
4. Dimensão argumentativa e crítica do texto académico
4.1. Conceitos e tipos/estruturas de argumentos
4.2. Estratégias, eficácia e construção de argumentos
5. Infoliteracia na elaboração de trabalhos académicos: pesquisa e exploração de bases bibliográficas; ferramentas de gestão bibliográfica
Métodos de Ensino
Dada a natureza oficinal desta UC, serão privilegiados:
- Exposição, debate, trabalho individual, trabalho de grupo e orientação tutorial.
- Atividades de escrita, de leitura, de análise e de reflexão (textos escritos).
- Trabalhos de pesquisa, individuais e em grupo.
- Trabalho de escrita individual.
- Realização de exercícios/reflexões em grupo.
As sessões de orientação tutorial destinam-se a apoiar os estudantes em dificuldades específicas e na preparação do trabalho individual.
- Exposição, debate, trabalho individual, trabalho de grupo e orientação tutorial.
- Atividades de escrita, de leitura, de análise e de reflexão (textos escritos).
- Trabalhos de pesquisa, individuais e em grupo.
- Trabalho de escrita individual.
- Realização de exercícios/reflexões em grupo.
As sessões de orientação tutorial destinam-se a apoiar os estudantes em dificuldades específicas e na preparação do trabalho individual.
Avaliação
A avaliação rege-se pelo Regulamento Académico da UÉ, 2022/23 (artº 110º), que estipula as seguintes duas modalidades: contínua e final.
A avaliação contínua é preferencial, uma vez que inclui a participação ativa dos estudantes nos trabalhos de aula e/ou realizados em casa (individuais ou em grupo). Esta avaliação contínua tem por base os seguintes elementos: (i) dois testes escritos individuais (40% cada); (ii) participação relevante nas aulas e realização de exercícios práticos na aula e em casa (20%).
Avaliação por exame: realização de um exame (100%), que incide sobre toada a matéria. Só são
aprovados estudantes com classificação superior ou igual a 10 valores.
A avaliação contínua é preferencial, uma vez que inclui a participação ativa dos estudantes nos trabalhos de aula e/ou realizados em casa (individuais ou em grupo). Esta avaliação contínua tem por base os seguintes elementos: (i) dois testes escritos individuais (40% cada); (ii) participação relevante nas aulas e realização de exercícios práticos na aula e em casa (20%).
Avaliação por exame: realização de um exame (100%), que incide sobre toada a matéria. Só são
aprovados estudantes com classificação superior ou igual a 10 valores.
Bibliografia
- Barbeiro, L. F. e Pereira, L. A. (2007). O ensino da escrita. A dimensão textual (com a colaboração de Conceição Aleixo e Mariana Oliveira Pinto). Lisboa: DGIDC.
- Delgado-Martins, M. R. e Ferreira, H. G. (2006). Português corrente: estilos do português no Ensino Secundário. Lisboa: Editorial Caminho.
- Guimarães, J. P. (2019). Escrita Académica. Regras, Estrutura e Colaboração. Coimbra: CINEP/IPC.
- Macagno, F. e Rapanta C. (2021). Escrita Académica - Argumentação lógica. Lógica da escrita. Ideias e estilo. Artigos e papers. Lisboa: Pactor.
- Sá, Cristina Manuela (2018). Técnicas de Comunicação Oral e Escrita. Universidade de Aveiro: UA Editora.
- Vilas-Boas, A. J. L. (2003). Oficinas de escrita: modos de usar. Porto: ASA.
Recursos online:
https://www.pnl2027.gov.pt/np4/leituraescritatecnologiasdigitais.html
Outra bibliografia de referência:
- Obras recomendadas na unidade curricular de Língua Portuguesa (1.º semestre).
- Delgado-Martins, M. R. e Ferreira, H. G. (2006). Português corrente: estilos do português no Ensino Secundário. Lisboa: Editorial Caminho.
- Guimarães, J. P. (2019). Escrita Académica. Regras, Estrutura e Colaboração. Coimbra: CINEP/IPC.
- Macagno, F. e Rapanta C. (2021). Escrita Académica - Argumentação lógica. Lógica da escrita. Ideias e estilo. Artigos e papers. Lisboa: Pactor.
- Sá, Cristina Manuela (2018). Técnicas de Comunicação Oral e Escrita. Universidade de Aveiro: UA Editora.
- Vilas-Boas, A. J. L. (2003). Oficinas de escrita: modos de usar. Porto: ASA.
Recursos online:
https://www.pnl2027.gov.pt/np4/leituraescritatecnologiasdigitais.html
Outra bibliografia de referência:
- Obras recomendadas na unidade curricular de Língua Portuguesa (1.º semestre).
Equipa Docente
- Ana Alexandra Lázaro Vieira da Silva [responsável]