2025
Língua Portuguesa
Nome: Língua Portuguesa
Cód.: LLT14974L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Linguística
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Nesta UC pretende-se, como objetivo geral, que os estudantes sejam utilizadores proficientes da
língua portuguesa na perspetiva da sua aplicação na intervenção educativa e que, ao nível de subcompetências específicas a adquirir, os estudantes consigam:
- Reconhecer e explicitar características fonético-fonológicas, morfológicas, sintáticas e semântico-lexicais do português padrão europeu.
- Dominar instrumentos de análise linguística para controlo e correção da escrita, oralidade e leitura.
- Adquirir competência metalinguística para regular as produções linguísticas (escritas, orais e de leitura).
- Compreender fenómenos de variedades geográficas e socioculturais em presença no português moderno.
- Assumir compromissos de trabalho, interagindo em trabalho de equipa de forma cooperativa e desenvolvendo capacidades de reflexão e de estudo autónomo.
língua portuguesa na perspetiva da sua aplicação na intervenção educativa e que, ao nível de subcompetências específicas a adquirir, os estudantes consigam:
- Reconhecer e explicitar características fonético-fonológicas, morfológicas, sintáticas e semântico-lexicais do português padrão europeu.
- Dominar instrumentos de análise linguística para controlo e correção da escrita, oralidade e leitura.
- Adquirir competência metalinguística para regular as produções linguísticas (escritas, orais e de leitura).
- Compreender fenómenos de variedades geográficas e socioculturais em presença no português moderno.
- Assumir compromissos de trabalho, interagindo em trabalho de equipa de forma cooperativa e desenvolvendo capacidades de reflexão e de estudo autónomo.
Conteúdos Programáticos
1. Linguagem, língua e comunicação
1.1 Norma gramatical e variação
1.2 Conhecimento linguístico implícito e explícito
2. Conhecimento fonético e fonológico
2.1 Sons do português (europeu) e relação grafema-fonema
2.2 Algumas distinções articulatórias dos sons
2.3 Estrutura da sílaba e acento fonológico
3. Conhecimento morfológico
3.1 Constituintes da palavra
3.2 Processos morfológicos: flexão (verbal, nominal, adjetival); derivação e composição.
3.3 Processos de inovação lexical
4. Conhecimento sintático e escrita
4.1 Constituintes da frase: categorias sintagmáticas e funções sintáticas
4.2 Classes de palavras (e classes sintáticas)
4.3 Frases simples e frases complexas
5. Semântica e Léxico
5.1 Relações semânticas entre palavras
5.2 Ambiguidade lexical e estrutural
1.1 Norma gramatical e variação
1.2 Conhecimento linguístico implícito e explícito
2. Conhecimento fonético e fonológico
2.1 Sons do português (europeu) e relação grafema-fonema
2.2 Algumas distinções articulatórias dos sons
2.3 Estrutura da sílaba e acento fonológico
3. Conhecimento morfológico
3.1 Constituintes da palavra
3.2 Processos morfológicos: flexão (verbal, nominal, adjetival); derivação e composição.
3.3 Processos de inovação lexical
4. Conhecimento sintático e escrita
4.1 Constituintes da frase: categorias sintagmáticas e funções sintáticas
4.2 Classes de palavras (e classes sintáticas)
4.3 Frases simples e frases complexas
5. Semântica e Léxico
5.1 Relações semânticas entre palavras
5.2 Ambiguidade lexical e estrutural
Métodos de Ensino
As sessões teórico-práticas assumirão as seguintes modalidades: exposição dialogada dos conteúdos; realização de atividades de análise de pequenos corpora e consultas bibliográficas; realização de exercícios na aula (exercícios de treino) e em casa; atividades didáticas (exposições orais dos estudantes, por exemplo) para monitorização dos saberes adquiridos.
As sessões de orientação tutorial destinam-se a apoiar os estudantes em dificuldades específicas e na preparação do trabalho individual.
As sessões de orientação tutorial destinam-se a apoiar os estudantes em dificuldades específicas e na preparação do trabalho individual.
Avaliação
A avaliação rege-se pelo Regulamento Académico da UÉ, 2022/23 (artº 110º), que estipula as seguintes duas modalidades: contínua e final.
A avaliação contínua é preferencial, uma vez que inclui a participação ativa dos estudantes nos trabalhos de aula e/ou realizados em casa (individuais ou em grupo). Esta avaliação contínua tem por base os seguintes elementos: (i) dois testes escritos individuais (40% cada); (ii) participação relevante nas aulas e realização de exercícios práticos na aula e em casa (20%).
Avaliação por exame: realização de um exame (100%), que incide sobre toda a matéria. Só são
aprovados estudantes com classificação superior ou igual a 10 valores.
A avaliação contínua é preferencial, uma vez que inclui a participação ativa dos estudantes nos trabalhos de aula e/ou realizados em casa (individuais ou em grupo). Esta avaliação contínua tem por base os seguintes elementos: (i) dois testes escritos individuais (40% cada); (ii) participação relevante nas aulas e realização de exercícios práticos na aula e em casa (20%).
Avaliação por exame: realização de um exame (100%), que incide sobre toda a matéria. Só são
aprovados estudantes com classificação superior ou igual a 10 valores.
Bibliografia
- Batista, A., Viana, F. L. e Barbeiro, L. F. (2011). O ensino da escrita. Dimensões gráfica e ortográfica. Lisboa: DGIDC.
- Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise (com a colaboração de Maria João Freitas). Lisboa: Universidade Aberta.
- Duarte, I. (2008). O conhecimento da língua. Desenvolver a consciência linguística. Lisboa: DGIDC.
- Freitas, M.ª J. e Santos, A. L. (2007). Contar (histórias de) sílabas. Lisboa: Colibri/APP.
- Freitas, M.ª J., Alves, D. e Costa, T. (2007). O conhecimento da língua. Desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: DGIDC.
- Mateus, M. H. M. e Cardeira, E. (2007). O essencial sobre norma e variação. Lisboa: Caminho.
- Raposo, E. B. P., Nascimento, M.ª F. B. do, Mota, M.ª A. C. da, Segura, L. e Mendes, A. (org.) (2013/2020). Gramática do português (I-III). Lisboa: FCG.
Outra bibliografia:
- Documentos institucionais/programáticos; recursos online; obras recomendadas noutras UC da área de formação de Português
- Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise (com a colaboração de Maria João Freitas). Lisboa: Universidade Aberta.
- Duarte, I. (2008). O conhecimento da língua. Desenvolver a consciência linguística. Lisboa: DGIDC.
- Freitas, M.ª J. e Santos, A. L. (2007). Contar (histórias de) sílabas. Lisboa: Colibri/APP.
- Freitas, M.ª J., Alves, D. e Costa, T. (2007). O conhecimento da língua. Desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: DGIDC.
- Mateus, M. H. M. e Cardeira, E. (2007). O essencial sobre norma e variação. Lisboa: Caminho.
- Raposo, E. B. P., Nascimento, M.ª F. B. do, Mota, M.ª A. C. da, Segura, L. e Mendes, A. (org.) (2013/2020). Gramática do português (I-III). Lisboa: FCG.
Outra bibliografia:
- Documentos institucionais/programáticos; recursos online; obras recomendadas noutras UC da área de formação de Português
Equipa Docente
- Fernanda Maria Ribeiro Gonçalves [responsável]