2025
Fundamentos de Ciências da Terra
Nome: Fundamentos de Ciências da Terra
Cód.: GEO14984L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Geologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
a. Compreender a dinâmica do Planeta Terra, designadamente os seus processos (geodinâmica interna e externa), ciclos, fenómenos, contingências e consequências na geografia e socio-economia.
b. Conhecer a constituição da Terra e as consequências no que vemos e vivemos à superfície.
c. Identificar e interpretar as principais e comuns ocorrências geológicas: minerais, rochas, fósseis, afloramentos e fazer a sua ligação a outras ciências naturais e sociais e humanas, incluindo as artes.
d. Ler mapas topográficos e geológicos.
e. Conhecer a geologia e geografia de Portugal e as suas consequências no território.
f. Interpretar o ciclo da água em função do substrato, geomorfologia (escoamento) e infiltração (sistemas aquíferos).
g. Adquirir noções elementares sobre o ordenamento do território e riscos naturais/geológicos e importância para uma cidadania ativa; sua distribuição geográfica no país.
h. Adquirir conhecimentos cidadania geológica.
i. Conhecer as diferentes regiões do país.
b. Conhecer a constituição da Terra e as consequências no que vemos e vivemos à superfície.
c. Identificar e interpretar as principais e comuns ocorrências geológicas: minerais, rochas, fósseis, afloramentos e fazer a sua ligação a outras ciências naturais e sociais e humanas, incluindo as artes.
d. Ler mapas topográficos e geológicos.
e. Conhecer a geologia e geografia de Portugal e as suas consequências no território.
f. Interpretar o ciclo da água em função do substrato, geomorfologia (escoamento) e infiltração (sistemas aquíferos).
g. Adquirir noções elementares sobre o ordenamento do território e riscos naturais/geológicos e importância para uma cidadania ativa; sua distribuição geográfica no país.
h. Adquirir conhecimentos cidadania geológica.
i. Conhecer as diferentes regiões do país.
Conteúdos Programáticos
O planeta Terra: breve descrição sobre a constituição externa e interna do planeta.
Ciclo tectónico: dos oceanos às cadeias de montanhas, sua importância na geomorfologia/geografia que observamos escala local, regional e nacional.
Ciclo das rochas: rochas e minerais.
Ciclo hidrológico: o ciclo da água e a modelação do relevo (geomorfologia e paisagem).
Noções básicas de Geografia e Geologia de Portugal.
Riscos naturais e ordenamento do território.
Recursos geológicos (minerais, energéticos, hídricos) e sustentabilidade. Os grandes temas da atualidade: minas, energia (alteração climática), transição energética e água.
Ciclo tectónico: dos oceanos às cadeias de montanhas, sua importância na geomorfologia/geografia que observamos escala local, regional e nacional.
Ciclo das rochas: rochas e minerais.
Ciclo hidrológico: o ciclo da água e a modelação do relevo (geomorfologia e paisagem).
Noções básicas de Geografia e Geologia de Portugal.
Riscos naturais e ordenamento do território.
Recursos geológicos (minerais, energéticos, hídricos) e sustentabilidade. Os grandes temas da atualidade: minas, energia (alteração climática), transição energética e água.
Métodos de Ensino
Todos os conteúdos programáticos desta UC serão inicialmente apresentados de forma conceptual, seguindo-se a aprendizagem aplicada e prática, através da observação (ex: rochas, cartas etc.) e do fazer nas sessões teórico práticas. Na aula de trabalho de campo, a realizar nos arredores de Évora, o os alunos tomarão contacto in situ com o meio, a geologia e a sua relação com outras áreas do saber, nomeadamente com a morfologia da superfície terrestre (geografia) é uma oportunidade de elevada relevância nos objetivos de aprendizagem. Com esta atividade os alunos aplicarão no terreno os conhecimentos adquiridos em sala, designadamente nas atividades práticas, e ficarão mais motivados e preparados, como futuros professores, a levar aos seus futuros alunos ao campo a terem contacto direto com o meio.
A orientação tutorial permitirá o acompanhamento dos alunos através da plataforma Moodle (e-learning).
A orientação tutorial permitirá o acompanhamento dos alunos através da plataforma Moodle (e-learning).
Avaliação
Sempre que seja pedagogicamente oportuno a aprendizagem será com realizada com trabalhos cuja
classificação será considerada na avaliação final. A saída de campo/visita de estudo é objeto de um
relatório a elaborar por cada aluno cuja avaliação contará para a avaliação final. Isto é, a classificação final
será calculada com o somatório de várias avaliações ao longo do semestre. Propõe-se assim:
- avaliação contínua ao longo do semestre através da realização de 4 relatórios teórico-práticos (25% cada)
- relatório da visita de estudo (25%)
- avaliação final corresponde aos 3 melhores relatórios + visita de estudo.
- em alternativa exame teórico-prático final valendo 100%.
classificação será considerada na avaliação final. A saída de campo/visita de estudo é objeto de um
relatório a elaborar por cada aluno cuja avaliação contará para a avaliação final. Isto é, a classificação final
será calculada com o somatório de várias avaliações ao longo do semestre. Propõe-se assim:
- avaliação contínua ao longo do semestre através da realização de 4 relatórios teórico-práticos (25% cada)
- relatório da visita de estudo (25%)
- avaliação final corresponde aos 3 melhores relatórios + visita de estudo.
- em alternativa exame teórico-prático final valendo 100%.
Bibliografia
Dias, R. 2019 e 2023; Portugal antes da História, vol. 1 e 2. pp 439 e 539. Ed. Centro de Ciência Viva de Estremoz.
Understanding Earth. Grotzinger, Jordan, Press & Siever. W.H. Freeman & Co. 5ª ed., 2014. ISBN-10: 1464138745
Websites de caráter científico pedagógico, atualizados ao tempo em que serão recomendados.
Understanding Earth. Grotzinger, Jordan, Press & Siever. W.H. Freeman & Co. 5ª ed., 2014. ISBN-10: 1464138745
Websites de caráter científico pedagógico, atualizados ao tempo em que serão recomendados.
Equipa Docente
- Carlos Alberto Coelho Teles Cupeto [responsável]