2025

Pensamento Antigo

Nome: Pensamento Antigo
Cód.: FIL14860L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

No final do curso – em articulação com os conteúdos e a metodologia da cadeira de Pensamento
Antigo -, os alunos deverão estar aptos para:
• identificar as principais características especulativas da época clássica;
• identificar a originalidade do pensamento, da mundividência e da representação que a época antigo
tem de si mesmo;
• dominar os principais conceitos do pensamento antigo;
• destacar as características do pensamento filosófico relativamente ao seu “outro”: o míto, a doxa.
• ser capaz de debater as problemáticas antigas com o auxílio dos conceitos e metodologias discutidas
nas aulas;
• ter lido e interpretado pelo menos um texto fundamental do pensamento antigo.

Conteúdos Programáticos

I. A experiência primeira: o Thaumazein
- O fundo mítico da experiência
- Onde a filosofia se separa do mito
- O regresso à caverna: A reintegração do mito
II. Os sábios no Cosmos
- O pensamento jónico e a unificação do cosmos
- Pitágoras entre cálculo e soteriologia
- Ser e pensar: Parménides
III. A sofistica
- O logos como uso metódico da palavra
- Heteronomia da sofistica
- Um cepticismo mediano: Protágoras
- O caso Sócrates
IV. Platão e o nascimento do idealismo metodológico
- Os diálogos aporéticos
- A demanda para uma ciência universal
- Entre Parménides e Heraclito
- A primeira utopia entre dialectica e ironia
V. Filosofia primeira e ágora: Aristóteles
- A crítica do idealismo platónico
- Unidade do ser e apofântica
- Felicidade e ética
- A naturalidade da Polis
VI. O triunfo da ética: helenismo e soteriologia latina
- Epicuro e a sobriedade antropológica
- O estoicismo da providência até a antropologia ética
VII. O teatro de 2000 anos de metafísica: Neoplatonismo, cristianismo

Métodos de Ensino

A alternancia de exposições teóricas e de trabalhos sobre os textos visam a introduzir
sistematicamente os estudantes as problemáticas, conceitos especificos da filosofia antiga.

Avaliação

Aulas TP (avaliadas por duas (2) provas de frequência - 80% da nota final); exposição teórica e/ou
debate sobre textos (20%)
O regime de Exame prevê uma prova única final.

Bibliografia

- Lambros Couloubaritsis, Aux origines de la philosophie européenne, Bruxelles, DeBoeck, 1992.
- Lambros Couloubaritsis, Histoire de la philosophie ancienne et médiévale, Paris, Grasset, 1998.
- Jean-Pierre Vernant, O universo, os deuses, os homens, trad. Magda Bigotte de Figueiredo, Lisboa,
Dom Quixote, 2000.
- Jean-Pierre Vernant, O mito e a religião na Grécia Antiga, trad. Telma Costa, Lisboa, Teorema, 1991.
- Jean-Pierre Vernant, “Une mythologie sans illusion“ in Le temps de la réflexion, nº 1, 1980, pp. 27-
60.
- Marcel Detienne, L'invention de la mythologie, Paris, Gallimard, 1981.
- Jacqueline de Romilly, A tragedia grega, Lisboa, Edições 70, 1999.
- F.M. Cornford, Principium Sapientiae - As origens do pensamento filosófico grego, Lisboa, Fundação
Calouste Gulbenkian, 1981.
- W. Jaeger, Paideia, Lisboa, Aster, 1979.
- G. Colli, O nascimento da filosofia, Lisboa, Edições 70, 2001.

Equipa Docente