2025
Pensamento Antigo
Nome: Pensamento Antigo
Cód.: FIL14860L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Filosofia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
No final do curso em articulação com os conteúdos e a metodologia da cadeira de Pensamento
Antigo -, os alunos deverão estar aptos para:
identificar as principais características especulativas da época clássica;
identificar a originalidade do pensamento, da mundividência e da representação que a época antigo
tem de si mesmo;
dominar os principais conceitos do pensamento antigo;
destacar as características do pensamento filosófico relativamente ao seu outro: o míto, a doxa.
ser capaz de debater as problemáticas antigas com o auxílio dos conceitos e metodologias discutidas
nas aulas;
ter lido e interpretado pelo menos um texto fundamental do pensamento antigo.
Antigo -, os alunos deverão estar aptos para:
identificar as principais características especulativas da época clássica;
identificar a originalidade do pensamento, da mundividência e da representação que a época antigo
tem de si mesmo;
dominar os principais conceitos do pensamento antigo;
destacar as características do pensamento filosófico relativamente ao seu outro: o míto, a doxa.
ser capaz de debater as problemáticas antigas com o auxílio dos conceitos e metodologias discutidas
nas aulas;
ter lido e interpretado pelo menos um texto fundamental do pensamento antigo.
Conteúdos Programáticos
I. A experiência primeira: o Thaumazein
- O fundo mítico da experiência
- Onde a filosofia se separa do mito
- O regresso à caverna: A reintegração do mito
II. Os sábios no Cosmos
- O pensamento jónico e a unificação do cosmos
- Pitágoras entre cálculo e soteriologia
- Ser e pensar: Parménides
III. A sofistica
- O logos como uso metódico da palavra
- Heteronomia da sofistica
- Um cepticismo mediano: Protágoras
- O caso Sócrates
IV. Platão e o nascimento do idealismo metodológico
- Os diálogos aporéticos
- A demanda para uma ciência universal
- Entre Parménides e Heraclito
- A primeira utopia entre dialectica e ironia
V. Filosofia primeira e ágora: Aristóteles
- A crítica do idealismo platónico
- Unidade do ser e apofântica
- Felicidade e ética
- A naturalidade da Polis
VI. O triunfo da ética: helenismo e soteriologia latina
- Epicuro e a sobriedade antropológica
- O estoicismo da providência até a antropologia ética
VII. O teatro de 2000 anos de metafísica: Neoplatonismo, cristianismo
- O fundo mítico da experiência
- Onde a filosofia se separa do mito
- O regresso à caverna: A reintegração do mito
II. Os sábios no Cosmos
- O pensamento jónico e a unificação do cosmos
- Pitágoras entre cálculo e soteriologia
- Ser e pensar: Parménides
III. A sofistica
- O logos como uso metódico da palavra
- Heteronomia da sofistica
- Um cepticismo mediano: Protágoras
- O caso Sócrates
IV. Platão e o nascimento do idealismo metodológico
- Os diálogos aporéticos
- A demanda para uma ciência universal
- Entre Parménides e Heraclito
- A primeira utopia entre dialectica e ironia
V. Filosofia primeira e ágora: Aristóteles
- A crítica do idealismo platónico
- Unidade do ser e apofântica
- Felicidade e ética
- A naturalidade da Polis
VI. O triunfo da ética: helenismo e soteriologia latina
- Epicuro e a sobriedade antropológica
- O estoicismo da providência até a antropologia ética
VII. O teatro de 2000 anos de metafísica: Neoplatonismo, cristianismo
Métodos de Ensino
A alternancia de exposições teóricas e de trabalhos sobre os textos visam a introduzir
sistematicamente os estudantes as problemáticas, conceitos especificos da filosofia antiga.
sistematicamente os estudantes as problemáticas, conceitos especificos da filosofia antiga.
Avaliação
Aulas TP (avaliadas por duas (2) provas de frequência - 80% da nota final); exposição teórica e/ou
debate sobre textos (20%)
O regime de Exame prevê uma prova única final.
debate sobre textos (20%)
O regime de Exame prevê uma prova única final.
Bibliografia
- Lambros Couloubaritsis, Aux origines de la philosophie européenne, Bruxelles, DeBoeck, 1992.
- Lambros Couloubaritsis, Histoire de la philosophie ancienne et médiévale, Paris, Grasset, 1998.
- Jean-Pierre Vernant, O universo, os deuses, os homens, trad. Magda Bigotte de Figueiredo, Lisboa,
Dom Quixote, 2000.
- Jean-Pierre Vernant, O mito e a religião na Grécia Antiga, trad. Telma Costa, Lisboa, Teorema, 1991.
- Jean-Pierre Vernant, Une mythologie sans illusion in Le temps de la réflexion, nº 1, 1980, pp. 27-
60.
- Marcel Detienne, L'invention de la mythologie, Paris, Gallimard, 1981.
- Jacqueline de Romilly, A tragedia grega, Lisboa, Edições 70, 1999.
- F.M. Cornford, Principium Sapientiae - As origens do pensamento filosófico grego, Lisboa, Fundação
Calouste Gulbenkian, 1981.
- W. Jaeger, Paideia, Lisboa, Aster, 1979.
- G. Colli, O nascimento da filosofia, Lisboa, Edições 70, 2001.
- Lambros Couloubaritsis, Histoire de la philosophie ancienne et médiévale, Paris, Grasset, 1998.
- Jean-Pierre Vernant, O universo, os deuses, os homens, trad. Magda Bigotte de Figueiredo, Lisboa,
Dom Quixote, 2000.
- Jean-Pierre Vernant, O mito e a religião na Grécia Antiga, trad. Telma Costa, Lisboa, Teorema, 1991.
- Jean-Pierre Vernant, Une mythologie sans illusion in Le temps de la réflexion, nº 1, 1980, pp. 27-
60.
- Marcel Detienne, L'invention de la mythologie, Paris, Gallimard, 1981.
- Jacqueline de Romilly, A tragedia grega, Lisboa, Edições 70, 1999.
- F.M. Cornford, Principium Sapientiae - As origens do pensamento filosófico grego, Lisboa, Fundação
Calouste Gulbenkian, 1981.
- W. Jaeger, Paideia, Lisboa, Aster, 1979.
- G. Colli, O nascimento da filosofia, Lisboa, Edições 70, 2001.
Equipa Docente
- Maria Teresa Carrasco Salvador Gonçalves Santos [responsável]