2025
Metodologia de Investigação Filosófica
Nome: Metodologia de Investigação Filosófica
Cód.: FIL14850L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Filosofia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Compreender a especificidade do trabalho filosófico
2. Reconhecer o discurso filosófico no uso, como recursos próprios, de conceitos e argumentos
3. Conhecer modalidades várias de produção textual
4. Distinguir as principais etapas da investigação filosófica
5. Trabalhar com normas de elaboração e apresentação de resultados de investigação filosófica
2. Reconhecer o discurso filosófico no uso, como recursos próprios, de conceitos e argumentos
3. Conhecer modalidades várias de produção textual
4. Distinguir as principais etapas da investigação filosófica
5. Trabalhar com normas de elaboração e apresentação de resultados de investigação filosófica
Conteúdos Programáticos
I A Filosofia como campo de atividade humana
II O lugar dos conceitos e argumentos no trabalho filosófico
III Do carácter problemático de filosofar ao esforço de exposição clara de pensamento
IV O texto filosófico e as suas modalidades principais
V Significado e etapas principais da investigação em Filosofia
VI Requisitos bibliográficos, normas técnicas e normas éticas da investigação filosófica
II O lugar dos conceitos e argumentos no trabalho filosófico
III Do carácter problemático de filosofar ao esforço de exposição clara de pensamento
IV O texto filosófico e as suas modalidades principais
V Significado e etapas principais da investigação em Filosofia
VI Requisitos bibliográficos, normas técnicas e normas éticas da investigação filosófica
Métodos de Ensino
No ensino e aprendizagem da unidade curricular preconiza-se o uso de metodologias de participação
do/da Estudante no seu processo de aprendizagem, procurando assim concorrer para a concretização de
um modelo pedagógico que se centra na aprendizagem de cada estudante.
O recurso a textos, à sua discussão, participada individualmente e em grupo, a par do exercício constante
de diálogo e de contraposição de argumentos constituirão o eixo metodológico principal do
cumprimento dos pontos I a IV dos conteúdos programáticos.
Já os dois últimos pontos permitirão testar especialmente o uso de recursos digitais, realizando-se um
levantamento de informação relativa a a) modalidades de textos filosóficos, b) etapas da investigação
filosófica e c) diferentes normas de elaboração de trabalhos em Filosofia. Assim, o uso de recursos
digitais, que tem cabimento em todos os momentos da unidade curricular, terá na sua dimensão mais
prática um lugar mais evidente enquanto promotor da aprendizagem do/da est
do/da Estudante no seu processo de aprendizagem, procurando assim concorrer para a concretização de
um modelo pedagógico que se centra na aprendizagem de cada estudante.
O recurso a textos, à sua discussão, participada individualmente e em grupo, a par do exercício constante
de diálogo e de contraposição de argumentos constituirão o eixo metodológico principal do
cumprimento dos pontos I a IV dos conteúdos programáticos.
Já os dois últimos pontos permitirão testar especialmente o uso de recursos digitais, realizando-se um
levantamento de informação relativa a a) modalidades de textos filosóficos, b) etapas da investigação
filosófica e c) diferentes normas de elaboração de trabalhos em Filosofia. Assim, o uso de recursos
digitais, que tem cabimento em todos os momentos da unidade curricular, terá na sua dimensão mais
prática um lugar mais evidente enquanto promotor da aprendizagem do/da est
Avaliação
A avaliação das aprendizagens na unidade curricular será contínua e terá as seguintes provas escritas:
1ª) realização de uma ficha de leitura 40%;
2ª) apresentação de um trabalho académico final 40%.
A cotação da assiduidade e nível de participação de cada estudante nas aulas é de 20%.
1ª) realização de uma ficha de leitura 40%;
2ª) apresentação de um trabalho académico final 40%.
A cotação da assiduidade e nível de participação de cada estudante nas aulas é de 20%.
Bibliografia
BELL, Judith Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Gradiva, 1997.
ECO, Umberto Como se faz uma Tese em Ciências Humanas. Trad. do Italiano por Ana Falcão Bastos e Luís
Leitão, 3.ª ed.. Lisboa: Editorial Presença, 1984.
FOLSSCHEID, Dominique; WUNENBURGER, Jean-Jacques Metodologia filosófica. Trad. do francês de Paulo
Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FERNANDES, António José Métodos e Regras para Elaboração de Trabalhos Académicos e Científicos. Porto:
Porto Editora, 1993.
FRAGATA, Júlio Noções de Metodologia - Para a Elaboração de um Trabalho Científico. 3ª ed.. Porto:
Livraria Tavares Martins, 1980.
IZUZQUIZA, Ignacio Guía para el estudio de la filosofía - Referencias y métodos. 2ª ed. aumentada.
Barcelona: Editorial Anthropos, 1994.
MARTINICH, A.P. Philosophical Writing. An Introduction. 2nd ed., Cambridge: Blackwell, 1996.
Norma Portuguesa 405 -1/ 1994, Diário da República, III Série, nº 128/1994, de 3 de Junho.
ECO, Umberto Como se faz uma Tese em Ciências Humanas. Trad. do Italiano por Ana Falcão Bastos e Luís
Leitão, 3.ª ed.. Lisboa: Editorial Presença, 1984.
FOLSSCHEID, Dominique; WUNENBURGER, Jean-Jacques Metodologia filosófica. Trad. do francês de Paulo
Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FERNANDES, António José Métodos e Regras para Elaboração de Trabalhos Académicos e Científicos. Porto:
Porto Editora, 1993.
FRAGATA, Júlio Noções de Metodologia - Para a Elaboração de um Trabalho Científico. 3ª ed.. Porto:
Livraria Tavares Martins, 1980.
IZUZQUIZA, Ignacio Guía para el estudio de la filosofía - Referencias y métodos. 2ª ed. aumentada.
Barcelona: Editorial Anthropos, 1994.
MARTINICH, A.P. Philosophical Writing. An Introduction. 2nd ed., Cambridge: Blackwell, 1996.
Norma Portuguesa 405 -1/ 1994, Diário da República, III Série, nº 128/1994, de 3 de Junho.
Equipa Docente
- Margarida Isaura Lourenço da Silva Almeida Amoedo [responsável]