2025

Introdução às Metodologias da Investigação em Motricidade Humana

Nome: Introdução às Metodologias da Investigação em Motricidade Humana
Cód.: DES14948L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Identificar as fases e etapas da investigação, e tipos de estudos.
2. Reconhecer as questões éticas em investigação
3. Identificar o problema de estudo e reconhecer as estratégias básicas de busca da literatura.
4. Organizar adequadamente a metodologia de investigação.
5. Reproduzir a estrutura do projeto de investigação, dissertação clássica e artigo
6. Usar o programa estatístico SPSS, aplicando diferentes técnicas paramétricas e não-paramétricas na análise de dados.

Conteúdos Programáticos

1.Introdução à investigação em Motricidade Humana: conceito de investigação, fases e etapas da investigação, metido científico, e tipos de estudos. 2.Questões éticas em investigação: éreas de desonestidade científica, direitos autorais, proteção dos sujeitos. 3.Desenvolvimento do problema de estudo: identificação do problema de estudo, objetivos da revisão da literatura, estratégias básicas de busca da literatura. 4.Formulação do método: importância do planeamento do método, descrição dos sujeitos, instrumentos, procedimentos e análises. 5.Redação e apresentação dos trabalhos de investigação: projeto de investigação, tese/dissertação, e artigo científico. 6. Introdução ao Estatística Package for the Social Sciences (SPSS): informação sobre o SPSS, construção de uma base de dados, selecionar o procedimento de análise, ficheiro de resultados. condições de aplicabilidade dos testes paramétricos, aplicação de teste paramétricos ou em alternativa, teste não paramétricos.

Métodos de Ensino

Defende-se um ensino centrado na aprendizagem do estudante e uma aprendizagem centrada no desenvolvimento de competências. Na componente teórica será realizada uma abordagem dos conteúdos mediante a apresentação participativa dos alunos. Na componente teórico-prática, os alunos aplicam a teoria apresentada nas aulas teóricas para identificar um problema de estudo, procurar literatura científica, ou realizar uma base de dados seguindo as considerações éticas em investigação. Os alunos participam ativamente na preparação e execução dos trabalhos em grupo. O uso de recurso digitais como ferramentas promotoras de aprendizagem será importante para realizar uma base de dados no software SPSS, e posteriores análises dos mesmos, nas aulas ou em trabalho autónomo. Também serão usados recursos digitais para gestão da comunicação, através da plataforma Moodle, utilizada para a organização e disponibilização dos materiais relativos ao processo de ensino e aprendizagem.

Avaliação

A avaliação será centrada na autorregulação das aprendizagens dos alunos, onde recebem feedback do seu desempenho, em diferentes momentos ao longo das aulas, desenvolvendo a capacidade de autorregulação para melhorar o trabalho. Na avaliação contínua, serão admitidos os alunos que tiverem o 75% de presenças efetivas e participativas nas aulas teórico-práticas (TP). O aluno deverá ter classificação superior ou igual a 10 valores em todos os trabalhos práticos (50%) e frequências realizadas (50%). Os alunos que tiverem o 75% das presenças, mas com nota inferior a 10 valores em qualquer um dos trabalhos práticos e/ou frequências teóricas, serão admitidos a exame final e deverão realizar uma prova teórica escrita (50%) e entregar um relatório prático (50%). Os alunos que obtiverem nota inferior a 10 valores no processo de avaliação contínua ou por exame final devem realizar o exame de recurso (prova teórica escrita - 50% - e relatório prático - 50% -).

Bibliografia

• Tomás Carús P, Cordeiro Fernandes A. Introdução às metodologias da investigação em motricidade humana - Manual prático de análises de dados com SPSS. Évora: Universidade de Évora, 2021. doi: https://doi.org/10.24902/uevora.26
• Thomas JR, Nelson JK, Silverman SJ. Métodos de pesquisa em atividade física. 5a ed. Porto Alegre: Artmet, 2007.
• Gelling L. Stages in the research process. Nurs Stand. 2015; 29 (27): 44-49.
• Pitta GB, Castro, AA. Scientific research. J Vasc Bras. 2006; (5): 4. doi:10.1590/S1677-54492006000400001
• Páginas Web:
https://www.b-on.pt
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov

Equipa Docente