2025

Estatística Aplicada à Gestão I

Nome: Estatística Aplicada à Gestão I
Cód.: MAT02324L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Matemática

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Introdução aos conceitos base de estatística e probabilidades: estatística descritiva, probabilidades, distribuições de probabilidade, estimação pontual e intervalar e testes de hipóteses.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

OBJETIVOS: Pretende-se que o estudante domine instrumentos e conceitos de estatística descritiva, probabilidades e inferência estatística. Pretende-se também ilustrar, com exemplos de Gestão, como estes instrumentos estatísticos podem ajudar na tomada de decisão. Por último, pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade para utilizar software de estatística.
? Recolher, descrever, representar e analisar criticamente um conjunto de dados.
? Adquirir os fundamentos e conceitos básicos das Probabilidades e Estatística.
? Utilizar e aplicar diferentes métodos de estimação.
? Seleccionar e aplicar os métodos e modelos estatísticos apropriados de modo a obter conclusões que auxiliem a tomada de decisão aos mais variados níveis em contextos de incerteza.
? Aprender autonomamente fomentando a adaptação a novas situações.
? Desenvolver o espírito crítico.
? Utilizar correctamente e racionalmente software estatístico.

Conteúdos Programáticos

* Estatística descritiva: representação tabular e gráfica, e medidas resumo.
* Probabilidades (revisões)
* Variáveis aleatórias.
* Principais distribuições de Probabilidades.
* Introdução à amostragem.
* Estimação pontual e Intervalos de Confiança.
* Testes de hipóteses.

Métodos de Ensino

* Aulas teórico-práticas predominantemente lecionadas no quadro, com suporte de ferramentas de e-learning e utilização de diapositivos.
* Introdução dos conceitos teóricos recorrendo a exemplos de aplicação direta na área da Gestão, procurando mostrar a relevância dos conteúdos programáticos.
* Estimular a participação individual e em grupo na sala de aulas com a discussão de exemplos e exercícios direcionados para a área da Gestão, focando a resolução de problemas atuais e reais.

Avaliação

O aluno opta por um único regime de avaliação (contínua ou exame). Privilegia-se a avaliação contínua com a realização de 2 frequências escritas (40% cada) e duas minifichas (10% cada) a serem resolvidas com auxílio computacional, usualmente o Excel, com notas mínimas para aprovação da disciplina. Em regime de exame o aluno realiza apenas uma prova que compreende uma parte escrita e outra com auxílio computacional (100%).

Bibliografia

? Afonso, A., Nunes, C. (2019). Estatística e Probabilidades. Aplicações e Soluções em SPSS. Versão Revista e Aumentada. Universidade de Évora.
? Anderson, D. R., Sweeney, D. J., Williams, T. A., Camm, J. D., & Cochran, J. J. (2020). Modern business statistics with Microsoft Excel. Cengage Learning.
? Murteira, B. J. F., Silva Ribeiro, C., Andrade e Silva, J., Pimenta, C., Pimenta, F. (2015). Introdução à Estatística. 3ª Ed. Escolar Editora.
? Newbold, P., Carlson, W. L., Thorne, B. (2022). Statistics for Business and Economics, Global Edition, 10th edition. Pearson.

Equipa Docente