2025

Sistemas de Informação de Gestão

Nome: Sistemas de Informação de Gestão
Cód.: GES14891L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos:
A unidade curricular pretende dotar os alunos com os conhecimentos necessários para compreender os fundamentos dos sistemas de informação organizacionais e a sua aplicação aos negócios e à gestão das organizações.
Os objetivos fundamentais são adquirir os conhecimentos necessários para analisar os sistemas de informação da organização, visando analisar e especificar as soluções de sistemas de informação mais adequados aos problemas reais da gestão organizacional.

Competências:
- melhorar as competências digitais no âmbito da gestão de dados e da informação;
- adquirir as capacidades de gestão de processos;
- compreender a importância das ferramentas informáticas e dos sistemas de informação nos processos de tomada de decisão organizacionais;
- usar e gerir as principais fontes de informação e bases de dados do negócio;
- compreender de forma sistémica a vida organizacional;
- desenvolver a capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas nos processos de gestão.

Conteúdos Programáticos

Conceitos de sistemas de informação (dados, informação e conhecimento; organização e sistemas; problemas organizacionais; gestor de sistemas de informação; tipologias de sistemas nas organizações)
Gestão de processos – metodologia BPM;
Modelo relacional de dados e informação;
Desenvolvimento e modelação de sistemas de informação;
Sistemas de informação organizacionais;
Análise dos investimentos em tecnologias e sistemas de informação.

Métodos de Ensino

As sessões letivas são de natureza teórico-prática presencial, recorrendo-se às seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
• Expositivas, de enquadramento dos tópicos e construção ontológica da linguagem associada a esta área específica de aprendizagem.
• Participativas, através do fomento do diálogo, exposição de ideias e opiniões.
• Ativas, com a realização de exercícios e casos de estudo, discussão e apresentação oral e outras atividades em sala de aula.
• Envolventes, com o contacto com sistemas de informação e ferramentas de suporte, mas também com gestores e profissionais da área.

O trabalho em sala envolverá a realização de seminários temáticos e mesas redondas (neste caso com o apoio de plataformas de comunicação digitais, para facilitar a participação de profissionais), leituras indicativas e análise dos textos, construção de um glossário coletivo e aplicação dos conhecimentos através de quizzes, estudos de caso e exercícios.

Avaliação

Regime de avaliação continua:
• Quizzes no moodle (20%)
• Actividades em sala (10%)
• Frequência (70%)
Regime de exame normal:
• Quizzes no moodle (10%)
• Prova escrita individual (70%)
• Prova oral (para quem obtive resultado superior ou igual a 13,5 valores na prova escrita) (20%)
Outros regimes de exame:
• Prova escrita (80%)
• Prova oral (para quem obtive resultado superior ou igual a 13,5 valores na prova escrita) (20%)

Bibliografia

Almiro de Oliveira. Análise do Investimento em Sistemas e Tecnologias Informação. Lisboa: Edições Sílabo, 2004.
Andrade, António e Julião, Jorge. Sistemas de Informação e Tecnológicos. Porto: Universidade Católica Editora, 2019.
Alturas, Bráulio. Introdução aos Sistemas de Informação Organizacionais. Lisboa: Edições Sílabo, 2013.
Laudon, Kenneth C. e Laudon, Jane P. Management Information System – managing the digital firm. Seventeenth Edition. Harlow: Pearson Education, 2021.
ABPMP. Guia para o gerenciamento de processos de negócio BPMCBOK.