2025
Marketing I
Nome: Marketing I
Cód.: GES14874L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Com esta unidade curricular pretende-se que o aluno seja capaz:
Explicar as principais noções e conceitos associados ao marketing e ao processo de planeamento de marketing, sua aplicação e importância para a gestão das organizações.
Identificar e analisar tendências do ambiente e do mercado
Analisar o comportamento dos consumidores
Elaborar uma análise SWOT e definir objetivos de marketing,
Desenhar as opções estratégicas e a estratégia de branding para um produto.
Aplicar os conceitos de marketing a situações reais, através definição das variáveis estratégicas de marketing.
Com esta unidade curricular o aluno deverá obter as seguintes competências:
Conhecer, analisar, compreender, avaliar, planear e aplicar conceitos de marketing estratégico
Desenvolver competências de trabalho em grupo
Tomar decisões informadas e resolver problemas de marketing
Explicar as principais noções e conceitos associados ao marketing e ao processo de planeamento de marketing, sua aplicação e importância para a gestão das organizações.
Identificar e analisar tendências do ambiente e do mercado
Analisar o comportamento dos consumidores
Elaborar uma análise SWOT e definir objetivos de marketing,
Desenhar as opções estratégicas e a estratégia de branding para um produto.
Aplicar os conceitos de marketing a situações reais, através definição das variáveis estratégicas de marketing.
Com esta unidade curricular o aluno deverá obter as seguintes competências:
Conhecer, analisar, compreender, avaliar, planear e aplicar conceitos de marketing estratégico
Desenvolver competências de trabalho em grupo
Tomar decisões informadas e resolver problemas de marketing
Conteúdos Programáticos
1. Conceito de Marketing
2. Estratégia e o Plano de Marketing
3. O Comportamento dos Consumidores e das Organizações
4. Opções Estratégicas Fundamentais
4.1. Segmentação
4.2. Marca e Posicionamento
4.3. Fontes de Mercado
2. Estratégia e o Plano de Marketing
3. O Comportamento dos Consumidores e das Organizações
4. Opções Estratégicas Fundamentais
4.1. Segmentação
4.2. Marca e Posicionamento
4.3. Fontes de Mercado
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular adota-se o modelo de ensino-aprendizagem centrado no desenvolvimento de competências. As sessões presenciais são teórico-práticas e serão baseadas em metodologias de trabalho ativo com base em ferramentas digitais. Nas aulas será privilegiada a aprendizagem baseada em projetos e na resolução de problemas em grupo, com base em casos reais. O docente assumirá o papel de orientação/facilitação da aprendizagem e de aferição da aquisição de competências. Irá recorrer-se a:
* 2 tempos letivos, teórico-práticos de 2h cada, por semana;
* indicação das leituras que os alunos deverão efetuar ao nível da bibliografia básica para preparação da sua aprendizagem em sala de aula;
* resolução e discussão de casos na sala de aula;
* utilização da plataforma de e-learning de forma a estabelecer um maior contacto e interatividade com os alunos;
* recurso a metodologias e plataformas de aprendizagem colaborativas.
* 2 tempos letivos, teórico-práticos de 2h cada, por semana;
* indicação das leituras que os alunos deverão efetuar ao nível da bibliografia básica para preparação da sua aprendizagem em sala de aula;
* resolução e discussão de casos na sala de aula;
* utilização da plataforma de e-learning de forma a estabelecer um maior contacto e interatividade com os alunos;
* recurso a metodologias e plataformas de aprendizagem colaborativas.
Avaliação
De acordo com o previsto no regulamento interno será dada aos alunos a possibilidade de optar, para efeito de avaliação pelo regime de avaliação contínua (AC) ou de avaliação final (AF)
Componentes da Avaliação Contínua:
* Trabalho em grupo (TG1:30%) com 3 apresentações regulares ou entregas ponderadas em 5% cada
* 5 trabalhos em grupo (TGS 1 a 5) na sala de aula (5% cada)
* Frequência 30%
Exame
Nota final =100% Prova escrita ou Nota final=5%TGS1+5%TGS2+5%TGS3+5%TGS4+5%TGS5+75% Prova escrita
Os alunos serão aprovados à unidade curricular com uma nota global igual ou superior a 10 valores, desde que não tenham uma nota inferior a 7 valores em qualquer das provas de avaliação.
Componentes da Avaliação Contínua:
* Trabalho em grupo (TG1:30%) com 3 apresentações regulares ou entregas ponderadas em 5% cada
* 5 trabalhos em grupo (TGS 1 a 5) na sala de aula (5% cada)
* Frequência 30%
Exame
Nota final =100% Prova escrita ou Nota final=5%TGS1+5%TGS2+5%TGS3+5%TGS4+5%TGS5+75% Prova escrita
Os alunos serão aprovados à unidade curricular com uma nota global igual ou superior a 10 valores, desde que não tenham uma nota inferior a 7 valores em qualquer das provas de avaliação.
Bibliografia
Baynast, Arnaud; Lendrevie, Jacques; Lévy, Julien; Dionísio, Pedro; Rodrigues, Vicente. (2018). Mercator. 25 Anos - O Marketing na Era Digital. Publicações D. Quixote, Coleção Gestão & Inovação.
Kotler, Philip. Keller, Kevin (2014). Administração de Marketing. Prentice-Hall, 14ª Edição.
Kerin; Roger et al. (2007) Marketing. MCGrawHill, S. Paulo, 8ª ed.
Kotler, Philip. Keller, Kevin (2014). Administração de Marketing. Prentice-Hall, 14ª Edição.
Kerin; Roger et al. (2007) Marketing. MCGrawHill, S. Paulo, 8ª ed.