2025
Contabilidade de Gestão
Nome: Contabilidade de Gestão
Cód.: GES14861L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Os objetivos desta unidade curricular são os de permitir ao/à aluno/a:
- Desenvolver uma perspetiva crítica quanto à utilidade da Contabilidade de Gestão para as organizações;
- Compreender as relações entre a Contabilidade de Gestão, a Contabilidade Financeira e o Controlo de Gestão;
- Compreender a terminologia, os conceitos e as técnicas para proceder ao apuramento e análise dos custos.
- Compreender e utilizar a informação da Contabilidade de Gestão no processo de gestão.
Competências:
- Compreender o funcionamento da Contabilidade de Gestão e o seu relacionamento com as diferentes áreas organizacionais;
- Utilizar as técnicas e os instrumentos essenciais de Contabilidade de Gestão;
- Utilizar a informação proporcionada pela Contabilidade de Gestão na gestão eficiente dos recursos e no apoio à tomada de decisões.
- Desenvolver uma perspetiva crítica quanto à utilidade da Contabilidade de Gestão para as organizações;
- Compreender as relações entre a Contabilidade de Gestão, a Contabilidade Financeira e o Controlo de Gestão;
- Compreender a terminologia, os conceitos e as técnicas para proceder ao apuramento e análise dos custos.
- Compreender e utilizar a informação da Contabilidade de Gestão no processo de gestão.
Competências:
- Compreender o funcionamento da Contabilidade de Gestão e o seu relacionamento com as diferentes áreas organizacionais;
- Utilizar as técnicas e os instrumentos essenciais de Contabilidade de Gestão;
- Utilizar a informação proporcionada pela Contabilidade de Gestão na gestão eficiente dos recursos e no apoio à tomada de decisões.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução
1.1. Enquadramento e objetivos da Contabilidade de Gestão
2. Conceitos Fundamentais
2.1. A Multiplicidade de Custos
2.2. Relações entre Custos e Volume
3. Contabilização e Apuramento do Custo de Produção
3.1. Articulação Contabilística
3.2. O Custo Industrial dos Produtos e suas Componentes
3.3. Produção Conjunta
3.4. Produção Defeituosa
4. Sistemas de Custeio
4.1. Custeio Total, Variável e Racional
4.2. Alternativas de Custeio e Resultados
5. Centros de Custos Método das Secções Homogéneas
5.1. Definição das Secções Homogéneas
5.2. Apuramento dos Custos das Secções
5.3. Secções Auxiliares e Prestações Recíprocas
6. O Sistema ABC Activity-Based Costing
6.1. Conceitos Fundamentais
6.2. Processo de Desenvolvimento do Sistema ABC
6.3. O TDABC Time-Driven Activity-Based Costing
1.1. Enquadramento e objetivos da Contabilidade de Gestão
2. Conceitos Fundamentais
2.1. A Multiplicidade de Custos
2.2. Relações entre Custos e Volume
3. Contabilização e Apuramento do Custo de Produção
3.1. Articulação Contabilística
3.2. O Custo Industrial dos Produtos e suas Componentes
3.3. Produção Conjunta
3.4. Produção Defeituosa
4. Sistemas de Custeio
4.1. Custeio Total, Variável e Racional
4.2. Alternativas de Custeio e Resultados
5. Centros de Custos Método das Secções Homogéneas
5.1. Definição das Secções Homogéneas
5.2. Apuramento dos Custos das Secções
5.3. Secções Auxiliares e Prestações Recíprocas
6. O Sistema ABC Activity-Based Costing
6.1. Conceitos Fundamentais
6.2. Processo de Desenvolvimento do Sistema ABC
6.3. O TDABC Time-Driven Activity-Based Costing
Métodos de Ensino
A exposição teórica permite que os estudantes conheçam e compreendam os conceitos fundamentais e desenvolvam uma base de conhecimento que permita compreender a demonstração da resolução de exercícios, bem como a resolução individual e em grupo de exercícios que permita compreender a aplicar as diferentes metodologias a problemas específicos e interpretar resultados, em linha com os objetivos 2 e 3.
A interligação da vertente prática com a vertente teórica proporciona às/aos alunas/os uma visão ampla das problemáticas em análise e a formulação de um entendimento alargado quanto aos objetivos e à utilidade da contabilidade de gestão enquanto instrumento de informação de apoio à gestão, permitindo o desenvolvimento de um espírito crítico em linha com os objetivos 1 e 2.
A interligação da vertente prática com a vertente teórica proporciona às/aos alunas/os uma visão ampla das problemáticas em análise e a formulação de um entendimento alargado quanto aos objetivos e à utilidade da contabilidade de gestão enquanto instrumento de informação de apoio à gestão, permitindo o desenvolvimento de um espírito crítico em linha com os objetivos 1 e 2.
Avaliação
Avaliação contínua: duas provas de avaliação individual, com ponderações de, respetivamente, 40% e 60% para a classificação final. Todas as provas são realizadas durante o período letivo.
Avaliação por exame: uma prova de avaliação individual sobre todo o conteúdo programático e com uma ponderação de 100% para a classificação final.
Avaliação por exame: uma prova de avaliação individual sobre todo o conteúdo programático e com uma ponderação de 100% para a classificação final.
Bibliografia
- Burns, John, Martin Quinn, Liz Warren e João Oliveira (2013): Management Accounting, McGraw-Hill, UK.
- Caiado, A. Pires (2020): Contabilidade Analítica e de Gestão, 9.ª ed., Áreas Editora.
- Drury, Colin (2020): Management and Cost Accounting, 11.a ed., Cengage Learning EMEA, London.
- Ferreira, Domingos (Coord.), Carlos Caldeira, João Asseiceiro, João Vieira e Célia Valente (2019), Contabilidade de Gestão Estratégia de Custos e de Resultados, Editora Rei dos Livros, Lisboa.
- Caiado, A. Pires (2020): Contabilidade Analítica e de Gestão, 9.ª ed., Áreas Editora.
- Drury, Colin (2020): Management and Cost Accounting, 11.a ed., Cengage Learning EMEA, London.
- Ferreira, Domingos (Coord.), Carlos Caldeira, João Asseiceiro, João Vieira e Célia Valente (2019), Contabilidade de Gestão Estratégia de Custos e de Resultados, Editora Rei dos Livros, Lisboa.