2025

Estratégia

Nome: Estratégia
Cód.: GES02331L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Francês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

E uma UC de conteúdos essenciais, centrada na necessidade de desenvolvimento de uma abordagem holística para alcançar o sucesso, num horizonte temporal alargado, articulando teoria e prática.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa explorar os conceitos estruturantes da área de conhecimento da Estratégia e dotar os alunos dos instrumentos mais utilizados. Nesta perspetiva, pretende-se desenvolver o processo de ensino / aprendizagem em quatro vertentes, no sentido da aquisição de competências e capacidades específicas:
A) Transmitir conhecimentos específicos de gestão global, particularmente sobre a formulação e implementação de estratégias nas empresas e organizações;
B) Facilitar a integração de conhecimentos adquiridos nas outras unidades curriculares e evidenciar que esses conhecimentos poderão ser muito úteis à gestão estratégica;
C) Desenvolver competências de análise e de resolução de problemas;
D) Desenvolver capacidades de decisão, aplicação, síntese, trabalho em equipa, apresentação escrita e oral.

Conteúdos Programáticos

PROGRAMA

1. Introdução e conceitos básicos
2. Estratégia e metodologias de abordagem
3. O gestor estratégico
4. Pensamento estratégico e planeamento estratégico
5. O processo de planeamento estratégico
6. Diagnóstico ou análise ambiental
6.1 O ambiente externo; processos e instrumentos
6.2 O ambiente interno; recursos e competências
7. A matriz SWOT
8. Formulação ou formação de estratégias
8.1 Visão, missão e objetivos
8.2 Decisões estratégicas diversas
9. Implementação e controlo

Métodos de Ensino

O método adotado para aquisição e desenvolvimento de conhecimento é baseado no designado modelo “ensino-investigação-aplicação”, pelo que as sessões letivas compreendem: sessões expositivas, sessões de trabalho em equipa e de apresentação e discussão dos trabalhos realizados (método role-playing);
Os materiais de apoio são disponibilizados em formato digital (plataforma e-learning Moodle da Universidade de Évora).

Avaliação

De acordo com o previsto no Regulamento Académico da Universidade de Évora e diretrizes do Departamento de Gestão, todos os alunos têm a possibilidade de optar entre dois regimes de avaliação:
1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
Um teste escrito (50% para a nota final), um trabalho de grupo sobre uma temática de natureza teórica ou prática, com apresentação na aula (30%) e estudos de caso (20%).
Uma nota inferior a 7 em qualquer uma destas provas implica automaticamente a reprovação do aluno na avaliação contí­nua. Uma assistência às aulas inferior a 75% do número de aulas lecionadas implica a exclusão do regime de avaliação contí­nua (exceto para os alunos trabalhadores-estudantes). A avaliação dos trabalhadores estudantes está regulamentada por normativo próprio.
2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
Um exame sob a forma de teste escrito tradicional, com ponderação de 100% para a nota final.

Bibliografia

BARNEY, J. e W. HESTERLY (2019). Strategic Management and Competitive Advantage; Concepts and Cases, Global Ed., 6ª Ed.
GOMES, M.J.; A.J. SOUSA; J. NOVAS & R. JORDÃO (2021). “Environmental Sustainability in Viticulture as a Balanced Scorecard Perspective of the Wine Industry: Evidence for the Portuguese Region of Alentejo”, Sustainability, 2021, 13, 10144, pp.1-18.
GRANT, R. & J. JORDAN (2015). Foundations of Strategy. 2nd. Ed, Wiley.
MINTZBERG, H. (2015). Rebalancing Society. PK Publishers, Inc., Dakland.
STACEY, R. (2010). Strategic Management and Organisational Dynamics; the challenge of complexity, Fifth Ed., FT-Prentice-Hall.
TEIXEIRA, S. (2020). Gestão Estratégica, Escolar Editora.
WHEELEN, T; J. HUNGER; A. HOFFMAN e BAMFORD (2019). Concepts in Strategic Management and Business Policy: Globalization, Innovation and Sustainability, Global Ed, 15 Ed.
WHITTINGTON, J.; P. REGNÉR; D. ANGWIN; G. JOHNSON e K. SHOLES (2020). Exploring Strategy, Pearson, 12ª Ed