2025
Pensamento Crítico e Argumentação
Nome: Pensamento Crítico e Argumentação
Cód.: FIL02321L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Filosofia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A formação básica em pensamento crítico pretende contribuir para um melhor desempenho dos estudantes sempre que eles tenham de:
1) reagir criticamente ao que leem em livros, revistas, jornais ou na internet;
2) participar ativamente em aulas e seminários;
3) construir um argumento próprio;
4) escrever um ensaio em defesa de uma conclusão.
1) reagir criticamente ao que leem em livros, revistas, jornais ou na internet;
2) participar ativamente em aulas e seminários;
3) construir um argumento próprio;
4) escrever um ensaio em defesa de uma conclusão.
Conteúdos Programáticos
Introdução. Orientações de Metodologia do Trabalho Científico.
1. Argumentação, Crítica e Filosofia
1.1. A apologia de Sócrates segundo Platão.
1.2. Kant e a verdade como suposto dever moral.
1.3. Argumentação e Lógica: a distinção entre Lógica Formal e Lógica Informal segundo Ch.Perelman.
2. Conceitos básicos de Lógica Clássica.
2.1 Lógica Formal: noções básicas, regras e falácias da Lógica Aristotélica
2.2.Lógica Informal: noções básicas e principais falácias.
1. Argumentação, Crítica e Filosofia
1.1. A apologia de Sócrates segundo Platão.
1.2. Kant e a verdade como suposto dever moral.
1.3. Argumentação e Lógica: a distinção entre Lógica Formal e Lógica Informal segundo Ch.Perelman.
2. Conceitos básicos de Lógica Clássica.
2.1 Lógica Formal: noções básicas, regras e falácias da Lógica Aristotélica
2.2.Lógica Informal: noções básicas e principais falácias.
Métodos de Ensino
Leitura e análise da bibliografia recomendada. Exposição dos conceitos fundamentais. Discussão dos temas e resolução dos problemas propostos.
Avaliação
A avaliação resultará da classificação obtida na nota final do regime de avaliação contínua ou na nota final do regime de exame, do seguinte modo:
1. Para os alunos que optarem pelo regime de avaliação contínua a nota final será obtida a partir dos seguintes elementos de avaliação:
a) 1ª Prova de Frequência (50%);
b) 2ª Prova de Frequência (50%).
2. Para os alunos que optarem pelo regime de avaliação final a nota final será o resultado da classificação obtida na prova de exame, que incidirá sobre toda a matéria lecionada durante o semestre letivo.
1. Para os alunos que optarem pelo regime de avaliação contínua a nota final será obtida a partir dos seguintes elementos de avaliação:
a) 1ª Prova de Frequência (50%);
b) 2ª Prova de Frequência (50%).
2. Para os alunos que optarem pelo regime de avaliação final a nota final será o resultado da classificação obtida na prova de exame, que incidirá sobre toda a matéria lecionada durante o semestre letivo.
Bibliografia
Epstein, Richard L., Critical Thinking, Belmont, Wadsworth, 1999.
Kant, Immanuel, ?Sobre um suposto direito de mentir por amor à humanidade?, A Paz Perpétua e outros opúsculos, Lisboa, Edições 70, 1992, trad. do alemão por Artur Morão, pp. 173-179.
Perelman, Chaim; Olbrechts-Tyteca, Lucie, Traité de l?Argumentation, éditons de l?Université de Bruxelles, 1988, 5ª edª.
Platão, ?Apologia de Sócrates? Apologia de Sócrates-Críton, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1991, (2ª edª), trad. do grego por Manuel de Oliveira Pulquério, pp. 9-54.
Sinnott-Armstrong,Walter; Fogelin, Robert,Understanding Arguments ? An Introduction to Informal Logic, Belmont, Wadsworth, 2010, 8ª edª.
Zilhão, António, Lógica ? 40 Lições de Lógica Elementar, Lisboa, Colibri, 2008, 3ª edª.
Kant, Immanuel, ?Sobre um suposto direito de mentir por amor à humanidade?, A Paz Perpétua e outros opúsculos, Lisboa, Edições 70, 1992, trad. do alemão por Artur Morão, pp. 173-179.
Perelman, Chaim; Olbrechts-Tyteca, Lucie, Traité de l?Argumentation, éditons de l?Université de Bruxelles, 1988, 5ª edª.
Platão, ?Apologia de Sócrates? Apologia de Sócrates-Críton, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1991, (2ª edª), trad. do grego por Manuel de Oliveira Pulquério, pp. 9-54.
Sinnott-Armstrong,Walter; Fogelin, Robert,Understanding Arguments ? An Introduction to Informal Logic, Belmont, Wadsworth, 2010, 8ª edª.
Zilhão, António, Lógica ? 40 Lições de Lógica Elementar, Lisboa, Colibri, 2008, 3ª edª.
Equipa Docente
- João Tiago Reis Pedroso de Lima [responsável]