2025
Economia da Integração Europeia
Nome: Economia da Integração Europeia
Cód.: ECN02299L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Economia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos consigam:
1. Entender o papel do processo de Integração Europeia no sistema internacional dominado cada vez mais pelas forças da economia global
2. Conhecer a organização e funcionamento institucional da UE, evidenciado as suas repercussões sobre a formação das suas políticas
3. Ter uma perceção global dos objetivos e dos instrumentos que suportam a economia na UE, com destaque para os fundamentos microeconómicos do Mercado Único
4. Ter a visão integrada do regime da UEM, enfatizando os seus impactos na formulação das políticas macroeconómicas e nas dinâmicas de adaptação das expectativas e estratégias dos agentes
Pretende-se ainda que os alunos desenvolvam capacidades:
5. de reflexão independente, de decisão, de comunicação escrita e oral e de trabalho em equipa
6. para enquadrar a problemática da integração europeia no campo da formação das políticas económicas, permitindo uma futura inserção no mercado de trabalho
7. para funções no domínio da investigação
1. Entender o papel do processo de Integração Europeia no sistema internacional dominado cada vez mais pelas forças da economia global
2. Conhecer a organização e funcionamento institucional da UE, evidenciado as suas repercussões sobre a formação das suas políticas
3. Ter uma perceção global dos objetivos e dos instrumentos que suportam a economia na UE, com destaque para os fundamentos microeconómicos do Mercado Único
4. Ter a visão integrada do regime da UEM, enfatizando os seus impactos na formulação das políticas macroeconómicas e nas dinâmicas de adaptação das expectativas e estratégias dos agentes
Pretende-se ainda que os alunos desenvolvam capacidades:
5. de reflexão independente, de decisão, de comunicação escrita e oral e de trabalho em equipa
6. para enquadrar a problemática da integração europeia no campo da formação das políticas económicas, permitindo uma futura inserção no mercado de trabalho
7. para funções no domínio da investigação
Conteúdos Programáticos
Introdução - Apresentação dos objectivos da unidade curricular
1. História, Factos e Instituições
2. A Dimensão Microeconómica da Integração Europeia
3. Algumas Políticas Comuns da UE
4. A Dimensão macroeconómica da Integração Monetária
5. As Relações Económicas Externas da UE
1. História, Factos e Instituições
2. A Dimensão Microeconómica da Integração Europeia
3. Algumas Políticas Comuns da UE
4. A Dimensão macroeconómica da Integração Monetária
5. As Relações Económicas Externas da UE
Métodos de Ensino
As aulas Teórico-práticas assumem uma componente expositiva dos conteúdos programáticos e, adicionalmente, têm uma componente aplicada em que serão equacionados e debatidos casos ilustrativos que permitirão aos alunos aplicar os conhecimentos obtidos nas sessões expositivas e na investigação própria, tal como previsto na Política Pedagógica institucional.
Naturalmente que para a adequada racionalização do tempo das aulas é necessário que os alunos dediquem regularmente algumas horas de estudo da bibliografia base aconselhada e de pesquisa própria sobre os múltiplos assuntos que compõem os conteúdos programáticos desta unidade curricular.
Naturalmente que para a adequada racionalização do tempo das aulas é necessário que os alunos dediquem regularmente algumas horas de estudo da bibliografia base aconselhada e de pesquisa própria sobre os múltiplos assuntos que compõem os conteúdos programáticos desta unidade curricular.
Avaliação
Em conformidade com as decisões tomadas pela Assembleia do Departamento de Economia e pela Comissão de Curso da Licenciatura em Economia, e considerando o Regulamento Académico, as normas de avaliação desta unidade curricular são as seguintes:
i) Os alunos poderão optar pelo regime de Avaliação Contínua (preferencial) ou pelo regime de Avaliação Final.
ii) O regime de Avaliação Contínua pressupõe a realização de 2 provas de avaliação, que poderão ser teste ou trabalho de investigação, com um peso de 50% cada uma.
iii) No regime de Avaliação Final a nota corresponde à obtida no exame final de época normal ou de recurso.
i) Os alunos poderão optar pelo regime de Avaliação Contínua (preferencial) ou pelo regime de Avaliação Final.
ii) O regime de Avaliação Contínua pressupõe a realização de 2 provas de avaliação, que poderão ser teste ou trabalho de investigação, com um peso de 50% cada uma.
iii) No regime de Avaliação Final a nota corresponde à obtida no exame final de época normal ou de recurso.
Bibliografia
? BALDWIN, R. and C. WYPLOSZ (2022), ?The Economics of European Integration?, 7th Edition, McGraw-Hill Higher Education, Berkshire
? ENGELBREK, A., BREMBERG, MICHALSKI, A., OXELHEIM, L. (2020), ?The European Union in a Changing World Order?, Palgrave Macmillan, Cham.
? BONGARDT, A. and F. TORRES (2022), ?Lessons on Political Economy of European Integration?, Universidade Católica Editora, Lisboa.
? CAETANO, J. and M. SOUSA ? editors (2019), ?Desafios e Oportunidades na Governação da Zona Euro, Editora Sílabo, Lisboa.
? CAETANO, J., I. VIEIRA and A. CALEIRO (2021), ?New Challenges for the Eurozone Governance: Joint Solutions for Common Threats??, Springer Nature, Switzerland.
? CAMISÃO, I e A. BRANDÃO ? coordenadores (2019), ?O Estado da União Europeia: Da(s) crise(s) à mudança??, Petrony Editora, Lisboa.
? ENGELBREK, A., BREMBERG, MICHALSKI, A., OXELHEIM, L. (2020), ?The European Union in a Changing World Order?, Palgrave Macmillan, Cham.
? BONGARDT, A. and F. TORRES (2022), ?Lessons on Political Economy of European Integration?, Universidade Católica Editora, Lisboa.
? CAETANO, J. and M. SOUSA ? editors (2019), ?Desafios e Oportunidades na Governação da Zona Euro, Editora Sílabo, Lisboa.
? CAETANO, J., I. VIEIRA and A. CALEIRO (2021), ?New Challenges for the Eurozone Governance: Joint Solutions for Common Threats??, Springer Nature, Switzerland.
? CAMISÃO, I e A. BRANDÃO ? coordenadores (2019), ?O Estado da União Europeia: Da(s) crise(s) à mudança??, Petrony Editora, Lisboa.
Equipa Docente
- Elsa Cristina Neves Januário Vaz
- José Manuel Martins Caetano [responsável]