2024
Temas de Filosofia para Crianças
Nome: Temas de Filosofia para Crianças
Cód.: FIL14425D
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Filosofia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Optativa
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
As competências a adquirir são de ordem crítica e argumentativa: compreensão, interpretação e correlação com a matéria.
Os objetivos visados são:
1. Reconhecer o cruzamento da Filosofia com Política e Educação no quadro do pragmatismo.
2. Adquirir referências teóricas e conceitos operativos próprios de Filosofia para Crianças.
3. Distinguir as competências específicas de facilitação de um diálogo filosófico rigoroso
4. Compreender como FpC representa uma inovação no campo filosófico
5. Analisar e avaliar criticamente práticas de Filosofia para Crianças.
6. Aplicar conhecimentos para tomar uma posição critica em relação a Filosofia para Crianças ou a respeito de áreas relacionadas.
Os objetivos visados são:
1. Reconhecer o cruzamento da Filosofia com Política e Educação no quadro do pragmatismo.
2. Adquirir referências teóricas e conceitos operativos próprios de Filosofia para Crianças.
3. Distinguir as competências específicas de facilitação de um diálogo filosófico rigoroso
4. Compreender como FpC representa uma inovação no campo filosófico
5. Analisar e avaliar criticamente práticas de Filosofia para Crianças.
6. Aplicar conhecimentos para tomar uma posição critica em relação a Filosofia para Crianças ou a respeito de áreas relacionadas.
Conteúdos Programáticos
1. A relação entre Filosofia, Política e Educação
2. O pragmatismo e o grupo de Chicago
2.1 A proposta de Lipman dentro do pragmatismo: Filosofia para Crianças
2.2 A extensão dos conceitos operativos de Filosofia para Crianças à consultoria filosófica
2.3 O impacto de Filosofia para Crianças na esfera do pensamento crítico, argumentativo e criativo: o pratical turn da filosofia contemporânea
3. A construção de diálogo filosófico em comunidade de investigação
3.1 Visionamento de sessões de FpC e outras
3.2 Instauração de uma comunidade dialógica a partir de sessões visionadas
2. O pragmatismo e o grupo de Chicago
2.1 A proposta de Lipman dentro do pragmatismo: Filosofia para Crianças
2.2 A extensão dos conceitos operativos de Filosofia para Crianças à consultoria filosófica
2.3 O impacto de Filosofia para Crianças na esfera do pensamento crítico, argumentativo e criativo: o pratical turn da filosofia contemporânea
3. A construção de diálogo filosófico em comunidade de investigação
3.1 Visionamento de sessões de FpC e outras
3.2 Instauração de uma comunidade dialógica a partir de sessões visionadas
Métodos de Ensino
Combinam-se 2 modelos: um tradicional centrado na docente e outro apoiado em estratégias ativas mobilizadoras do pensamento crítico e argumentativo e abertas ao debate. O 1.º está reservado para a leitura comentada de textos. O 2.º solicita a participação dos estudantes para acompanhar a leitura comentada dos textos com intervenções e para expor ideias num regime aberto ao diálogo.
As aulas podem apoiar-se em recursos digitais, contar com a presença de conferencistas e ser substituídas pela assistência a um colóquio que tenha relação com o programa da unidade curricular. Algumas das aulas poderão ser acompanhadas online, desde que tal se justifique.
A avaliação resulta do somatório de: 1) assiduidade (10%); 2) participação nos diálogos e debates (40%); 3) apresentação e redação de: um texto argumentativo sobre o tema nuclear da unidade curricular ou sobre uma questão da própria tese, cerca de 5 pp., de acordo com o enunciado no ., de acordo com o enunciado no 5.º objetivo (50%).
As aulas podem apoiar-se em recursos digitais, contar com a presença de conferencistas e ser substituídas pela assistência a um colóquio que tenha relação com o programa da unidade curricular. Algumas das aulas poderão ser acompanhadas online, desde que tal se justifique.
A avaliação resulta do somatório de: 1) assiduidade (10%); 2) participação nos diálogos e debates (40%); 3) apresentação e redação de: um texto argumentativo sobre o tema nuclear da unidade curricular ou sobre uma questão da própria tese, cerca de 5 pp., de acordo com o enunciado no ., de acordo com o enunciado no 5.º objetivo (50%).
Bibliografia
CALLAN, E. (1997). Creating Citizens: Political Education and Liberal Democracy. Clarendon Press, Oxford.
DEWEY, J. (2009). Democracy and Education. Wilder Publications
CARVALHO, M. & MENDONÇA, D. (2017). The Community of Philosophical Inquiry as a Regulative Ideal. Anaya, pp. 36-46.
LIPMAN, M. (2003) Thinking Through Dialogue. 2nd revised edition Cambridge Press University
LIPMAN, M. (2010). Philosophy goes to school. Temple University Press.
NUSSBAUM, M. (1997). Cultivating Humanity. Fellow College of Harvard.
SANTOS, M. T. (ed.) (2018), Filosofia e Crianças. Pressupostos e linhas de um curso. Aisthesis.
SHOOK, J. Pragmatism, Pluralism, and Public Democracy. Revue française détudes américaines, 2010/2 (n.° 124), pp.11-28.
SHORT, T. (1997). Practicing Philosophy: Pragmatism and the Philosophical Life. Routledge.
SIEGEL, H. (1988). Educating Reason: Rationality, Critical Thinking, and Education, Routledge.
DEWEY, J. (2009). Democracy and Education. Wilder Publications
CARVALHO, M. & MENDONÇA, D. (2017). The Community of Philosophical Inquiry as a Regulative Ideal. Anaya, pp. 36-46.
LIPMAN, M. (2003) Thinking Through Dialogue. 2nd revised edition Cambridge Press University
LIPMAN, M. (2010). Philosophy goes to school. Temple University Press.
NUSSBAUM, M. (1997). Cultivating Humanity. Fellow College of Harvard.
SANTOS, M. T. (ed.) (2018), Filosofia e Crianças. Pressupostos e linhas de um curso. Aisthesis.
SHOOK, J. Pragmatism, Pluralism, and Public Democracy. Revue française détudes américaines, 2010/2 (n.° 124), pp.11-28.
SHORT, T. (1997). Practicing Philosophy: Pragmatism and the Philosophical Life. Routledge.
SIEGEL, H. (1988). Educating Reason: Rationality, Critical Thinking, and Education, Routledge.
Equipa Docente
- Maria Teresa Carrasco Salvador Gonçalves Santos [responsável]