2024
Temas de Ética e Ética Aplicada
Nome: Temas de Ética e Ética Aplicada
Cód.: FIL14417D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Filosofia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Optativa.
Regime presencial obrigatório, podendo em algum caso devidamente justificado, haver lugar a participação online
Regime presencial obrigatório, podendo em algum caso devidamente justificado, haver lugar a participação online
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Tomar a Ética como um tema de reflexão
2. Distinguir, na História da Ética, a especificidade dos problemas éticos contemporâneos
3. Empregar com adequação conceptual as categorias fundamentais da Ética
4. Relacionar a Ética com diferentes âmbitos de intervenção humana (exemplos: Biotecnologia; Política; Desporto; Saúde; Direitos Humanos; Vida Animal)
2. Distinguir, na História da Ética, a especificidade dos problemas éticos contemporâneos
3. Empregar com adequação conceptual as categorias fundamentais da Ética
4. Relacionar a Ética com diferentes âmbitos de intervenção humana (exemplos: Biotecnologia; Política; Desporto; Saúde; Direitos Humanos; Vida Animal)
Conteúdos Programáticos
I. Introdução a Ética como campo aberto de saber e de debate
II. Grandes problemas éticos contemporâneos
III. A relevância actual das éticas aplicadas
IV. Exemplificação de ética aplicada (o exemplo será escolhido em cada ano)
II. Grandes problemas éticos contemporâneos
III. A relevância actual das éticas aplicadas
IV. Exemplificação de ética aplicada (o exemplo será escolhido em cada ano)
Métodos de Ensino
Na unidade curricular serão usados os seguintes métodos principais:
a) Exposição (na introdução de temas e problemas);
b) Hermenêutica de textos;
c) Debate (discussão e argumentação);
d) Avaliação: contínua, através da apreciação do nível de envolvimento nas sessões de seminário (40%) e realização de um trabalho individual escrito acerca de um dos temas de Ética e Ética Aplicada (60%); ou por exame final: através de uma prova escrita e/ou oral (100%).
a) Exposição (na introdução de temas e problemas);
b) Hermenêutica de textos;
c) Debate (discussão e argumentação);
d) Avaliação: contínua, através da apreciação do nível de envolvimento nas sessões de seminário (40%) e realização de um trabalho individual escrito acerca de um dos temas de Ética e Ética Aplicada (60%); ou por exame final: através de uma prova escrita e/ou oral (100%).
Bibliografia
CAHN, Steven M. Exploring Ethics: An Introductory Anthology. Oxford: Oxford University Press, 2009.
CAHN, Steven M.; MARKIE, Peter (orgs.) Ethics: History, Theory, and Contemporary Issues. Oxford: Oxford University Press, 2006.
COHEN, Andrew I.; WELLMAN, Christopher Heath (orgs.) Contemporary Debates in Applied Ethics. Oxford: Blackwell, 2005.
CONILL, Jesús Sancho Ética hermenéutica. Madrid: Tecnos, 2006.
CORTINA, Adela Ética aplicada y democracia radical. Madrid: Tecnos, 1993.
FREY, R.G.; WELLMAN, Christopher Heath (orgs.) A Companion to Applied Ethics. Oxford: Blackwell, 2005.
LAFOLLETE, Hugh (org.) Ethics in Practice. 3ª ed. Oxford: Blackwell, 2007.
NEVES, Maria do Céu Patrão (coord.) Ética: dos Fundamentos às Práticas. Lisboa: Edições 70, [reimpr.] 2017.
CAHN, Steven M.; MARKIE, Peter (orgs.) Ethics: History, Theory, and Contemporary Issues. Oxford: Oxford University Press, 2006.
COHEN, Andrew I.; WELLMAN, Christopher Heath (orgs.) Contemporary Debates in Applied Ethics. Oxford: Blackwell, 2005.
CONILL, Jesús Sancho Ética hermenéutica. Madrid: Tecnos, 2006.
CORTINA, Adela Ética aplicada y democracia radical. Madrid: Tecnos, 1993.
FREY, R.G.; WELLMAN, Christopher Heath (orgs.) A Companion to Applied Ethics. Oxford: Blackwell, 2005.
LAFOLLETE, Hugh (org.) Ethics in Practice. 3ª ed. Oxford: Blackwell, 2007.
NEVES, Maria do Céu Patrão (coord.) Ética: dos Fundamentos às Práticas. Lisboa: Edições 70, [reimpr.] 2017.
Equipa Docente
- Margarida Isaura Lourenço da Silva Almeida Amoedo [responsável]