2024

Problemas de Filosofia Prática

Nome: Problemas de Filosofia Prática
Cód.: FIL14402D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Obrigatória. Esta UC ocupa um lugar estratégico devendo contribuir para a configuração do horizonte do doutoramento em Filosofia Prática, reunindo em módulos diversas linhas de trabalho, presentes na unidade de apoio à investigação, e que deverão ser aprofundadas noutras UCs do curso.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1) Introdução à tradição filosófica de atenção à prática vital e ética da sageza e da sanidade, quer no âmbito individual quer no da comunidade.
2) Favorecimento da concepção, redação e apresentação pública de comunicações científicas
3) Capacidade de integração e contextualização das problemáticas investigadas no horizonte de debates filosóficos contemporâneos.

Conteúdos Programáticos

1. A tradição prática da filosofia ocidental: a procura da felicidade e a problemática ético-política.

2. O cuidado de si na Antiguidade greco-latina e a sua reapropriação na actualidade filosófica.

3. A racionalidade prática e a questão da liberdade: algumas posições decisivas, de Luis de Molina e Kant a Schelling e Nietzsche.

4. A descoberta moderna do pensamento oriental e sua crescente influência no mundo global. A proximidade do religioso.

5. Da vocação terapêutica da filosofia à clínica fenomenológica: Filosofia, Medicina, Psicanálise, Análise Existencial.

Métodos de Ensino

Regime presencial obrigatório, podendo em algum caso devidamente justificado, haver lugar a participação online. Os estudantes deverão poder apresentar aspectos das suas investigações, em relação com a temática em questão, de forma organizada e aberta à discussão do grupo. Estas poderão ter lugar na aula ou em forma de comunicação em Colóquio, organizado no contexto do Curso ou fora dele.
Lecionação: exposição, textos e debate. Poderão integrar-se sessões realizadas por conferencistas convidados ou a participação dos estudantes em encontros científicos, que tenham lugar acerca de temas/áreas afins.
Base da avaliação: 1) assiduidade e participação activa (25%); 2) apresentação/ redação de breve ensaio sobre temática ou de um relatório de aula de c. 5 pág. (50% - 75%); 3) apresentação complementar do estado de cada investigação ou de questão parcial da mesma e respectiva discussão em formato de comunicação num colóquio (> 25%).

Bibliografia

Borges-Duarte,I. 2019.“Prática e teoria do cuidado. Polissemia de um conceito esquecido”, in Folque e.a. (Org.), O Cuidado nas profissões dedicadas ao bem-estar e desenvolvimento humano. Évora:CIEP, 12-24
__Org. 1998. Luís de Molina regressa a Évora. Évora: Fundação Molina
Boss, M.1963. Psychoanalysis and Daseinanalysis, New York:Basic Books
Clark & Gottlieb Eds. 2021. Practical Philosophy from Kant to Hegel. Freedom, Right, and Revolution. New York:Cambridge U.P.
Gadamer,H.G. 2009. O Mistério da Saúde. O Cuidado da Saúde e a Arte da Medicina. Lisboa:Ed.70
Foucault,M. 1994. História da Sexualidade. II. O cuidado de si. Lisboa:Relógio d’Água
Hadot, P. 2014. Exercícios espirituais e filosofia antiga. S.Paulo:É Realizações
Krishnamurti,J. & Bohm,D. 1999. The Limits of Thought. Discussions. New York:Routledge.
Nussbaum,M. 1986. The Fragility of Goodness: Luck and Ethics in Greek Tragedy and Philosophy. New York:Cambridge U.P.
Onfray,M. 1990. Cynismes. Portrait du philosoph en chien. Paris