2024

Design Digital

Nome: Design Digital
Cód.: VIS14211L
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

NA

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos gerais de aprendizagem promovem o desenvolvimento de capacidades de visão estratégica (revolucionar) e de ação (empreender) num ambiente colaborativo inspirador.
a. Saber fazer uso da investigação como instrumento estratégico potenciador da partilha do conhecimento e da cultura;
b. Saber definir e integrar um itinerário metodológico expedito em projetos culturais de elevada complexidade;
c. Saber provocar e convocar a inspiração para configurar um conceito inovador de curadoria, com significado e valor cultural;
d. Saber descobrir e definir uma oportunidade de divulgação cultural e uma estratégia de comunicação digital única;
e. Saber usar, com destreza, as tecnologias digitais para representar, testar e comunicar um projeto com um elevado nível de rigor e detalhe técnico;
f. Ser capaz de reunir e trabalhar o aparato crítico de um modo operativo para a produção dos conteúdos; g. Estimular o empreendedorismo em Design.

Conteúdos Programáticos

Os conhecimentos, aptidões e competências desenvolvem-se num nível de complexidade elevado e aplicam-se na temática da curadoria, com enfoques no conceito inovador e na estratégia digital integrada (UI / IxD / UX).
Conteúdos programáticos orientados para a(s) temática(s) e projecto(s) a desenvolver: 1. Organização e gestão da complexidade;
2. Estratégias de comunicação em meios digitais;
3. Inovação em comunicação digital;
4. Curadoria de conteúdos e audiências; 5. Casos de estudo.

Métodos de Ensino

São privilegiados os métodos ativos que reforcem o envolvimento, o interesse, a análise e a capacidade crítica dos alunos através da exposição participada, debate, acompanhamento individual e em equipa do trabalho prático, exploração e simulação de casos, visionamento e debate de vídeos, resolução de problemas concretos, visionamento de outro material iconográfico relevante e aulas em contexto
A avaliação valoriza o processo e os resultados de acordo com os critérios definidos no enunciado. A avaliação está desenhada para que o acompanhamento e a orientação tutorial e os diversos momentos de apresentação/avaliação se constituam como momentos-chave de reflexão crítica do trabalho desenvolvido, de modo a validar as propostas e a corrigir eventuais desvios relativamente aos objetivos definidos considerando que o processo tentativa-erro faz parte integrante da aprendizagem
Ponderação:
Assiduidade, participação, esforço, auto descoberta, colaboração: 20%
Projeto de estratégia digital: 80%

Bibliografia

STEELE, Julie (2010). Beautifull visualization: looking at data through the eyes of experts (theory in practice). Sebastopol, CA: O’Reilly Media.
LAL, Raj (2013). Digital design essentials: 100 ways to design better desktop, web, and mobile interfaces. Beverly: Rockport Publishers.
LUPTON, Ellen (2014). Type on screen: a critical guide for designers, writers, developers, and students. New York: Princeton Architectural Press.
GRASS, Tino (2013). Typorama: the graphic work of Philippe Apeloig. London: Thames & Hudson BOSLER, Denise (2012). Mastering type: the essential guide to typography for print and web design. Cincinnati, Ohio: How Books.