2024

Design para Audiovisuais e Media Digitais

Nome: Design para Audiovisuais e Media Digitais
Cód.: VIS14200L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

NA

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

No final da unidade curricular, os alunos deverão ter adquirido competências ao nível introdutório que lhes permitam identificar as técnicas, práticas e materiais correspondentes à produção de peças de comunicação na área do motion graphics, on-air-design e Sinalética em Realidade Aumentada, bem como operacionalizar as ferramentas necessárias para a produção destas peças de comunicação.

Conteúdos Programáticos

• História do Motion Graphics e On Air Design.
• Estudos de Caso em Sinalética e Design de Comunicação em Realidade Aumentada;
• Transformações espaciais, velocidade, direção e tempo;
• Tipografia e Video;
• Princípios de animação e comunicação;
• Elementos sonoros;
• Elementos tridimensionais;
• Formatos de exportação de audiovisuais e Realidade Aumentada;

Métodos de Ensino

Métodos expositivo, demonstrativo, interrogativo e activo. Avaliação - Época Normal: Avaliação Contínua (Participação - 20%; Trabalho durante o período de aulas - 40%; Avaliação de Juri - 40%) ou Final (Trabalho durante o período de aulas - 40%; Prova final - 60%). Recurso, especial e extrordinária são iguais a avaliação final.

Bibliografia

Krasner, J. (2008). Motion Graphic Design. Burlington, MA: Focal Press.
Friedmann, A. (2006). Writing for Visual Media (2nd ed.). Burlington, MA: Focal Press.
Musburger, R. B., & Kindem, G. (2016). Introduction to Media Production (4 ed). Burlington, MA: Focal Press.
Mullen, T. (2011). Prototyping Augmented Reality. Bridgewater, NJ:Sybex .