2024
Design para Audiovisuais e Media Digitais
Nome: Design para Audiovisuais e Media Digitais
Cód.: VIS14200L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Design
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
NA
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
No final da unidade curricular, os alunos deverão ter adquirido competências ao nível introdutório que lhes permitam identificar as técnicas, práticas e materiais correspondentes à produção de peças de comunicação na área do motion graphics, on-air-design e Sinalética em Realidade Aumentada, bem como operacionalizar as ferramentas necessárias para a produção destas peças de comunicação.
Conteúdos Programáticos
História do Motion Graphics e On Air Design.
Estudos de Caso em Sinalética e Design de Comunicação em Realidade Aumentada;
Transformações espaciais, velocidade, direção e tempo;
Tipografia e Video;
Princípios de animação e comunicação;
Elementos sonoros;
Elementos tridimensionais;
Formatos de exportação de audiovisuais e Realidade Aumentada;
Estudos de Caso em Sinalética e Design de Comunicação em Realidade Aumentada;
Transformações espaciais, velocidade, direção e tempo;
Tipografia e Video;
Princípios de animação e comunicação;
Elementos sonoros;
Elementos tridimensionais;
Formatos de exportação de audiovisuais e Realidade Aumentada;
Métodos de Ensino
Métodos expositivo, demonstrativo, interrogativo e activo. Avaliação - Época Normal: Avaliação Contínua (Participação - 20%; Trabalho durante o período de aulas - 40%; Avaliação de Juri - 40%) ou Final (Trabalho durante o período de aulas - 40%; Prova final - 60%). Recurso, especial e extrordinária são iguais a avaliação final.
Bibliografia
Krasner, J. (2008). Motion Graphic Design. Burlington, MA: Focal Press.
Friedmann, A. (2006). Writing for Visual Media (2nd ed.). Burlington, MA: Focal Press.
Musburger, R. B., & Kindem, G. (2016). Introduction to Media Production (4 ed). Burlington, MA: Focal Press.
Mullen, T. (2011). Prototyping Augmented Reality. Bridgewater, NJ:Sybex .
Friedmann, A. (2006). Writing for Visual Media (2nd ed.). Burlington, MA: Focal Press.
Musburger, R. B., & Kindem, G. (2016). Introduction to Media Production (4 ed). Burlington, MA: Focal Press.
Mullen, T. (2011). Prototyping Augmented Reality. Bridgewater, NJ:Sybex .