2024
Introdução ao Desenho e Representação II
Nome: Introdução ao Desenho e Representação II
Cód.: VIS12874L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Artes Plásticas
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Métodos de Ensino
O programa consiste em exercícios, exposições teóricas dos conteúdos e visitas de estudo. A avaliação é contínua tendo em conta: assiduidade; empenho; criatividade; evolução, e; domínio de conhecimentos. Terão lugar provas de avaliação contínua e uma final avaliada por um júri composto pelo docente da disciplina e docentes do curso.
Na ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar pelos regimes de Avaliação Contínua ou Avaliação Final. As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA guiam-se pelo regime de Avaliação Final.
1. AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente e submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho realizado nas aulas: 40%.
Classificação Final: soma de a), b) e c).
2. AVALIAÇÃO FINAL:
a) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Prova sobre os conteúdos da disciplina: 60%.
Classificação Final: soma de a) e b).
Na ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar pelos regimes de Avaliação Contínua ou Avaliação Final. As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA guiam-se pelo regime de Avaliação Final.
1. AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente e submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho realizado nas aulas: 40%.
Classificação Final: soma de a), b) e c).
2. AVALIAÇÃO FINAL:
a) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Prova sobre os conteúdos da disciplina: 60%.
Classificação Final: soma de a) e b).
Bibliografia
ALAN, Pipes (2007). Drawing for Designers, London, Lawrence King Publishing.
CABAU, P. (2012). O Dispositivo do Desenho. A Implementação da Prática do Desenho no Ensino Artístico Contemporâneo, Edição ESAD.
COLLIER, Graham (1985). Form, Space and Vision. A Introduction to Drawing and Design, New Jersey. Prentice Hall,
Desenho. A colecção do MNAA. 1994.
JENNY, P. (2012). The Kitchen Art Studio. New York, New York, Princeton Architectural Press.
KANTOR, J. ( ed.) (2005). Drawings from the Modern, MOMA, New York.
MOLINA, J. J. G. (coord.) (1999). Estratégias del Dibujo en el Arte Contemporáneo, Madrid, Ediciones Cátedra.
RODRIGUES, A. (2003). Desenho, o que é? Quimera Editores Lda.
SOUSA, R. (1980)Desenho. TPU 19. Lisboa, Editorial do Ministé́ rio da Educação.
SOUTHERN, J., MASLEN, MICK (2014). Drawing Projects An Exploration of Languages. Black Dog Publishing.
BELL, J. (2019). Ways of Drawing: Artists' Perspectives and Practices. London: Thames & Hudson.
CABAU, P. (2012). O Dispositivo do Desenho. A Implementação da Prática do Desenho no Ensino Artístico Contemporâneo, Edição ESAD.
COLLIER, Graham (1985). Form, Space and Vision. A Introduction to Drawing and Design, New Jersey. Prentice Hall,
Desenho. A colecção do MNAA. 1994.
JENNY, P. (2012). The Kitchen Art Studio. New York, New York, Princeton Architectural Press.
KANTOR, J. ( ed.) (2005). Drawings from the Modern, MOMA, New York.
MOLINA, J. J. G. (coord.) (1999). Estratégias del Dibujo en el Arte Contemporáneo, Madrid, Ediciones Cátedra.
RODRIGUES, A. (2003). Desenho, o que é? Quimera Editores Lda.
SOUSA, R. (1980)Desenho. TPU 19. Lisboa, Editorial do Ministé́ rio da Educação.
SOUTHERN, J., MASLEN, MICK (2014). Drawing Projects An Exploration of Languages. Black Dog Publishing.
BELL, J. (2019). Ways of Drawing: Artists' Perspectives and Practices. London: Thames & Hudson.
Equipa Docente
- Paula Maria Vieira Reaes Pinto [responsável]
- Vítor Manuel dos Santos Gomes