2025
Psicologia da Educação e Ensino de Música
Nome: Psicologia da Educação e Ensino de Música
Cód.: PSI14567M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1 Conhecer e compreender a complexidade e a interdependência dos processos de desenvolvimento, de educação e de aprendizagem à luz das principais correntes psicológicas
2 Conhecer e analisar, de modo crítico, teorias, modelos e conceitos de Psicologia relacionados com o ensino e aprendizagem de música/instrumento, designadamente: cognição, emoção, autoeficácia, motivação e ansiedade.
3 Aplicar às situações concretas de ensino da música/instrumento teorias, modelos e conceitos de Psicologia da Educação e Psicologia da Música.
4 Descrever e analisar de modo crítico fenómenos psicológicos subjacentes a processos educativos, nas suas dimensões pessoais, sociocognitivas, relacionais e contextuais
5 Aprofundar conhecimentos que possibilitem uma intervenção nas dinâmicas das relações educativas, cientificamente fundamentada
6 Desenvolver competências de autoconhecimento e gestão das emoções, que possibilitem o desenvolvimento pessoal e lidar com problemas ansiógenos, emocionais e cognitivos
2 Conhecer e analisar, de modo crítico, teorias, modelos e conceitos de Psicologia relacionados com o ensino e aprendizagem de música/instrumento, designadamente: cognição, emoção, autoeficácia, motivação e ansiedade.
3 Aplicar às situações concretas de ensino da música/instrumento teorias, modelos e conceitos de Psicologia da Educação e Psicologia da Música.
4 Descrever e analisar de modo crítico fenómenos psicológicos subjacentes a processos educativos, nas suas dimensões pessoais, sociocognitivas, relacionais e contextuais
5 Aprofundar conhecimentos que possibilitem uma intervenção nas dinâmicas das relações educativas, cientificamente fundamentada
6 Desenvolver competências de autoconhecimento e gestão das emoções, que possibilitem o desenvolvimento pessoal e lidar com problemas ansiógenos, emocionais e cognitivos
Conteúdos Programáticos
1 Introdução
Psicologia, Psi Edu e Psicologia da Música: relações e interconexões
Psi Edu e formação de docentes.
2 Desenvolvimento Psicológico
Perspetivas teóricas sobre desenvolv. psicológico
Desenvolvimento psic em contexto
3 Aprendizagem em contextos educativos
Perspetivas teóricas sobre aprendizagem
Autoeficácia, metacognição e autorregulação na aprendizagem de música
Motivação, ensino e aprendizagem de música
4 Fatores Psicológicos e Relacionais implicados nos Processos Educativos
Dimensões pessoais, sociocognitivas e relacionais
Competências sociais e emocionais
5 Dinâmicas das Relações Educativas
Representações e expectativas
Gestão do comportamento e de conflitos
Gestão de emoções no ensino e aprendizagem de música
Aprendizagem sócio emocional e promoção de ambientes educativos positivos
6 Temas e problemas no Ensino de Música/Instrumento
Ansiedade da performance musical e recursos para lidar com os problemas que dela derivam
Emoção e motivação na vida dos performers
Psicologia, Psi Edu e Psicologia da Música: relações e interconexões
Psi Edu e formação de docentes.
2 Desenvolvimento Psicológico
Perspetivas teóricas sobre desenvolv. psicológico
Desenvolvimento psic em contexto
3 Aprendizagem em contextos educativos
Perspetivas teóricas sobre aprendizagem
Autoeficácia, metacognição e autorregulação na aprendizagem de música
Motivação, ensino e aprendizagem de música
4 Fatores Psicológicos e Relacionais implicados nos Processos Educativos
Dimensões pessoais, sociocognitivas e relacionais
Competências sociais e emocionais
5 Dinâmicas das Relações Educativas
Representações e expectativas
Gestão do comportamento e de conflitos
Gestão de emoções no ensino e aprendizagem de música
Aprendizagem sócio emocional e promoção de ambientes educativos positivos
6 Temas e problemas no Ensino de Música/Instrumento
Ansiedade da performance musical e recursos para lidar com os problemas que dela derivam
Emoção e motivação na vida dos performers
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos promovem articulação entre fundamentações teóricas, investigação e situações práticas.
As aulas são desenvolvidas através de: a) aulas de exposição dos conteúdos programáticos, visando desenvolver o pensamento critico e reflexivo dos estudantes, através da análise e discussão dos modelos teóricos e sua aplicação a situações práticas; b) aulas de cariz teórico-prático com a análise, discussão e reflexão de situações práticas, relacionando a Psicologia Educacional com o ensino e a aprendizagem de música/instrumento; c) sessões de treino para lidar com a ansiedade e com os problemas emocionais e fisiológicos derivados da performance musical.
Pretende-se incentivar o trabalho cooperativo, o trabalho autónomo de pesquisa, o desenvolvimento de projetos, a utilização de recursos digitais, etc.
É dada particular ênfase à promoção do autoconhecimento, como forma de potenciar os processos de ensino e aprendizagem de música/instrumento.
É utilizado o Moodle para disponibilizar materiais e fomentar a comunicação docentes-estudantes.
As aulas são desenvolvidas através de: a) aulas de exposição dos conteúdos programáticos, visando desenvolver o pensamento critico e reflexivo dos estudantes, através da análise e discussão dos modelos teóricos e sua aplicação a situações práticas; b) aulas de cariz teórico-prático com a análise, discussão e reflexão de situações práticas, relacionando a Psicologia Educacional com o ensino e a aprendizagem de música/instrumento; c) sessões de treino para lidar com a ansiedade e com os problemas emocionais e fisiológicos derivados da performance musical.
Pretende-se incentivar o trabalho cooperativo, o trabalho autónomo de pesquisa, o desenvolvimento de projetos, a utilização de recursos digitais, etc.
É dada particular ênfase à promoção do autoconhecimento, como forma de potenciar os processos de ensino e aprendizagem de música/instrumento.
É utilizado o Moodle para disponibilizar materiais e fomentar a comunicação docentes-estudantes.
Avaliação
A avaliação está delineada para possibilitar o cumprimento os objetivos da unidade curricular, procurando-se diferentes modalidades avaliativas.
Avaliação contínua: a) trabalho individual de análise crítica de textos relacionados com Psicologia da Educação e Ensino de Música/Instrumento, com possibilidade de discussão oral (45%); b) participação nas sessões de treino de gestão da ansiedade (10%); c) Prova escrita individual abordando toda a matéria lecionada (45%)
Avaliação final: a) trabalho individual de análise crítica de textos relacionados com Psicologia da Educação e Ensino de Música/Instrumento, com discussão oral (35%); b) prova escrita, abordando toda a matéria lecionada (65%);
As questões das provas escritas são delineadas para avaliar a capacidade de análise e reflexão dos estudantes.
As aulas são obrigatórias (mínimo de presenças de 75%).
Avaliação contínua: a) trabalho individual de análise crítica de textos relacionados com Psicologia da Educação e Ensino de Música/Instrumento, com possibilidade de discussão oral (45%); b) participação nas sessões de treino de gestão da ansiedade (10%); c) Prova escrita individual abordando toda a matéria lecionada (45%)
Avaliação final: a) trabalho individual de análise crítica de textos relacionados com Psicologia da Educação e Ensino de Música/Instrumento, com discussão oral (35%); b) prova escrita, abordando toda a matéria lecionada (65%);
As questões das provas escritas são delineadas para avaliar a capacidade de análise e reflexão dos estudantes.
As aulas são obrigatórias (mínimo de presenças de 75%).
Bibliografia
Bandura, A. (1997). Self- Efficacy. The Exercise of control. H. W. Freeman and Company.
Cline, T., et al. (Eds.) (2024). Educational psychology. Routledge.
Creech, A., et al. (Eds.) (2021). Routledge international handbook of music psychology in education and the community. Routledge.
McClellan, E. R. (2023). The psychology of teaching and learning music. Routledge.
McGrath, C., et al. (2017). Performance anxiety strategies. A musician?s guide to managing stage fright. Rowman & Littlefield.
Santrock, J. W. & Roehrig, A. D. (2024). Educational Psychology. McGraw-Hill.
Schunk, D. H. & Greene, J. A. (Eds.) (2018). Handbook of Self-Regulation of Learning and Performance. Routledge.
Sweet, B. (2016). Growing musicians. Teaching music in middle school & beyond. Oxford University Press.
Woody, R. H. (2022). Psychology for musicians: understanding and acquiring the skills. Oxford University Press.
Woolfolk, A. & Usher, E. L. (2023). Educational psychology. Pearson.
Cline, T., et al. (Eds.) (2024). Educational psychology. Routledge.
Creech, A., et al. (Eds.) (2021). Routledge international handbook of music psychology in education and the community. Routledge.
McClellan, E. R. (2023). The psychology of teaching and learning music. Routledge.
McGrath, C., et al. (2017). Performance anxiety strategies. A musician?s guide to managing stage fright. Rowman & Littlefield.
Santrock, J. W. & Roehrig, A. D. (2024). Educational Psychology. McGraw-Hill.
Schunk, D. H. & Greene, J. A. (Eds.) (2018). Handbook of Self-Regulation of Learning and Performance. Routledge.
Sweet, B. (2016). Growing musicians. Teaching music in middle school & beyond. Oxford University Press.
Woody, R. H. (2022). Psychology for musicians: understanding and acquiring the skills. Oxford University Press.
Woolfolk, A. & Usher, E. L. (2023). Educational psychology. Pearson.