2024

Psicologia da Educação e Ensino de Música

Nome: Psicologia da Educação e Ensino de Música
Cód.: PSI14567M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecer e compreender a complexidade e a interdependência dos processos de desenvolvimento, de educação e de aprendizagem à luz das principais correntes psicológicas
Conhecer e analisar, de modo crítico, teorias, modelos e conceitos de Psicologia da Educação, designadamente conceitos como cognição, emoção, autoeficácia, motivação e ansiedade.
Aplicar às situações concretas de ensino da música/instrumento teorias, modelos e conceitos de Psicologia da Educação e Psicologia da Música.
Descrever e analisar de modo crítico fenómenos psicológicos subjacentes a processos educativos, nas suas dimensões pessoais, sociocognitivas, relacionais e contextuais
Aprofundar conhecimentos que possibilitem uma intervenção nas dinâmicas das relações educativas, cientificamente fundamentada
Desenvolver competências de autoconhecimento e gestão das emoções, que possibilitem o desenvolvimento pessoal e lidar com problemas ansiógenos, emocionais e cognitivos relacionados com a performance musica.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução
Psicologia, Psicologia da Educação e Psicologia da Música: relações e interconexões
Psicologia da Educação e formação de docentes.
2. Desenvolvimento Humano e Aprendizagem
Perspetivas teóricas sobre o desenvolvimento humano
Aprendizagem em contextos educativos: perspetivas comportamentais, cognitivas e construtivistas.
Processos de autorregulação da aprendizagem
3. Fatores Psicológicos e Relacionais implicados nos Processos Educativos
Dimensões pessoais, sociocognitivas, afetivas e relacionais
Dimensões motivacionais
4. Dinâmicas das Relações Educativas
Processo de ensino e relação educativa
Dimensões pessoais e sociocognitivas do/a professor/a
Representações e expectativas na relação educativa
Gestão do comportamento e de conflitos na relação educativa
5. Temas e problemas no Ensino da Música
A ansiedade da performance musical e recursos para lidar com problemas cognitivos e fisiológicos que dela derivam.
A emoção e a motivação na vida dos performers.

Métodos de Ensino

Metodologias de ensino:
Exposição dos conteúdos programáticos, com análise, discussão e reflexão de situações práticas da relação educativa e leitura crítica de textos selecionados com discussão em contexto de sala de aula. Sessões de treino para lidar com a ansiedade, problemas emocionais e fisiológicos derivados da performance musical.
Avaliação:
Avaliação contínua: trabalho individual de análise crítica de textos relacionados com Psicologia da Educação e o Ensino da Música (75%) + participação nas sessões de treino de gestão da ansiedade (25%).
Avaliação final: prova escrita de exame (50%) + trabalho individual nos mesmos moldes da avaliação contínua (50%).
É obrigatória a presença nas aulas (mínimo 75% de presenças).

Bibliografia

- Bandura, A. (1997). Self- Efficacy. The Exercise of Control. Worth Pub.
- Creech, A., Hodges, D. & Hallam, S. (Eds.) (2021). Routledge international handbook of music psychology in education and the community. Routledge
- Hallam, S. (2006). Music Psychology in Education. Institute of Education, University of London
- Kenny, D. T. (2011). The Psychology of Music Performance Anxiety. Oxford University Press.
- NASEM (2018). How People Learn II. Learners, Contexts, and Cultures. National Academies Press.
- Parncutt, R. & McPherson, G. (Eds) (2002). The Science and Psychology of Music Performance. Creative Strategies for Teaching and Learning. Oxford University Press
- Schunk, D. H. (2020). Learning Theories. An Educational Perspective (6th Ed). Pearson.
- Schunk, D. H. & Greene, J. A. (Eds.) (2018). Handbook of Self-Regulation of Learning and Performance (2nd Es). Routledge
- Veiga, F. H. (Ed) (2013). Psicologia da Educação. Teoria, Investigação e Aplicação. Climepsi