2025
Metodologias de Investigação em Educação
Nome: Metodologias de Investigação em Educação
Cód.: PED11169M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecer os supostos epistemológicos que diferenciam as grandes vias de abordagem à realidade educativa.
Desenvolver competências de investigação em educação, identificando as suas especificidades.
Aplicar conceitos fundamentais de investigação em educação, na análise e desenho da pesquisa.
Conhecer métodos e técnicas de recolha de dados de investigação em educação.
Conhecer técnicas de tratamento e análise de dados resultantes de investigação em educação.
Construir projetos de investigação metodologicamente fundamentados e adequados aos problemas em estudo.
Analisar e elaborar relatórios críticos de investigação.
Ser capaz de utilizar a dimensão de investigação, mobilizando saberes anteriormente referidos, associada a projetos de intervenção no âmbito da educação.
Desenvolver competências de investigação em educação, identificando as suas especificidades.
Aplicar conceitos fundamentais de investigação em educação, na análise e desenho da pesquisa.
Conhecer métodos e técnicas de recolha de dados de investigação em educação.
Conhecer técnicas de tratamento e análise de dados resultantes de investigação em educação.
Construir projetos de investigação metodologicamente fundamentados e adequados aos problemas em estudo.
Analisar e elaborar relatórios críticos de investigação.
Ser capaz de utilizar a dimensão de investigação, mobilizando saberes anteriormente referidos, associada a projetos de intervenção no âmbito da educação.
Conteúdos Programáticos
Fundamentos epistemológicos da investigação em educação.
A ética da investigação.
Estratégias de investigação e desenhos de investigação: a inter-relação entre paradigma(s), problema(s), objetivos e métodos de investigação.
Métodos, técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados.
O projeto de investigação e a ação educativa.
A investigação-ação como estratégia de consolidação da prática docente.
A escrita de relatórios científicos: o caso específico do relatório de Prática de Ensino Supervisionada.
A ética da investigação.
Estratégias de investigação e desenhos de investigação: a inter-relação entre paradigma(s), problema(s), objetivos e métodos de investigação.
Métodos, técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados.
O projeto de investigação e a ação educativa.
A investigação-ação como estratégia de consolidação da prática docente.
A escrita de relatórios científicos: o caso específico do relatório de Prática de Ensino Supervisionada.
Métodos de Ensino
De acordo com os objetivos da unidade curricular, serão desenvolvidas metodologias que privilegiem a participação dos estudantes nas aulas, através do debate, da crítica fundamentada e da intervenção reflexiva, bem como da experimentação de instrumentos de investigação, contribuindo, simultaneamente, para a consolidação dos seus saberes e para a respetiva mobilização. Ainda de acordo com os objetivos, serão desenvolvidos modelos de aula centradas nos estudantes e no seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Avaliação
A avaliação nesta uc tem em conta o regime de avaliação da Universidade de Évora, que inclui o regime de avaliação contínua e o regime de avaliação final. A avaliação está integrada no ensino e na aprendizagem, desempenhando uma função reguladora. Ocorre ao longo do semestre, de forma contínua, mediante a realização de tarefas de natureza diversa, individuais e em grupo.
Regime de avaliação contínua:
A classificação final será obtida a partir da realização de dois trabalhos individuais: um que consistirá na análise crítica de um artigo de investigação (TI 1) e outro que consistirá na realização de um projeto de investigação na área específica do seu curso (TI 2). Os trabalhos solicitados aos estudantes são adequados às áreas relativas à especificidade de cada curso.
CF= 50% TI 1 + 50% TI 2
Regime de avaliação final:
Os estudantes que optarem por este regime realizam uma prova escrita (PE) e uma apresentação oral (AO), em trabalho semelhante ao desenvolvido no regime de avaliação contínua:
A classificação final da UC será obtida do seguinte modo:
CF = 80% PE + 20% (AO)
Regime de avaliação contínua:
A classificação final será obtida a partir da realização de dois trabalhos individuais: um que consistirá na análise crítica de um artigo de investigação (TI 1) e outro que consistirá na realização de um projeto de investigação na área específica do seu curso (TI 2). Os trabalhos solicitados aos estudantes são adequados às áreas relativas à especificidade de cada curso.
CF= 50% TI 1 + 50% TI 2
Regime de avaliação final:
Os estudantes que optarem por este regime realizam uma prova escrita (PE) e uma apresentação oral (AO), em trabalho semelhante ao desenvolvido no regime de avaliação contínua:
A classificação final da UC será obtida do seguinte modo:
CF = 80% PE + 20% (AO)
Bibliografia
Arthur, J. (Ed.) (2012). Research methods and methodologies in education. Sage.
Bergman, M. M. (Ed.) (2008). Advances in mixed methods research: theories and applications. Sage.
Denzin, N. & Lincoln, Y. (Eds.) (2011). Handbook of qualitative research. Sage.
Creswell, J.W. & Poth, C.N. (2018). Qualitative inquiry and research design. (4th ed). Sage.
Efron, S. E. & Ravid, R. (2013). Action Research in Education. A Practical Guide. Guilford.
King, N. & Horrocks, C. (2010). Interviews in qualitative research. SAGE.
Leavy, P. (2017). Research design. Guilford.
Moreira, J. M. (2009). Questionários: teoria e prática. Almedina.
Neuman, W. L. (2011). Social research methods: qualitative and quantitative approaches. Pearson Education.
Silverman, D. (2010). Doing qualitative research: A practical handbook. (4th ed.) Sage.
Simons, H. (2009). Case study research in practice. SAGE.
Yin, R. (2016). Qualitative research from start to finish. (2nd ed). Guilford.
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