2024

Filosofia da Natureza, do Ambiente e da Paisagem

Nome: Filosofia da Natureza, do Ambiente e da Paisagem
Cód.: FIL14590M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Filosofia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A unidade faculta os elementos históricos e sociais, filosóficos e científicos que permitam compreender, na tradição ocidental e em outras áreas culturais, as implicações entre as noções de natureza, ambiente e paisagem e as suas repercussões nas representações e nas concretas práticas humanas.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Concebida de modo a articular as noções, resultados e perspectivas recolhidos de diversas disciplinas científicas com a reflexão filosófica, esta unidade procura conduzir os estudantes a:
- um discernimento crítico e amplo dos diferentes significados e acepções de natureza, de ambiente e de paisagem, seja no uso e entendimento comuns, seja nos conceitos científicos, artísticos e filosóficos,
- desenvolver das capacidades hermenêuticas, críticas e dialógicas dos estudantes sobre os assuntos expostos.
Faculta os elementos históricos e sociais, filosóficos e científicos que permitam compreender, na tradição ocidental e em outras áreas culturais, as implicações entre aquelas noções e as suas repercussões nas representações e nas concretas práticas humanas.

Conteúdos Programáticos

1. Amplitude, ambivalência e complexidade das noções de natureza, de ambiente e de paisagem. A questão do natural e do cultural, do espontâneo e do artificial.
2. A noção de natureza suposta na noção de ambiente e a separação da noção físico-mecanicista. As noções de physis e de natura e o entendimento moderno de natureza. As noções de evolução e de ecologia. A formulação de uma “ciência do meio”.
3. A constituição da noção de ambiente. Os factores bióticos e abióticos, os aspectos ecológicos e etológicos. A transformação cultural da natureza.
4. A função mediadora da paisagem. A interdisciplinaridade do estudo da paisagem. As concepções originárias de paisagem, na China e na Europa; a experiência estética e a formalização geográfica da noção de paisagem.
5. A diversidade antropológica de implicações de natureza, de ambiente e de paisagem. A crise ecológica, o "desaparecimento" contemporâneo da noção de "Natureza" e o alargamento multifuncional da noção de paisagem.

Métodos de Ensino

Exposições pelos docentes; comentários e debates temáticos; apresentações de trabalhos pelos discentes. Recensões bibliográficas; provas escritas e orais de aferição de conhecimentos; trabalhos de pesquisa individuais e de grupo.


Avaliação contínua: assistência: 20%; participação e debate: 20%; ensaio final e discussão: 60%.
Exame: 100%

Bibliografia

ALBERTSON, D. KING, C. (eds.) (2009). Without Nature?: A New Condition for Theology. Fordham UP.
BUTTIMER , A., WALLIN, L. (eds) (1999). Nature and Identity in Cross-Cultural Perspective. Kluwer Academic Publishers.
BERQUE, A. (2013). Thinking Through Landscape. London; Routledge.
CALLICOTT, J. B. - AMES, R., (eds.) (1989). Nature in Asian Traditions of Thought- Essays in Environmental Philosophy. New York: SUNY.
CALLICOT, J.B. (1989). In Defense of the Land Ethic: Essays in Environmental Philosophy. Albany: SUNY.
DESCOLA, P.(2005). Par-delà nature et culture. Paris: Gallimard.
HADOT, P.(2004). Le voile d’Isis. Essai sur l’idée de Nature. Paris: Gallimard.
HAUGHT, J.F. (2006). Is Nature Enough? Meaning and Truth in the Age of Science. Cambridge: CUP..
JAMIESON, D. (ed.) (2003). A Companion to Environmental Philosophy. Oxford: Blackwell, 2003.
SELIN, E.(ed.) (2003). Nature Across Cultures. Vies of Nature and Environment in Non-Western Cultures. Dordrecht, London, New York: Kluwe

Equipa Docente