2024
Questões Éticas Contemporâneas
Nome: Questões Éticas Contemporâneas
Cód.: FIL14578M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Filosofia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Apresenta-se a especificidade da ética e das suas noções fundamentais para dar a conhecer algumas das posições éticas contemporâneas, problematizar questões actuais, como a corrupção, e valorizar o significado ético de pessoa enquanto sujeito do agir.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Delimitar a especificidade epistemológica da Ética.
2. Empregar, com adequação, as categorias da Ética, distinguindo, por exemplo, os conceitos de Ética, Moral, valores éticos, fundamentos e princípios éticos, juízos morais, dever, legitimidade ética, pessoa, responsabilidade, dignidade humana.
3. Conhecer algumas das propostas éticas actuais.
4. Debater o fenómeno da corrupção enquanto problemática ética da contemporaneidade.
5. Compreender o significado ético de pessoa enquanto sujeito do agir.
2. Empregar, com adequação, as categorias da Ética, distinguindo, por exemplo, os conceitos de Ética, Moral, valores éticos, fundamentos e princípios éticos, juízos morais, dever, legitimidade ética, pessoa, responsabilidade, dignidade humana.
3. Conhecer algumas das propostas éticas actuais.
4. Debater o fenómeno da corrupção enquanto problemática ética da contemporaneidade.
5. Compreender o significado ético de pessoa enquanto sujeito do agir.
Conteúdos Programáticos
I. Introdução: esclarecimento de conceitos básicos
II. O debate universalismo versus relativismo
III. A relevância actual das éticas aplicadas
IV. Fronteiras e relações entre o ético e o jurídico
V. Conclusão: vigência ética e complexidade da categoria de pessoa
II. O debate universalismo versus relativismo
III. A relevância actual das éticas aplicadas
IV. Fronteiras e relações entre o ético e o jurídico
V. Conclusão: vigência ética e complexidade da categoria de pessoa
Métodos de Ensino
Na unidade curricular serão usados os seguintes métodos principais:
a) Exposição (na introdução de temas e problemas);
b) Hermenêutica de textos;
c) Debate (discussão e argumentação);
d) Avaliação: contínua, através de duas provas escritas (um teste - 40% - e um trabalho individual - 40%) e participação nas aulas (20%); ou exame final: através de uma prova escrita (100%), ou prova escrita e prova oral para alunos com nota entre 8 e 10 na prova escrita.
a) Exposição (na introdução de temas e problemas);
b) Hermenêutica de textos;
c) Debate (discussão e argumentação);
d) Avaliação: contínua, através de duas provas escritas (um teste - 40% - e um trabalho individual - 40%) e participação nas aulas (20%); ou exame final: através de uma prova escrita (100%), ou prova escrita e prova oral para alunos com nota entre 8 e 10 na prova escrita.
Bibliografia
ARAÚJO, L. (2005). Ética - Uma Introdução. Lisboa: Imprensa Nacional / Casa da Moeda.
CONILL, J.S. (2006). Ética hermenéutica. Madrid: Tecnos.
CORTINA, A.(1993). Ética aplicada y democracia radical. Madrid: Tecnos.
KANT E.(1988). Lecciones de Ética. Introd. y notas de Roberto Rodríguez Aramayo, Barcelona: Editorial Crítica.
LIPOVETSKY, G. (1994). O Crepúsculo do Dever. A Ética Indolor dos Novos Tempos Democráticos. Trad. de Fátima Gaspar e Carlos Gaspar. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
MOUNIER, E. (1995).Le personnalisme. 16ª ed., Paris: Presses Universitaires de France.
NEVES, M. C.(2016). O Admirável Horizonte da Bioética. Lisboa: Glaciar.
NEVES, M. C. (coord.)(2017). Ética: dos Fundamentos às Práticas. Lisboa: Edições 70.
CONILL, J.S. (2006). Ética hermenéutica. Madrid: Tecnos.
CORTINA, A.(1993). Ética aplicada y democracia radical. Madrid: Tecnos.
KANT E.(1988). Lecciones de Ética. Introd. y notas de Roberto Rodríguez Aramayo, Barcelona: Editorial Crítica.
LIPOVETSKY, G. (1994). O Crepúsculo do Dever. A Ética Indolor dos Novos Tempos Democráticos. Trad. de Fátima Gaspar e Carlos Gaspar. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
MOUNIER, E. (1995).Le personnalisme. 16ª ed., Paris: Presses Universitaires de France.
NEVES, M. C.(2016). O Admirável Horizonte da Bioética. Lisboa: Glaciar.
NEVES, M. C. (coord.)(2017). Ética: dos Fundamentos às Práticas. Lisboa: Edições 70.
Equipa Docente
- Margarida Isaura Lourenço da Silva Almeida Amoedo [responsável]