2025

Transformação Digital e Transferência de Conhecimento em Turismo

Nome: Transformação Digital e Transferência de Conhecimento em Turismo
Cód.: SOC15060D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Informática, Turismo

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O1 - Compreender conceitos emergentes e fundamentais associados à transformação digital do sector turístico (TDST) e identificar objetivos, vantagens, tendências e desafios a ela associados à dinâmica deste sistema.
O2 - Analisar os principais modelos, processos e estratégias de negócio associados à TDST e saber identificar/selecionar as ferramentas tecnológicas mais adequadas a adotar.
O3 - Reconhecer a importância e os desafios associados ao planeamento, produção e partilha de conhecimento científico aplicado e baseado em ferramentas digitais competitivas, num contexto de investigação cada vez mais inter e transdisciplinar, em parceria com organizações do sector turístico e instituições de I&D.
O4 - Reconhecer as características fundamentais, constrangimentos e desafios associados à implementação de projetos e iniciativas inovadoras e de referência na aplicação de soluções digitais avançadas no sector turístico, nomeadamente as que recorrem a metodologias de inteligência artificial.

Conteúdos Programáticos

M1 - Transformação Digital no dector Turístico (TDST)
1.1. Enquadramento teórico, tendências e desafios da TDST
1.2. Tecnologias para a TDST
1.3. Metodologias para a TDST
M2 – Tecnologias Digitais na Transferência de conhecimento em Turismo
2.1. Do planeamento, à produção e transferência de dados
2.2. Ferramentas digitais de apoio à gestão do conhecimento
2.3. Transferência do conhecimento para contextos profissionais e da sociedade civil
M3 - Projetos Baseados em Tecnologias Digitais Avançadas - Inteligência Artificial
3.1. Iniciativas ao nível do destino turístico - smart tourism
3.2. Iniciativas ao nível das organizações turísticas – business intelligence
3.3. Tendências de investigação

Métodos de Ensino

Os conteúdos serão transmitidos combinando o método expositivo (para transmissão de conhecimentos estruturantes) e ativo (para fomentar a reflexão e o debate sobre situações reais, para os alunos desenvolverem a sua capacidade de assimilar conteúdos de forma dinâmica, autónoma e participativa). Durante as sessões, os alunos irão interagir com algumas das ferramentas tecnológicas abordadas. O ponto de partida para o trabalho prático a desenvolver é a investigação de uma situação desafiante e real, sendo a sua resolução alvo de discussão coletiva e apreciação crítica posterior, participada por estudantes e professores, para sistematização e institucionalização das aprendizagens na turma. O inquiry-based learning, project-based learning, problem-based learning são exemplos de estratégias a adotar. A componente letiva da uc corresponde um total de 30 horas teórico-práticas de ensino, sendo 24 horas de contacto presencial e 6 horas de contacto à distância.

Avaliação

A avaliação decorrerá de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Évora em vigor. Na avaliação continua considerará: (i) participação do aluno nas dinâmicas pedagógicas ao longo do semestre (30%); (ii) produção de trabalho individual com enfoque em um dos temas programáticos (70%). Na época de exame (normal e de recurso) considerará: (i) 50% prova escrita; (ii) (50%) trabalho com enfoque num dos temas programáticos.

Bibliografia

ADB & WTO (2021). Big Data for Better Tourism Policy, Management, and Sustainable Recovery from COVID-19. WTO.
Ali, A. & Frew, A. (2017). Information and Communication Technologies for Sustainable Tourism. Routledge
Benckendorff, P. et al (2019). Tourism Information Technology. CABI
Kontogianni, A. et al (2024). Smart Tourism-Impact of Artificial Intelligence and Blockchain. Springer.
Lamarre, E. et al (2023). Rewired: The McKinsey Guide to Outcompeting in the Age of Digital and AI. Wiley.
Lenox, M. (2023). Strategy in Digital Age: Mastering Digital Transformation. Stanford.
Mei, X.Y. (2023). Tourism and the Experience Economy in the Digital Era: Behaviours and Platforms. Routledge.
Pasquinelli, C. & Trunfio, M. (2023). Sustainability-oriented Innovation in Smart Tourism: Challenges & Pitfalls of Technology Deployment for Sustainable Destinations. Springer.
WTO & KTO (2021). Big Data in Cultural Tourism–Building Sustainability. WTO.
Xiang, Z. et al (2022). Handbook eTourism. Springer.